Conheça os jurados do primeiro EDIDA BR

Experts das áreas de design, arte, arquitetura, negócios e sustentabilidade vão analisar as peças selecionadas pela redação para a primeira edição brasileira do prêmio ELLE DECO INTERNATIONAL DESIGN AWARDS.


Sem Titulo 1



Como anunciamos na semana passada, a ELLE Decoration Brasil lança este mês, pela primeira vez, a versão nacional do ELLE DECO INTERNATIONAL DESIGN AWARDS, também conhecido como EDIDA, um prêmio protagonizado pelos melhores criativos do mundo do design, selecionados pela rede internacional da ELLE Decoration, estabelecida hoje em 25 países. O processo de seleção dos finalistas do primeiro EDIDA BR já começou e, em breve, vamos anunciar as peças e nomes escolhidos nas nossas plataformas digitais. A partir desse momento, nossos leitores poderão começar a votação online. Em paralelo, vamos começar a montagem de uma exposição com as peças e trabalhar com um poderoso time de experts em diferentes áreas ligadas ao design, que irá se reunir para definir o vencedor de cada categoria. Saiba, aqui, quem são os jurados.

 

Linda Bergmark 1

Linda Bergmark,
diretora de criação da ELLE Decoration Internacional

Diretora Criativa da ELLE Decoration International, Linda Bergmark nasceu na Suécia e foi para Paris depois de se formar na prestigiosa escola de Direção de Arte e Design Penninghen (ESAG). Desde então, ela trabalha como designer, diretora de arte e diretora criativa em agências de publicidade e revistas, em Paris e Nova York, focadas no mercado de luxo. Depois de trabalhar como diretora de arte na ELLE Decoration France, Linda assumiu, em 2014, a direção criativa da ELLE Decoration International – a rede líder de revistas de design de interiores, com 25 edições em todo o mundo.
Instagram: @linda_bergmark

 

Gabriela Matos

Gabriela Matos,
arquiteta, ativista e curadora de arquitetura

Premiada como Arquiteta do Ano 2020 pelo IAB-RJ, a arquiteta e urbanista Gabriela de Matos é conhecida por criar projetos multidisciplinares com o objetivo de promover e destacar a cultura arquitetônica e urbanística brasileira a partir das lentes de raça e gênero. Especializou-se em Sustentabilidade e Gestão do Ambiente Construído, na UFMG, e é mestranda do Núcleo de Estudos das Diversidades, Intolerâncias e Conflitos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Fundadora do projeto Arquitetas Negras, Gabriela leciona na graduação de arquitetura e urbanismo da Escola da Cidade e é vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil de São Paulo, sendo a primeira mulher negra a ocupar este cargo. Ela assina ainda a curadoria do pavilhão do Brasil na Bienal de Arquitetura de Veneza 2023, ao lado de Paulo Tavares e é co-apresentadora do programa Desapegue se for capaz, no canal GNT. Desde 2014, comanda o próprio estúdio de arquitetura e urbanismo, onde desenvolve projetos protagonizados por uma importante pesquisa de materiais, técnicas, formas e cores presentes nas arquiteturas africanas e afrobrasileiras.
Instagram: @gabdematos

 

ADELIA BORGES copiar

Adélia Borges,
crítica e curadora de design

Adélia Borges é jornalista, pesquisadora, historiadora e crítica de design. É autora ou co-autora de 41 livros, entre eles, Design + Artesanato: O Caminho Brasileiro (2011), e Designer não é Personal Trainer (2002). Entre 2003 e 2007, foi diretora do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo. De 1998 a 2014, foi professora de história do design na Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP). Nas últimas duas décadas, fez a organização e/ou curadoria de 68 exposições no Brasil e também na Alemanha, Cabo Verde, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão e Portugal. Em 2021, recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), por sua contribuição à pesquisa e à difusão do design brasileiro.
Instagram: @borges_adelia

 

Bruno Simoes

Bruno Simões,
arquiteto, fotógrafo e curador de design

Nos últimos 16 anos, Bruno Simões investiu numa atuação plural como arquiteto, designer, curador, educador e empresário. Trabalhou em empresas como Triptyque Architecture, foi curador da galeria dinamarquesa Adorno e da brasileira Nicoli, primeira nesse formato no país, e fundou a residência artística Redesign. Em 2013, fundou o próprio escritório, especializado em criação e curadoria, e tornou-se sócio-fundador e curador da Feira MADE (Mercado. Arte. Design). Bruno também é o curador oficial do Brasil para a ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos). Criou e dirigiu o programa de Design e Interiores para a EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas e Tecnologia) e é do conselho administrativo da UPC (Universidad Peruana de Ciencias Aplicasas), em Lima; e do Instituto Bardi/Casa de Vidro, órgão de preservação do legado deixado por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, no qual também ocupa a presidência da Sociedade de Amigos do Instituto Bardi.
Instagram: @brunosimoes.atelie

 

