Veja quem são os finalistas do EDIDA BR 2024

A equipe de ELLE Decoration Brasil fez uma seleção primorosa dos lançamentos de 2023. Agora é a sua vez de eleger as suas peças favoritas.


ABRE BRANDED



Este ano, em sua segunda edição, o ELLE Deco Brasil Design Awards irá premiar profissionais que se destacaram em 11 categorias. Algumas delas são novas, como tecidos e tapetes; outras se repetem, como a de obras colecionáveis, que chega muito forte à edição de 2024 do EDIDA BR. “Isso demonstra o investimento dos designers em experimentação, novos materiais e inovação da técnica”, diz Taissa Buescu, uma das diretoras de conteúdo de ELLE Decoration Brasil e curadora do prêmio –que busca valorizar e incentivar o design autoral, a indústria brasileira e toda a cadeia produtiva “É uma premiação orgânica, que acompanha a produção e o flow da criação nacional”, lembra Taissa.

Enquanto acontece a votação online, o júri do EDIDA BR, formado por um grupo de especialistas desse mercado, também irá avaliar os trabalhos finalistas para definir os vencedores, além de nomear o designer que mais se destacou e o novo talento em ascensão. O prêmio será entregue em uma cerimônia no final de junho. Acompanhe todas as notícias sobre a premiação nas nossas redes sociais, onde indicaremos a data e o local. Um spoiler: o troféu tem apelo sustentável e está sendo executado pelo designer Amilcar Oliveira, do a.mo atelier, com sobras de madeira de lei. Mais alinhado com o seu tempo, impossível.

Descubra agora quem são os 46 finalistas de cada uma das 11 categorias e escolha os seus preferidos. A votação vai até a meia-noite do dia 21 de junho e o escolhido pelo voto popular também receberá o troféu na noite de premiação.

EDIDABR FINALISTAS Colecionaveis

Colecionáveis

Resultado da experimentação e da independência em relação à cartilha da forma e função ou mesmo da beleza, obras de viés mais livre, como essas, podem expandir horizontes em torno de ideias instigantes, que borram os campos entre arte e design.

1. Banco Convívio, de Claudia Moreira Salles e Domingos Tótora para Etel
2. Biombo Arranjos, do estúdio ,Ovo
3. Coleção Gravitação, de Pedro Ávila
4. Lustre Stalactites, de Candida Tabet

 

EDIDABR FINALISTAS Bancos

Bancos

Desde as culturas tradicionais, os contornos de um banco são influenciados por referências distintas e interpretações variadas. Mas quando seu desenho quebra paradigmas e atrai todos os olhares, como esses, ele ganha a chance de virar o elemento-surpresa em qualquer projeto de decoração.

1. Banco Baqueta, de Marcelo Stefanovicz no Studio Vira
2. Banco Namoradeira, de André Ferri
3. Banco Galeria, de Oswaldo Mellone na Galeria Teo

 

EDIDABR FINALISTAS Estantes

Estantes

Elas voltaram com tudo à cena numa linguagem simples, configuração versátil e múltiplas funções: no tradicional papel de apoio para livros, objetos e memórias ou como divisória de ambientes nas áreas íntima ou social. O ponto alto desses modelos? Linhas essenciais, apenas.

1. Estante Apex, de Patricia Anastassiadis para Artefacto
2. Estante Estrado, de Gustavo Bittencourt
3. Estante Grafismos, de Igor Lima
4. Estante Vila Rica, de Juliana Lima Vasconcellos para Etel

 

EDIDABR FINALISTAS MesasDeApoio 1

Mesas de Apoio

Cada vez mais a forma, sem perder a função, dita o visual da mesa de apoio e dá a ela poder e status para reforçar ou transformar narrativas. Essas criações já não dependem de objetos decorativos para surpreender e virar o centro das atenções. Elas cumprem lindamente esse papel.

1. Mesa Carrapato, do estúdio Alva Design
2. Mesa Dois irmãos, do estúdio Mobília Puro para Designers Group
3. Mesa Entrelaço, do Suite Arquitetos
4. Mesa Prisma, do Solto Design para Designers Group
5. Mesa Triz, do Estudiobola

 

EDIDABR FINALISTAS PequenosAssentos 1

Pequenos Assentos

Além de adicionar charme extra em qualquer composição, banquinhos e cadeiras de proporções menores são peças curingas, funcionam como adorno, apoio ou assento, não ocupam espaço e fazem bonito na casa inteira, na versão amadeirada ou com toques de cor.

