EDIDA celebra novos nomes e talentos consagrados do design

Às vésperas do anúncio dos vencedores do EDIDA 2023, relembre quais foram os premiados no ELLE DECO International Design Awards de 2022


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Os prêmios ELLE DECO International Design Awards (EDIDA) têm sido o evento de design internacional mais falado desde o seu lançamento em 2003. Reunindo as principais marcas e designers da indústria mundial, o EDIDA celebra a excelência, a criatividade e o que há de mais  inovador na área. No dia 20 deste mês, a equipe da ELLE DECO Internacional anunciará os vencedores da vigésima edição do EDIDA, durante o Salone del Mobile Milano 2023. Para entrar no clima dessa festa, relembre quais foram os eleitaos do ano passado.

A lista de escolhidos contou com peças onde as cores aparecem com ousadia e, ao mesmo tempo, harmonia, formas pouco comuns, efeitos ópticos instigantes e conceitos conectados com as necessidades do mundo contemporâneo. Confira, abaixo, os premiados do ELLE DECO International Design Awards de 2022! E comece a fazer suas apostas para a versão brasileira, cujos finalistas serão anunciados em breve.

Designer do ano:  Khaled El Mays, de Beirute, Líbano 

Operando dentro da linha tênue entre arte e design, Khaled El Mays cria produtos artesanais onde o feito à mão ganha um toque totalmente contemporâneo. Envolvido pelas tradições do Vale do Beca, no Líbano, El Mays procura reviver e atualizar as habilidades locais respeitando o tempo dos processos de execução das peças, que podem nascer de metais preciosos e fios até peles recicladas. Em Nápoles, por exemplo, conheceu especialistas das indústrias do couro e da siderurgia, com quem desenvolveu uma coleção. Seu método de trabalho parte, portanto, de vínculos entre diferentes culturas e o dicionário universal do design de interiores, revisitando símbolos, códigos e linguagens locais que ressoam em “paisagens fantásticas”, como ele próprio define. O resultado aparece no mobiliário poético e instigante.  @khaledelmays

Novo talento: Marcin Rusak, de Varsóvia, Polônia

Imerso no mundo contemporâneo, olhando para o futuro, mas com um pé no passado, Marcin Rusak tem a ambição romântica de impregnar os objetos com o espírito do nosso tempo. Aos 35 anos, o designer polonês dedica-se a uma experimentação contemporânea que combina o protagonismo das formas e matérias orgânicas com a cristalização do tempo. A matéria-prima dos móveis e instalações? Materiais biológicos, como flores, goma-laca, cera de abelha e resina, às vezes, até farinha, açúcar ou areia! Num diálogo entre sabedorias ancestrais ligadas à produção de artesanato e ferramentas tecnológicas, ele incorpora fragmentos da natureza – pétalas, folhas e raízes – na resina transparente de seus objetos, não apenas para fins decorativos, mas também para manter suas qualidades orgânicas e beleza. A ideia, como declara no seu manifesto, é promover uma experiência em que se celebra a impermanência, a mudança e o acaso”. @marcinrusak

Designer de interiores do ano: Laura Gonzalez, França 

Chic mix and match”: é assim que essa multifacetada arquiteta e designer de interiores francesa define o seu estilo, construindo espaços combinando materiais, motivos e períodos históricos. Com ascendência espanhola, Laura Gonzalez ganhou espaço no mercado pela atenção peculiar e minuciosa aos detalhes – sempre utilizando cor, luz e fontes de inspiração como grandes aliados para criar um estilo único. Não tem medo de desafios e já projetou desde boutiques para marcas de alta joalheria até restaurantes da moda. Gonzalez transforma espaços em viveiros criativos com a ajuda de vários especialistas, incluindo carpinteiros, oleiros e marmoristas. Não à toa, sua própria coleção de objetos e móveis é caracterizada por materiais e mão-de-obra cuidadosamente escolhidos. @lauragonzalezofficiel

 

Tom Dixon para VitrA copiarLouças e metais: Liquid – Tom Dixon para VitrA, Turquia

É possível ser pop e, ao mesmo tempo, minimalista? Grande lorde do design inglês, Tom Dixon prova que sim ao apresentar essa linha de banheiro em colaboração com a marca turca VitrA. O material de base é a cerâmica branca. As formas são fluidas e arredondadas, com perfis generosos – no melhor do estilo bold. As 40 peças da coleção são compostas por louças sanitárias, duchas e acessórios, incluindo uma banqueta escultural de causar impacto na sala de estar. As torneiras, disponíveis em dez modelos, têm acabamento em preto brilhante ou cromado, enquanto os armários metálicos vêm com portas em vidro canelado ou chapa perfurada. Para completar o ambiente, Dixon criou azulejos em quatro padrões em relevo e cinco cores neutras, que podem ser combinadas conforme desejado.