Lauro Andrade

Lauro Andrade,
fundador do DW! Semana de Design de São Paulo

Empresário, graduado em administração, com mestrado em gestão e aperfeiçoamento nos Estados Unidos e Alemanha, Lauro Andrade atuou como executivo de empresas privadas e organizações públicas. Nos segmentos de design, arquitetura, construção e decoração, foi diretor da Expo Revestir, Fórum Internacional de Arquitetura e Construção e ANFACER (2003 a 2017). É idealizador da DW! Semana de Design de São Paulo, que realiza desde 2012, e da High Design Home & Office Expo, desde 2016. Organizou e participou da organização de mais de 40 eventos na Europa, Américas e África.
Instagram@lauroandradefilho @designweekendsp

 

Ana Sarkovas

Ana Sarkovas,
empresária e conselheira do Sistema B Brasil

Co-fundadora da Ecoa Capital e Conselheira do Sistema B Brasil e da NUDE, empresa de bebidas vegetais, Ana Sarkovas tem experiência nas áreas de sustentabilidade, mensuração e modelos de negócio de impacto, ESG, marketing, comunicação e investimentos. Atuou nas áreas financeira (Banco Real /Santander), florestal (AMATA) e no terceiro setor (Ashoka e Sistema B). O Sistema B é uma ONG que nasceu há 17 anos nos Estados Unidos, com o intuito de promover e certificar modelos de negócios com impactos sociais e ambientais positivos. Para fazer parte do movimento, as empresas precisam atingir uma pontuação mínima em 160 indicadores de 5 áreas: meio ambiente, relação com o trabalhador, relação com a comunidade, modelo de negócio de impacto e governança. Depois disso, elas passam por uma série de rigorosos processos até entrar para a lista das mais de 6 mil empresas B certificadas no mundo. Atualmente, o Brasil abriga 285 empresas B.
Instagram: @anasarkovas @sistemabbrasil

 

Germano Dusha copiar

Germano Dushá,
curador de arte

Pós-graduado em Arte: Crítica e Curadoria pela PUC-SP, Germano Dushá trabalha principalmente com projetos de arte independentes e experimentações curatoriais. É co-fundador do Coletor (plataforma itinerante e independente voltada para o encontro e desenvolvimento de práticas artísticas contemporâneas), do Observatório (espaço autônomo de exposição e discussão de arte contemporânea no Centro de São Paulo), do BANAL BANAL (plataforma digital de exposições de arte contemporânea) e do projeto um trabalho um texto (programa expositivo de arte e produção textual contemporânea). Também já idealizou exposições em galerias como Jaqueline Martins, Mendes Wood DM e Almeida e Dale, em São Paulo; Periscópio, em Belo Horizonte; e Athena Contemporânea e Átomos, no Rio de Janeiro, além de colaborar para o programa do Instituto Inclusartiz – espaço dedicado à promoção de jovens artistas e às relações entre arte e educação. Este ano, assinou a curadoria da mostra Calor Universal, na conceituada galeria estadunidense Pace Gallery. Apaixonado pela literatura de Nikolai Vasilievich Gogol, Germano adotou o sobrenome “Dushá”, que significaria “alma” de acordo com o autor russo.
Instagram: @germanodusha

 

Carolina Burg Terpins

Carolina Burg Terpins,
CEO da JFL Living

Ousadia e poder de decisão sempre foram características marcantes na personalidade de Carolina Burg Terpins – uma das poucas mulheres a ocupar cargos no alto escalão do ramo financeiro no Brasil. Carol atuou em diversos bancos e multinacionais, como Alcoa e Citibank, além de participar do IPO das empresas Rossi Residencial e Brookfield, onde foi vice-presidente de planejamento estratégico e relações com investidores. Em 2011, ingressou como sócia no Banco Brasil Plural e conheceu o empresário Jorge Felipe Lemann. Juntos, perceberam uma mudança comportamental no mercado imobiliário e uma demanda por uma nova maneira de morar. Diante desse cenário, em 2015, fundaram a gestora de ativos imobiliários JFL Realty, da qual faz parte a JFL Living, empresa pioneira em moradia long stay de alto padrão no Brasil. Muito comum nos Estados Unidos, este conceito prioriza o conforto, a praticidade e flexibilidade aos locatários, com apartamentos mobiliados em bairros privilegiados de São Paulo.
Instagram: @jflliving

 

Uu0STQ1j Edson Busin

Edson Busin,
diretor de marketing da Dell Anno

Formado em Direito pela UCS, com especialização em Marketing pela FGV, Gestão de Pessoas pela UCS e Design Estratégico pelo Politécnico de Milão, Edson Busin é o nome à frente das áreas criativas de marketing, desenvolvimento de produto, arquitetura e relacionamento da Unicasa Móveis. O grupo, criado em 1985 na Serra Gaúcha, tem a Dell Anno como marca premium. Envolvido no mundo do design de mobiliário há mais de 25 anos, tendo como principal função a construção do posicionamento estratégico das marcas. Defensor do diálogo entre os universos de arquitetura, moda e arte, Busin é hoje o embaixador da marca Dell Anno no Brasil e no exterior, buscando estratégias sintonizadas com esse posicionamento e amparadas pela leitura constante da evolução nos hábitos do morar.
Instagram: @edson_busin @dellannooficial

d9jpooMe REGUA PATROCINADORES FINAL copiar

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes