A luz de Sheron Menezzes

#FelizAgora parece ser o sobrenome da atriz, que não apenas é o rosto de La Vie Est Belle, de Lancôme, no Brasil, mas também é a protagonista de Vai na Fé, a próxima novela das 18h, na Rede Globo.

CONTEÚDO APRESENTADO POR LANCÔME

 

Conheci Sheron Menezzes em Paris. Estávamos lá a convite da Lancôme, celebrando a campanha #FelizAgora, de La Vie Est Belle, o perfume hit da marca. Você acredita que, ao redor do mundo, um frasco dele é vendido a cada três segundos? A festa que fomos no Petit Palais fez jus a esse marco. Inteiro colorido de cor-de-rosa, o pequeno palácio recebeu convidados do mundo todo para brindar os dez anos de sucesso da fragrância. Do Brasil, Rafa Kalimann, Silvia Braz e, claro, Sheron Menezzes estavam lá representando o nosso país. “Foi um dia tão especial… Foi lindo ver tanta gente comemorando junto comigo – tanto lá quanto aqui”, lembra.

Aliás, para Sheron, não faltam motivos para comemorar. Ao lado de Manu Gavassi, ela estrelou Maldivas, série da Netflix que foi um sucesso neste ano. Depois disso, atuou em um filme e já começou a gravar Vai na Fé, a próxima novela das 18h da Rede Globo – escrita por Rosane Svartman e com direção de Paulo Silvestrini – em que ela faz a protagonista Sol. “Esta é a primeira vez que divido o perfume da minha vida pessoal com uma personagem. Eu e ela estamos em momentos muito parecidos. Estamos felizes, e La Vie Est Belle, acima de tudo, representa isso”, conta em entrevista à ELLE View. Na sequência, leia o nosso papo na íntegra: falamos de Paris, de #FelicidadeAgora, dos próximos desafios de sua carreira, de beleza e de autoamor!

 

Qual é a sua relação com o universo olfativo?
Eu amo cheiros! Tenho muitas memórias olfativas importantes, sabe? Vários aromas que remetem a diferentes momentos da minha vida. Por exemplo, faz tempo que eu não sinto o cheiro da comida do meu pai e já estou com saudade, porque ele me leva direto para a infância. O cheiro que precede a chuva, de grama, também amo! Por alguma razão, me traz uma paz interior. Não amo a chuva em si, mas o cheiro que ela traz eu adoro. Tem um acalento…

E com perfumes? Qual o papel que eles têm na sua rotina?
As pessoas me reconhecem pelo meu cheiro! Elas percebem antes de eu chegar a algum lugar ou, depois que eu deixo o recinto, vem aquele comentário: “Acho que a Sheron esteve aqui”. Isso acontece muito na novela que estou fazendo, inclusive. Eu emprestei o La Vie Est Belle que eu uso para a minha personagem. Virou o nosso cheiro, sabe? Tenho esse hábito de ter um perfume meu e outro para a minha personagem. Dessa vez, contudo, nós duas usamos o mesmo. Ela é tão solar, tão feliz– estamos em um momento muito parecido da vida.

Aproveitando, então, o que te faz #FelizAgora?
Acho que La Vie Est Belle tem um fator de felicidade tão genuína. Eu amo! E você me conheceu na nossa viagem e sabe que eu sou mesmo fã, uso de verdade, ele funciona bem na minha pele. E aí, pelo fato dessa personagem estar sempre de bem com a vida – apesar de todos os desafios que ela enfrenta –, tive que emprestar o La Vie Est Belle para a Sol. Tem tudo a ver! Eu estou me sentindo mais feliz do que nunca por fazer essa protagonista na novela. Acho que estou mais madura, minha cabeça é outra, eu sou uma outra mulher, minha autoestima está em dia e tudo isso é muito importante. Não preciso dar muitos contornos, estou #FelizAgora, sim! Não vou negar.

SHERON VIEW01 C

Fala mais sobre esse novo momento como protagonista de novela?
É uma grande responsabilidade. Parece que você é a capitã de um time de futebol, sabe? Na primeira reunião com a minha equipe, falei muito sobre isso: a protagonista é quem dá o tom do trabalho. As pessoas estão sempre olhando para ela – desde como ela trata os outros, até como ela de fato performa em frente às câmeras. Eu esperei muitos e muitos anos para estar nesse lugar, ter essa oportunidade. Sinto que estou pronta e preparada! Tenho alegria, tenho empatia e quero liderar a gente para a felicidade.

E você vem de um período de grandes trabalhos, né?
Sim, fiz o Maldivas, na Netflix, e um filme também! Venho de dois trabalhos muito grandes e já estamos gravando a novela. Tudo isso vem me mostrando que a minha carreira chegou a um ponto de maturidade muito legal. Tenho a sensação de que a maternidade também me ajudou bastante nesse sentido. São duas décadas de trabalho. Morando aqui no Rio de Janeiro, não tem como não crescer, não estar diferente, depois de tudo isso. Aprendi muito e quero aprender cada vez mais.

Como a sua relação com beleza mudou no passar dos anos?
Beleza, para mim, é um estado de espírito. Acredito que, quando a gente está bem com a gente mesmo, isso transparece para o mundo. É um equilíbrio de dois mundos, na verdade: o físico e o emocional. Não adianta nada você estar toda montada, se sua cabeça está em frangalhos e vice-versa. Acho que beleza é também um autorreconhecimento. É olhar no espelho, dizer “essa sou eu”, e aceitar isso. Estar linda é estar em paz nesse lugar.

 

“Beleza, para mim, é um estado de espírito. Acredito que, quando a gente
está bem com a gente mesmo, isso transparece para o mundo.”

 

Voltando para a sua história com La Vie Est Belle, como você conheceu o perfume?
Eu já usei o perfume por um período da vida. Ele já tinha passado por mim, mas o convite da Lancôme para ser o rosto dele no Brasil possibilitou esse nosso reencontro. Quando eles me disseram que achavam que eu tinha a cara da fragrância, eu respondi na hora: “Sabe que eu também acho?” (risos) La Vie Est Belle é muito contemporâneo e tenho a impressão de que esse cheiro me coloca de uma forma diferente no mundo. Quando eu uso, me sinto presente. Eu passo e as pessoas sabem que estou ali.

Da nossa experiência em Paris, com La Vie Est Belle, o que mais te marcou?
Gente, difícil! Dá vontade de responder: “Tudo!” Foi uma experiência totalmente nova, ainda que eu já tenha visitado Paris antes. Foram vários momentos muito especiais. Estávamos com uma equipe incrível, energia boa, fui fotografada em lugares lindos, inesquecíveis. Fora isso, acho que ter participado de um evento tão grande, tão lindo, como o aniversário da fragrância no Petit Palais. Estava me sentindo tão bela, tão feliz… Por quem estava me acompanhando lá, mas por quem estava me acompanhando por aqui também. Tinha muita gente vibrando comigo, foi um amor enorme vindo de todos os lados, ainda mais por estarmos com La Vie Est Belle. Não sei te dizer quantas pessoas me disseram: “É o meu perfume! Não acredito que você está aí, parabéns!”

E se você fosse presentear alguém com La Vie Est Belle, quem seria?
Gente, acho que eu sairia que nem o Papai Noel distribuindo La Vie Est Belle para toda minha família. E compraria outro para mim, com certeza! (risos)