Tendências de cores para decorar a casa em 2026
A busca por acolhimento, equilíbrio emocional e conexão com a natureza orienta as tendências de cores para decorar a casa em 2026, que privilegiam paletas de tons quentes.
As tendências de cores para decorar a casa em 2026 revelam mudanças na forma de pensar os interiores. Em um contexto marcado pelo excesso de estímulos, a morada passa a ser entendida como refúgio, e a cor assume um papel central na criação de ambientes que transmitam calma e conforto.
LEIA MAIS: Os estilos de decoração de interiores que serão tendência em 2026
Esse movimento aparece tanto nos projetos residenciais atuais quanto nas escolhas globais de tendência. A cor eleita pela Pantone para 2026, Cloud Dancer, traduz essa vontade de leveza e simplicidade: um tom de branco quase etéreo, que sugere silêncio visual e desprendimento. Ou seja, em vez de paletas marcadas por contrastes intensos, o décor passa a valorizar tons que evocam equilíbrio e conexão com a natureza.
Esse interesse pode ser visto também na última semana, durante a feira de decoração Abimad, em São Paulo, onde predominaram estofados em tons como terracota e verde-musgo, além de mobiliário em madeira e pedra.
Para compreender melhor como as tendências de cores para decorar a casa em 2026 se manifestam nos projetos residenciais, conversamos com os arquitetos Ana Salles e Enzo Cammarota, do escritório Cammarota & Salles, e com a arquiteta Cristiane Schiavoni. A seguir, eles analisam diferentes tonalidades em alta e explicam como essas escolhas influenciam a experiência de morar:
Paletas naturais e acolhimento

Foto: Foto: Instagram/@larissachadyarquitetura | Nesta sala de estar projetada pela arquiteta Larissa Chady, as cores bege e off-white são as grandes protagonistas.
De acordo com Ana Salles e Enzo Cammarota, o movimento cromático para 2026 reforça um retorno ao essencial. Tons neutros quentes, terrosos e nuances orgânicas ganham espaço por criarem ambientes que abraçam e convidam à permanência.
Entre as principais apostas estão as tonalidades argila, areia, avelã, caramelo natural, verde-musgo e azul profundo. “Essas cores funcionam muito bem quando usadas como base em paredes, grandes superfícies ou estofados, e podem ser combinadas entre si sem medo”, destaca Cristiane Schiavoni.
LEIA MAIS: 7 itens de decoração para a sala que fazem diferença no décor
Tons terrosos

Foto: Carlos Piratininga | A paleta de cores neutras é a base deste projeto da arquiteta Cristiane Schiavoni.
Nas composições cromáticas, o equilíbrio é o ponto-chave para construir um espaço agradável. Portanto vale combinar tons terrosos com as cores verde e azul, por exemplo, que ajudam a despertar o frescor e fortalecer a conexão com a natureza. O objetivo é levar fluidez visual e emocional para a casa, sem excessos ou contrastes abruptos.
Materiais naturais

Foto: Divulgação | Projeto dos arquitetos Ana Salles e Enzo Cammarota, do escritório Cammarota & Salles, conta com materiais naturais e cores neutras.
As tendências de cores para decorar a casa também se manifestam na escolha dos materiais. Sobreposições de madeira, pedra e tecidos naturais dialogam diretamente com essas paletas e reforçam a atmosfera acolhedora.
Cores ideais para cada ambiente da casa

Foto: Instagram/@barbaradundes | Denilson Machado | Neste quarto, projetado pela arquiteta Barbara Dundes, a paleta de cores neutra entra em harmonia com os materiais naturais.
A escolha das cores também varia de acordo com a função de cada espaço. Nos quartos, os arquitetos do escritório Cammarota & Salles indicam bases neutras combinadas a azuis e verdes.
Já as salas e áreas sociais se beneficiam de cores terrosas, beges quentes, off-whites e caramelo natural. Para a cozinha e área gourmet, vale apostar em paletas neutras com toques de verdes ou cinzas de fundo quente. Já os banheiros e lavabos ganham força com verdes, azuis e tons minerais, especialmente quando associados a texturas naturais.
LEIA MAIS: Decoração de quarto: 5 ambientes incríveis para você se inspirar
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