1. Banco Massagem, do É Pedra Ateliê para Dpot Objeto
2. Banco Mini Mel, do Estúdio Marina Moreira para Designers Group
3. Banco Nazar, do Estudio LL2 para Folio
4. Banco Tokyo, do Metro Arquitetos
5. Cadeira Pente, de Philipe Fonseca

 

EDIDABR FINALISTAS Sofas

Sofás

Os modelos mais leves, orgânicos e modulares se destacaram nos lançamentos da temporada passada, arrematados por mix de tecidos, cores quentes, calmas ou terrosas. Peça-chave do living, ele pede desenho ergonômico em nome do conforto, mas a graça está na originalidade, que esses finalistas esbanjam.

1. Sofá Archi, de Jader Almeida
2. Sofá Plataforma, de Eduardo Chalabi para Dpot
3. Sofá Chapada, de Roberta Banqueri para Piu Mobile
4. Sofá Sonho, de Luisa Moysés para Breton

 

EDIDABR FINALISTAS Tecidos

Tecidos

A fim de imprimir um sentimento de interiorização e conforto, tramas contemporâneas apostam na interpretação abstrata e chique da natureza, criando um elo botânico sutil. A referência também pode vir modernista, em linhas geométricas fortes ditadas pela Bauhaus. Tudo artsy.

1. Coleção Terra Adentro, de Fabiana Queiroga para Ecosimple
2. Jacquard Musgo Coleção Raizes, do Empório Beraldin
3. Coleção Gunta, de Clarisse Romeiro para Donatelli

 

EDIDABR FINALISTAS Luminarias 1

Luminárias

Focos de luz podem criar mil e uma atmosferas, ampliar o bem-estar e ser até um elemento espiritual, com já disse o mestre Ingo Maurer. Pura verdade. Com estética cool ou lapidada e approach atemporal, mas tecnicamente inovador, esse grupo de lustres e abajures expressa tais qualidades.

1. Lustre Pingente, de Carol Gay
2. Luminária Gap, de Claudia Moreira Salles para Lumini
3. Esfera Bonni, de Erik Bonissato para Designers Group
4. Linha Casca, de Elvira Schuartz para Itens

 

EDIDABR FINALISTAS MesasDeJantar

Mesas de Jantar

Em diferentes escalas e matérias-primas (madeira, mármore, material reciclado), elas exibem linhas minimalistas ou esculturais, repletas de novos significados, e dominam a cena. Combinam saberes tradicionais, técnicas atuais e alguma experimentação, cada uma do seu jeito e ao seu estilo.

1. Mesa Janelas, de Lucas Recchia para Firma Casa
2. Mesa Baobá, de Gustavo Dias
3. Mesa Mono, do Assimply Studio
4. Mesa Encaixe, do Solto Design para Designers Group
5. Mesa Quadronda, de Zanini de Zanine para Terrano

 

EDIDABR FINALISTAS Revestimentos 1

Revestimentos

Inovação, práticas sustentáveis, arquitetura, conexão com a natureza e a beleza do imperfeito andam inspirando o segmento na criação de peças que carregam um olhar fresh e engajado com o mundo contemporâneo.

1. Cogobó Ves, de aflalo/gasperini arquitetos para Manufatti Revestimentos
2. Etrusco Salvia, da Castelatto
3. Olaria Índigo, da Lepri Revestimentos
4. Easy, da Ceusa
5. Coleção Solar, de Marcelo Rosenbaum e Rodrigo Ambrosio para Portobello

 

EDIDABR FINALISTAS Tapetes

Tapetes

Mais do que estético, o tapete é um elemento importante para amarrar os demais itens na decoração, definir espaços e promover aconchego ao simples toque dos pés na textura macia. E esse aspecto sensorial pode ser ativado também pelas estampas, formas e cores, que contam histórias.

1. Coleção Meandros, de Rodrigo Ohtake para Punto e Filo
2. Tapete Pampas, do Empório Beraldin
3. Coleção Bauhaus, de Thiago Santa Cruz para By Kamy
4. Tapeçaria Camadas, do Fetiche Design para Breton

REGUA ULTIMA

 

 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes