Credo, que delícia!

As mais recentes tendências de beleza que explodiram no TikTok não têm nada a ver com a corrida pelo tal “look de bonita” e abraçam visuais com um bem-vindo toque de estranheza.

Se os millennials – geração dos nascidos entre 1981 e 1995 – traziam para a beleza questionamentos a respeito do uso diário da maquiagem de alta cobertura, a Geração Z (1995-2010) quer quebrar paradigmas ainda mais profundos. Lembra do “look de bonita”? Aquela maquiagem com muitos e muitos passos que culminava em um visual de supermodel está com os dias contados. E mais: no lugar dela, entram em cena makes tipo maluquinhos, divertidos, irônicos, góticos e (por que não?) até aterrorizantes! Abaixo, uma lista de trends que bombaram no TikTok (a rede preferida dos Zs) e provam que a nova era da beleza tem mais a ver com estranheza e originalidade do que com o reforço de padrões hegemônicos.

MremHHMJ image 6

Beetlejuice, Beetlejuice, Beetlejuice

 

 

 

O visual

O ponto de partida é o cabelo de Lydia Deetz, personagem vivida pela estadunidense Winona Ryder em Beetlejuice, de 1988. O combo é simples: coloração preto total + franjinha spiky + coque superarrepiado.

Por que bombou?

Aqui, no Brasil, provavelmente o anúncio de que o musical da Broadway inspirado no filme de 1988 vem para cá deve ter dado uma ajuda ao look ganhar mais adeptas. No entanto, lá fora algumas estrelas aderiram ao penteado e geraram comoção por isso. Primeiro, é claro, vem o look de Billie Eilish no Grammy deste ano. Depois do platinado da era Happier than ever (2021), a cantora retomou o cabelo preto. Além disso, Alexa Demie (a Maddy, da série Euphoria, da HBO) também apareceu com a icônica franjinha no shooting feito pelo The Cut.

Como usar?

Não precisa sair por aí fantasiada de Lydia Deetz (a não ser que você queira, obviamente). O jeito mais cool de aderir à onda, no entanto, é trabalhar isoladamente com cada um dos elementos do penteado da personagem. Saem na frente os looks que apostam especificamente na franjinha, ou somente no coque repicado e espetado etc.

Arte nas sobrancelhas

 

 

O visual

Depois de bloquear a sobrancelha (como as drag queens já nos ensinaram) ou até depois de raspá-las, no lugar dos pelos, desenhos dos mais diversos fazem as vezes de emoldurar o olhar. Pense em flores e coraçõezinhos até a aplicação de spikes e cristais.

Por que bombou?

A musa inspiradora dessa tendência tem nome, sobrenome e apelido: Amala Ratna Zandile Dlamini, mais conhecida como Doja Cat. A rapper estadunidense raspou as sobrancelhas e, se você entrar no Instagram da gata, vai se deparar com uma miríade de possibilidades para explorar a maquiagem na região. Tem delineados coloridos, linhas pretas, bem fininhas, com sombra colorida esfumada, tem pontinhos de cor, tem emojis… A regra é usar a criatividade!

Como usar?

Cuidado, hein? Só quem gosta muito de maquiagem e está disposto a redesenhar as sobrancelhas todo dia (ou até deixar a região no zero) é que vai tomar a decisão de raspar sem se arrepender depois. Para as menos corajosas, vale emprestar a técnica das drags, apagar os pelos temporariamente e desenhar o que quiser no lugar.

Cabelo “água-viva”

 

 

O visual

Trata-se de um cabelo que tem as suas camadas superiores cortadas como um bob bem reto, que é finalizado com as pontas para dentro. A última camada, contudo, segue longa, causando esse efeito de “água viva”.

Por que bombou?

A capa da atriz Nicole Kidman para a Perfect Magazine ajudou o assunto a percorrer o mainstream, mas não é de hoje que o salão OOO-ing Studio, de Taiwan investe no visual que mistura o mullet e o hime. De acordo com os profissionais de lá, o estilo foi muito popular no país no começo dos anos 2000. Com o hype em volta de toda a estética da virada do milênio, naturalmente o Jellyfish Hair ganhou uma nova legião de fãs ao redor do mundo.

Como usar?

Salões de beleza muito tradicionais podem torcer o nariz para o corte. Por isso, procure lugares que já tenham esse perfil mais “modernão”. Em São Paulo, o Circus Hair, o Retrô Hair e o CAB são boas pedidas. E, claro, lembre-se de levar muitas fotos de referência para a cabeleireira se inspirar! Além disso, se você quiser entrar na onda de um jeito menos permanente e mais flexível, que tal customizar uma peruca lace-front? Assim, quando der na telha de usar o Jellyfish, você recorre a ela e mantém seu cabelo natural para o dia a dia.