 

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Cama: Volare Due – Roberto Lazzeroni para Poltrona Frau, Itália 

Na versão Volare Due, a cama deixa de ser vista como um item mais necessário que desejável e rouba a cena. Sólida e poderosa, essa peça incorpora o rigor característico do designer e materiais refinados: couro, madeira, couro e tecido se combinam para criar um estilo discreto e atemporal. A atenção para os detalhes e acabamentos jogam com o equilíbrio entre emoções e design e contam uma história de artesanato e memória com esmero. Perfeito para se integrar nos espaços mais clássicos ou contemporâneos, mantendo a tradição da Poltrona Frau. @poltronafrauofficial\

 

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Têxteis: La Toile du Peintre – Heather Chontos para Pierre Frey, França 

Do canvas para o seu sofá! Natureza, cores e pinceladas se fundem em formas abstratas em tecidos, papéis de parede e tapetes, como se fossem telas de um artista. A renomada empresa têxtil amplia a coleção Joie de Vivre e renova o convite para uma viagem à Provença, seguindo os passos de artistas de vanguarda que, ao longo do século passado, interpretaram a paisagem de formas diversas, mas sempre com uma verve singular.  Os padrões imitam as pinceladas em relevo e os tons de uma pintura graças ao savoir-faire da marca e a novos métodos de tecelagem.

 

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Revestimento de parede: Altronde –  Icinori para Dedar, Itália 

Raphael Urwiller e Mayumi Otero, duo que forma a Icinori, são conhecidos por criar mundos imaginários onde se perder é a principal característica. Altronde, uma coleção de revestimentos de parede inspirada em tapeçarias, não é exceção. O desenho para a Dedar tem dupla função poética: decorar e contar uma história. O desenho, que remete a uma paisagem tanto urbana quanto bucólica, é pintado sobre um tecido de linho puro, de acordo com uma antiga técnica de pintura artesanal que remonta à dinastia chinesa Song. @dedarmilano

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Revestimento: DIN – Konstantin Grcic para Mutina, Itália 

DIN significa Deutsches Institut für Normierung (o Instituto Alemão de Normalização) e, na Alemanha, uma folha de papel A4 é chamada de DIN A4”, explica o designer alemão. Esse projeto de revestimento de pisos e paredes é baseado na lógica modular de azulejos em quatro tamanhos e é um “mosaico moderno” graças ao seu potencial compositivo. Graças também a elementos especiais, é possível criar composições tridimensionais que se transformam em móveis ou acabamentos estruturais. A paleta cromática composta por oito cores foscas e brilhantes é igualmente inspiradora. @mutinaceramics

 

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Móvel: Allure O’ – Monica Armani para B&B Italia, Itália 

Os cantos arredondados e as geometrias elípticas prestam uma homenagem aos óculos celebrizados por Jackie O.  Essa é a marca de uma coleção de mesas caracterizadas pelo grande volume da base central e pelas formas bem pensadas para o tampo, que se adequam a diferentes ocasiões de convívio. Quadrados ou retangulares, os tampos estão disponíveis em diferentes tamanhos, para acomodar de quatro a oito comensais, e em diferentes acabamentos: laca brilhante ou fosca, mármore Carrara branco ou preto ou vidro preto brilhante. Destaque para o equilíbrio entre linhas retas e curvas e o diálogo entre os volumes, que geram uma harmonia estrutural e visual inabalável. @bebitalia

 

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Cozinha: Very Simple Teklan Edition – Tekla Evelina Severin para Very Simple Kitchen

Simples e essencial, funcional e eclético. No inconfundível estilo industrial, que caracteriza a cozinha modular autoportante da marca, essa nova versão ganha materiais nobres e um efeito óptico (referência à arquitetura medieval italiana) no tampo. O resultado é obtido pela combinação do mármore Carrara (branco) com mármore Marquinia (preto) ou pelo diálogo entre um mármore rosa de Portugal e mármore Levanto (vermelho). Especialista em combinar cores, Severin inova também na paleta da estrutura de aço diluindo o efeito preto e branco com o acabamento mostarda. A versão de cores mais quentes ganha tampo e armários com os tons terracota. Atenção à sustentabilidade: a cozinha é composta por uma seleção de resíduos de mármores italianos. @verysimplekitchen

