A nova Wandinha

Batemos um papo sobre beleza com Jenna Ortega, estrela da série da Netflix inspirada na Família Addams.

Como figurinha carimbada em produções de terror e suspense, a pele de Jenna Ortega tem sido frequentemente coberta de sangue falso e sujeira. Agora a atriz – cuja filmografia inclui a série Você (2018), o filme A babá: Rainha da Morte (2020) e o reboot de Pânico (2022) – incorpora o mood gótico de uma icônica personagem temperamental: a Wandinha, de A Família Addams, que ganha uma nova versão como série da Netflix. “Eu estou muito, muito animada pelas garotas latinas que estão buscando representatividade, porque ainda sinto que elas não estão conseguindo se ver em séries e filmes como deveriam”, diz. Agora que também é o rosto da Neutrogena, a atriz está cada vez mais próxima do mundo da beleza. Aqui, Jenna nos revela sua rotina de cuidados, conta sobre como cortou uma franjinha por impulso e como brinca com as suas sardas na maquiagem.

GettyImages 1441293761 reduzida

AMOR À PRIMEIRA VISTA

“Eu costumava imitar a rotina de skincare das minhas irmãs mais velhas e assisti-las se maquiando. Comecei a pegar alguns produtos da minha mãe quando ela não estava e minhas irmãs me perguntavam: ‘Jenna, você está usando máscara de cílios?’, e eu respondia: ‘O quê? Não! Eu nem tenho máscara de cílios’”, diz, brincando. “É que, na verdade, os olhos são o mais importante para mim. Não à toa, toda vez que compro uma máscara, escolho uma diferente, só para conhecer o que tem de novo.” 

UPGRADE NECESSÁRIO

“Apesar de fazer muitos filmes de terror, minha pele ainda não reage bem ao sangue falso. Tenho crises de acne todas as vezes. É por isso que comecei a sair do básico no skincare, lavando o rosto e mantendo o foco em uma pele sempre bem hidratada. Eu uso o Limpador Facial Stubborn Texture, da Neutrogena, porque limpa profundamente, mas, ao mesmo tempo, é gentil. Ele tira toda a sujeira e a oleosidade, e minha pele responde muito bem. No mais, uso protetor solar todos os dias. É fundamental!”

DE SURPRESA

“Fazer transformações para projetos é sempre empolgante para mim. Para Wandinha, nós estávamos fazendo testes de cabelo e maquiagem na casa do Tim Burton e, em determinado momento, testamos uma franja falsa. Tim gostou muito, mas ainda tinha algo estranho nela. Então, olhei para o cabeleireiro e perguntei: ‘Você quer cortar de verdade?’ e ele topou! Tive muita sorte porque estávamos na mesma página em tudo. Foi legal fazer isso para a nova versão da Wandinha e, no final das contas, decidi manter o corte. Tem algo sobre franjas que faz com que eu me sinta eu mesma. Não ligo para o trabalho em arrumá-la. Faria tudo por essa franja.”

GettyImages 1442142824 reduzida

PASSO A PASSO

“O visual da Wandinha é supergótico, mas ela não usa muita maquiagem. Não sei se foi porque eu estava passando muito tempo como ela, mas as pessoas começaram a me dizer que eu parecia a personagem, mesmo quando eu não estava trabalhando. Agora, quando faço minha maquiagem, levo isso em consideração. Se uso o olho preto, faço um lápis borrado. No momento, também tenho adorado blush. Se não coloco nada nas bochechas, passo algo na ponta do nariz, porque destaca minhas sardas, que eu amo.”

SOBRE REPRESENTATIVIDADE

“Não estava pensando em fazer TV de novo, mas a grande razão pela qual decidi dizer sim foi o fator representatividade. Sei como é o sentimento de crescer e não conseguir me identificar com os atores ou me enxergar nos personagens. Quando você sempre vê as mesmas pessoas com personagens secundários e quando as meninas bonitas têm sempre a mesma aparência – e nunca se parecem com você –, isso afeta sua autoestima e sua confiança, principalmente quando se é jovem. A Wandinha é um personagem tão icônico, ela é tão badass. É muito importante que a história dela, como uma garota latina, esteja sendo contada pela primeira vez – e sua ancestralidade sendo mostrada como normal. É legal que, na série, você possa ver toques disso, mas não é exagerado. É assim que deveria ser na vida.”