Blush na ponta do nariz

 

@abbyroberts happy easter i hope everyone had a good day hehe
♬ baby my phone – Tik Toker

 

O visual

Elemento indispensável para um look da estética e-girl, o blush na ponta do nariz remete ao frio e à representação de “vergonha” usada nos animes e mangás. Ou seja, esqueça aquele look que começa nas maçãs e atravessa o rosto pela ponte do nariz, o que dá um efeito bronzeado. Aqui, o objetivo é o oposto disso!

Por que bombou?

O ponto de partida da estética e-girl é o emo e o gótico. Elas emprestam alguns visuais, repaginam outros e estão fazendo um sucesso absurdo no TikTok. Atualmente, são mais de 10 bilhões de visualizações na hashtag principal do movimento. “Quando eu comecei, em 2019, acho que havia só uns cinco criadores brasileiros que se vestiam assim. Se fizesse uma busca no Google, não encontrava nada sobre e-girls, então eu me inspirava muito nos TikToks gringos”, relembra Luh Setra, uma das maiores referências do estilo no Brasil, nesta reportagem que fizemos no site da ELLE.

Como usar?

As e-girls não têm medo do exagero e deixam o blush na ponta do nariz bem demarcado, com muitas pinceladas do produto na região, que, por vezes, ainda ganha um toque de iluminador para ganhar mais destaque. No entanto, quem não estiver 100% comprometido com o visual pode investir em uma adaptação mais suave da tendência, que também funciona superbem. Para isso, dispense o brilho e maneire na quantidade de produto aplicado. Um leve rubor já é o suficiente para atualizar o look.

Iluminador verde

 

@maryliascottcosmetics We still have $12 minis available in this shade “Praying 4 my haters” ✨ I get asked SO often how you’re supposed to wear green highlight. Our green shade has a gold shift so its totally wearable Here’s how I rock it #greenhighlighter #rainbowhighlighter #latinxbusiness #indiemakeupbrand ♬ original sound – MaryliaScottCosmetics

 

O visual

É isso mesmo que você está imaginando: que tal iluminar os pontos mais altos do rosto com um brilho verde? O look tem um jeitão intergalático, alienígena e, apesar de parecer estranho, funciona principalmente com maquiagens com uma pegada 60’s mais romântica. O tal o retrofuturismo!

Por que bombou?

Não é de hoje que o universo alien e a galáxia, tão, tão distante, inspiram o mercado de cosméticos. E, nos últimos anos, isso tem se intensificado. Basta olhar para todo o conceito visual da r.e.m. Beauty, capitaneada pela cantora Ariana Grande, e pelo “rebranding” da Haus Labs, da também popstar Lady Gaga. Os produtos parecem naves espaciais, monólitos extraterrestres, pequenos seres de outros planetas… E as cores e os acabamentos dentro deles também estão com essa energia. O viral Infinite Chrome Flakes Multichrome Gel, da Danessa Myricks, inclusive, deve ser o melhor representante da trend.

Como usar?

Ainda que estejamos falando de uma cor fantasia, vale a pena lembrar do círculo cromático. Isso quer dizer que o verde mais amarelado (abacate, flúor, limão) combina melhor com tons de pele mais quentes. O mais azulado, por sua vez (pense em turquesa, piscina, petróleo), vai bem com as mais rosadas. De todo modo, aqui a criatividade está acima dessas regrinhas, ok? Leve-as em consideração, mas não se limite!

Olho preto versão máxi

 

@livianunesmarques Black rounded inspired on Julia Fox. Matching with High Fashion! Details on my IG #Makeup #juliafox ♬ Infinity – Jaymes Young

 

O visual

Sim, estamos falando do olho preto da atriz Julia Fox, criado por Pat McGrath. Ele pode ser um delineado bem exagerado, para um efeito mais gráfico, ou um superesfumado que acabe quase na sobrancelha. O objetivo é dar ao clássico uma repaginada maximalista!

Por que bombou?

Bom, primeira e obviamente, por causa de Julia Fox. A atriz fez inúmeras aparições com esse olho preto quando estava de namoro com o rapper Ye (antigamente conhecido como Kanye West) e chamou muita atenção pela ousadia. Além disso, os visuais neogóticos com pegada ultrassexy estão cada vez mais em alta. Some isso ao fato de que Pat McGrath ainda levou o olhão da gata para o desfile de inverno 2022 da Versace e está explicado!

Como usar?

O segredo é não passar despercebida. O clássico olho preto (que vive se repetindo nas passarelas da Chanel e da Dior) fica mais fashionista quando explode nessa leitura exagerada. Brinque com desenhos fora da caixa, formas geométricas e até esfumados que cheguem às têmporas. Ou assista este tutorial divertidíssimo, feito pela própria Julia Fox!

BLJtTPZd image 7