 

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Iluminação: Shades –  George Sowden para SowdenLight, Inglaterra

Nova coleção, nova marca. A pesquisa sobre o inesperado potencial técnico do silicone levou a equipe do designer inglês a criar uma série de componentes básicos intercambiáveis ​​e a determinar a forma (18 bases para escolher) e a cor (20 tonalidades disponíveis) de uma série de luminárias. O material reciclável, resistente e lavável difunde a luz de forma natural, e os clientes podem escolher por dimensão (pequena, média ou grande) e tipologia (mesa, piso ou pendente). Há ainda uma versão sem fio para levar para qualquer lugar. @sowden_official

 

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Cadeira: Lemni – Marco Lavit para Living Divani, Itália

Todo arquiteto é obcecado pelas possíveis transformações de uma mesma forma quando trabalhada em diferentes ângulos, tamanhos ou números. Marco Lavit não é diferente: ele explorou o arco (contorno em voga nos últimos anos tanto na arquitetura quanto no design gráfico, passando pela moda) de várias maneiras, em diferentes direções, para compor a estrutura para sua poltrona para a Living Divani. “A estrutura só vira assento quando você usa. Lemni expressa sua função quando o peso do corpo humano, apoiado sobre ele, estica a aba de couro, transformando-o em concha”, explica o designer.  Um conceito decididamente minimalista que surgiu quase por acaso, mas forte o suficiente para definir os padrões particulares de leveza, poesia e precisão. A estrutura de suporte, composta por tubos de aço com acabamento em preto fosco, define um volume de forte impacto gráfico: é a casca de couro e o rolo que a tornam real. @livingdivani

 

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Tableware: Feast – Yotam Ottolenghi para Serax, Bélgica

O efeito Ottolenghi, ou seja, a criação de uma refeição cheia de cor, sabor, generosidade e sol”, é conhecido por quem já teve o prazer de entrar num dos restaurantes e charcutarias do chef anglo-israelense em Londres ou ler os seus livros de receitas que celebram os vegetais. Mas a coleção de louças, desenvolvida com o amigo e artista plástico Ivo Bisignano para a marca belga, chancela seu estilo no mundo do design. Uma experiência gastronômica, afinal, não é somente sobre o paladar, mas também depende do olfato, do tato, da audição e, claro, da visão!

 

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Outdoor: A’mare – Jacopo Foggini para Edra, Itália

Banco, poltrona, cadeira, espreguiçadeira ou mesa. As peças desenhadas pelo designer italiano, montadas à mão, são arquétipos precisos que dão um charme simbólico para a área externa. Feitos de uma série de hastes irregulares, os móveis evocam a magia da água corrente. A ilusão de fluidez e os reflexos são conquistadas por meio do uso do policarbonato trabalhado para ser elástico, plástico e confortável. Dá ou não dá vontade de se jogar nesse mar? @edra.official

 

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Sustentabilidade: Tecla – Mario Cucinella Architects, Itália

O estúdio de arquitetura de Mario Cucinella criou o primeiro módulo habitacional de barro impresso em 3D em Ravenna, na Itália. É um modelo tão inovador que foi selecionado para representar a Itália na COP26 em Glasgow, a conferência das Nações Unidas sobre mudanças climáticas. Tecla é um protótipo que une passado e futuro em nome da inovação tecnológica, social e ambiental. Nova tecnologia, material antigo: é uma primeira experiência que quebra o paradigma do grande desperdício e estabelece um novo tratado de amizadecom o Planeta”, diz o arquiteto italiano.

Criada em colaboração com o WASP (The Worlds Advanced Saving Project) e a SOS (School of Sustainability), o projeto define uma unidade habitacional ecológica – a composição da mistura é pensada para equilibrar massa térmica, isolamento e ventilação – e versátil, uma vez que pode migrar facilmente para onde for necessário. Em apenas 200 horas é possível imprimir 60 metros quadrados, com sala, cozinha, quarto e banheiro. Até o mobiliário, parcialmente integrado à estrutura, adota a filosofia de reaproveitamento e reciclagem controlada de resíduos, já que a terra retorna à terra no final do ciclo. Uma inovação generosa e circular. Um projeto piloto inspirado em uma das cidades invisíveis de Italo Calvino”, reflete Cucinella.

 

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