Com 7,8 bilhões de publicações sobre o tema, o k-pop foi o assunto mais comentado do Twitter em 2021. Conquistando cada vez mais espaço graças a grupos como BTS e BLACKPINK, o gênero musical sul-coreano superou seu próprio recorde anteror, de 6,7 bilhões de postagens em 2020. No TikTok, o número é ainda maior: já são mais de 256 bilhões de vídeos publicados com a hashtag desde o lançamento da plataforma, em 2016.
Nas redes, o engajamento dos fãs vai além da música e dos seus ídolos, endossando causas sociais, ambientais e até políticas. Vale lembrar que, em 2020, eles esvaziaram um comício do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump em Tulsa (Oklahoma) e criaram ações antirracistas em apoio ao movimento Black Lives Matter. Mais recentemente, incentivaram jovens brasileiros a tirar o título de eleitor.
Entre todo esse ativismo nas redes sociais, as cantoras de k-pop vêm ganhando destaque no Instagram. Além de apostarem em carreiras solo, paralelamente aos grupos que as revelaram, somente nos últimos anos elas começaram a criar perfis individuais para mostrar um pouco de sua rotina. Isso porque, na indústria musical coreana, a maior parte delas ainda possui contratos rígidos de controle de imagem com suas gravadoras, algo que as idols do gênero vêm superando com sua influência. Com milhões de seguidores, elas atraíram o interesse do mercado de luxo e de grifes como Dior, Chanel e Tiffany.
Não por acaso, as quatro integrantes do BLACKPINK – o maior grupo feminino do k-pop – encabeçam a lista das cantoras do gênero mais seguidas na plataforma, ultrapassando 60 milhões, cada uma. Anitta, por exemplo, a cantora com maior número de seguidores no Brasil, possui 63 milhões. E os números devem aumentar: em outubro, o grupo – capa da edição estadunidense da Rolling Stone de junho – estreia a turnê mundial de Born pink, seu segundo disco de estúdio.
A seguir, conheça mais das quatro integrantes do BLACKPINK e das outras cantoras do gênero mais populares da plataforma.
Lisa, 25 anos
+80 milhões de seguidores
A cantora, que nasceu na Tailândia, se juntou ao BLACKPINK em 2016, após passar por um treinamento de cinco anos – algo comum na indústria musical sul-coreana – na agência YG Entertainment, uma das maiores gravadoras do país. Além dos recordes reconhecidos pelo Guiness por sua carreira fora do grupo, incluindo o videoclipe mais visto em 24 horas no YouTube por um artista solo, Lisa ostenta parcerias com marcas de moda e beleza. Em 2020, foi escolhida como embaixadora global da Celine, se tornando a primeira da maison desde a entrada do diretor criativo Hedi Slimane, dois anos antes. No desfile da grife em Paris, em junho, ela arrastou uma multidão de fãs para os portões do espaço que recebeu a apresentação da Celine, acompanhada por V, membro do BTS, e do ator Park Bo-gum (Passarela dos sonhos).
Jennie, 26 anos
+69 milhões de seguidores
Entre muitas selfies, ela compartilha em seu perfil fotos de viagens pelo mundo e capas para a ELLE estadunidense e sul-coreana. Como embaixadora global da Chanel, Jennie já posou para campanhas da grife e foi apelidada pelos fãs e pela mídia sul-coreana de “human Chanel” por sempre vestir a label. A cantora, que é do BLACKPINK, se prepara para um passo maior: fará sua estreia nas telas com The idol, uma série inédita da HBO criada por Sam Levinson (Euphoria) e o cantor The Weeknd.
Jisoo, 27 anos
+63 milhões de seguidores
Das quatro integrantes do BLACKPINK, Jisoo é a única que ainda não fez sua estreia solo no k-pop. Mas isso não limitou sua popularidade. Em maio do ano passado, ela foi anunciada como a embaixadora de moda e beleza da Dior. Maria Grazia Chiuri, diretora criativa da casa francesa, contou que se inspirou no estilo da cantora para desenhar a coleção de inverno 2021, marcada por saias, casacos e boinas, peças usadas com frequência por Jisoo. Como atriz, ela foi protagonista de Snowdrop (2022), um dos k-dramas mais comentados deste ano, distribuído mundialmente pelo Star+.
Rosé, 25 anos
+62 milhões de seguidores
No ano passado, a coreano-australiana chegou ao tapete vermelho do Met Gala acompanhada de Anthony Vaccarello, diretor criativo da Saint Laurent, grife da qual é embaixadora global desde 2020. Ela, que também representa a Tiffany & Co., se tornou a primeira cantora de k-pop a participar do evento e foi a celebridade mais comentada do Twitter naquele mesmo dia. Seu hit fora do BLACKPINK, “On the ground”, já atingiu mais de 290 milhões de visualizações no YouTube (“Formation”, sucesso de Beyoncé do álbum Lemonade, acumula 277 milhões de visualizações no canal oficial da cantora).
IU, 29 anos
+27 milhões de seguidores
Lee Jieun, ou IU, é uma das estrelas mais respeitadas da Coreia do Sul por sua habilidade na produção e composição de músicas, além de sua extensa carreira como atriz. Ela já atuou em dezenas de k-dramas, incluindo Persona, uma série original da Netflix em que interpreta quatro diferentes personagens. Seu mais recente papel de destaque foi no filme Broker (2022), o novo longa do diretor Hirokazu Koreeda (Assunto de família), que estreou em Cannes este ano e premiou Song Kang Ho (Parasita) como o melhor ator.
Taeyeon, 33 anos
+18 milhões de seguidores
A cantora e compositora está de volta aos holofotes com o retorno do Girls’ Generation, grupo pelo qual ficou conhecida e que comemora 15 anos de estrada. Formada pela SM Entertainment (a mesma agência do EXO, aespa, NCT, SHINee e muitos outros nomes de sucesso do k-pop), o girl group, composto de oito integrantes, foi um dos responsáveis por romper as barreiras do gênero fora da Ásia e volta depois de um hiato de cinco anos. No Instagram, Taeyeon é conhecida por misturar peças e explorar estilos diferentes de maquiagem e cabelo.
Hyuna, 30 anos
+18 milhões de seguidores
Outro nome importante para o k-pop é Hyuna, que passou pelos grupos 4Minute e Wonder Girls, responsável pela primeira música do gênero a aparecer na parada Hot 100 da Billboard. Em 2012, ela coprotagonizou o videoclipe de “Gangnam style”, um mega-hit do cantor PSY. A carreira de Hyuna é marcada por críticas em relação à sua postura, muito empoderada para os padrões coreanos, e por sua expulsão da Cube Entertainment, em 2018, depois de assumir o namoro com o rapper Dawn (que também fazia parte do casting da gravadora) em um post no Instagram. A atitude da empresa não foi bem recebida pelos fãs e, pouco tempo depois, o casal assinou contrato com a P. Nation, selo fundado por PSY.
Suzy, 27 anos
+17 milhões de seguidores
Suzy se divide entre a carreira de cantora e atriz e já recebeu prêmios importantes no país por sua atuação em filmes e séries de TV. Ela começou no k-pop em 2010 como uma das quatros integrantes do Miss A, grupo que seguiu até 2017. Hoje também se destaca como estrela de comerciais e campanhas para marcas que incluem Dior, Guess e Lancôme. Em 2016, a idol ganhou uma réplica no museu Madame Tussauds de Hong Kong, tornando-se a primeira celebridade sul-coreana a receber uma escultura por lá.