O que você precisa saber sobre a design week de Milão
Com mais de 2.100 expositores, o Salão do Móvel, na design week de Milão, contará com instalação do cineasta italiano Paolo Sorrentino.

A 63ª edição do Salão do Móvel de Milão abre as portas nesta terça (8.04) e segue até o dia 13, com mais de 2.100 expositores de 150 países. A principal feira de design do mundo, evento âncora da design week de Milão, ocorre no centro de convenções Fiera Milano, em Rho, e contará com a Euroluce, exposição bienal que reúne 306 marcas do setor de iluminação.
LEIA TAMBÉM: Tem novidade de decoração da Louis Vuitton e a gente te conta aqui qual é
Entre os destaques deste ano, há a instalação La dolce attesa, a doce espera, criada pelo cineasta e roteirista italiano Paolo Sorrentino, diretor do filme A Grande Beleza, vencedor do Oscar de 2014 na categoria de melhor filme estrangeiro. A estrutura presta homenagem ao sentimento de espera. Em Villa Héritage, o designer de interiores francês Pierre-Yves Rochon exibe obras de arte, tapeçarias e peças únicas em torno de um jardim de inverno inspirado em estufas italianas.
LEIA TAMBÉM: O ELLE Deco Brasil Design Awards está de volta e com nova categoria
A programação também conta com a tradicional Salone Satellite, que apresenta obras de 700 jovens designers guiadas pela temática Nuovo artigianato: um mondo nuovo (ou Novo artesanato: um novo mundo, em tradução livre).
Library of Light, do artista britânico Es Devlin, no pátio central da Pinacoteca di Brera Foto: Monica Spezia / Divulgação
Parte da programação do Salão do Móvel, mas fora do centro de convenções, há a instalação Library of Light, do artista britânico Es Devlin, no pátio central da Pinacoteca di Brera. A estrutura circular iluminada tem estantes com mais de 2.000 livros. Outra é a instalação Mother, do cenógrafo estadunidense Robert Wilson, no Museo Pietà Rondanini, que dialoga com a escultura La Pietá, de Michelangelo.
LEIA TAMBÉM: 11 exposições em São Paulo para visitar em abril
Fuorisalone
Alguns dos eventos mais aguardados da temporada integram a programação do Fuorisalone, que distribui instalações e exposições em diferentes localidades. Neste ano, o tema proposto é Mundos conectados.
Instalação da Ranieri Lava Stone, na Alcova. Foto: Piergiorgio Sorgetti
Entre os destaques, há a 9ª edição da badalada Alcova, que acontece entre 7 e 13 de abril. A exposição, neste ano, retorna à região de Varedo com quatro locações: nas residências históricas Villa Borsani e Villa Bagatti Valsecchi, e na fábrica SNIA e Estufas Pasino.
Os espaços recebem obras de artistas e designers em diálogo com ambientes, muitas vezes, abandonados, tomados pela natureza. Entre os participantes, há peças do designer gaúcho Leo Lague, em colaboração com a Maqstone, na Villa Bagatti Valsecchi, com estruturas em formas de pirâmides, monólitos e colunas de pedra-sabão.
Exposição de designers brasileiros em Milão
Outro destaque na participação brasileira no Fuorisalone é a mostra Chuva do Caju, na Universidade de Milão, realizada pela ApexBrasil, que vai até o dia 17 de abril. Com 90 peças e curadoria de Bruno Simões, a exposição conta com obras de designers e marcas como Érico Gondim, Roberta Rampazzo, Guá Arquitetura, Salva, Estúdio Heloisa Galvão, By Kamy e Leandro Garcia.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes