Certa vez, o teórico francês Roland Barthes disse que a parte mais erótica do corpo é aquela em que a roupa se abre. Gostaríamos muito de saber o que ele pensaria sobre as coleções de verão 2023, cheias de silhuetas sedutoras, roupas perigosamente pequenas e do desejo incontrolável de atrevimento e sensualização. Seja lá o que for, a moda com certeza teria uma resposta na ponta da língua: diferentemente dos últimos anos, agora há lugares para ir, músicas para dançar e bocas para beijar.
Caso você ainda não tenha dado uma chance às tendências, não tem hora melhor. Afinal, o Carnaval está logo aí para liberar qualquer desejo reprimido.
A limonada está servida
Versace, verão 2023. Foto: Divulgação
Amantes das cartelas neutras, desviem o olhar agora. De Versace a Stella McCartney, todas as etiquetas defendem o verde ácido como o tom favorito da temporada. A notícia ruim? Quando usado da cabeça aos pés, é particularmente chamativo e uma interpretação literal demais das passarelas. A boa? Se tratando de Carnaval, ao chamar tamanha atenção na avenida, não há a mínima chance de se perder dos amigos.
Vá acorrentada ou volte para casa
Stella McCartney, verão 2023. Foto: Divulgação
Esqueça os corsets que moldam o corpo e os peitorais metálicos. Embora existam muitos na temporada de verão, para aproveitar os dias de festa, é preciso um pouco mais de conforto. Garantimos, porém, que o substituto é igualmente interessante. Trata-se das peças acorrentadas vistas na Stella McCartney, na Burberry e em Alaïa. Para propostas mais modestas, se inspire nos belly chains da Chanel e Maryam Nassir Zedeh.
O pescador e a sereia
Chloé, verão 2023. Foto: Divulgação
Nós sabemos que as malhas costumam viver o seu melhor momento quando as temperaturas caem. Mas vamos exercitar a criatividade e pensar menos em pontos de tricô apertados e mais naqueles bem abertos, quase como uma rede de pesca. Para a folia, faça como Proenza Schouler e Gabriela Hearst e estilize sobre lingerie ou biquíni. Passado o Carnaval, esteja pronta para contrastar com boas peças de alfaiataria.
Puro tudo
Saint Laurent, verão 2023. Foto: Divulgação
Transparências não são bem uma novidade, mas podemos concordar que, sendo esse o primeiro ano da celebração com a pandemia bem mais controlada, nada melhor que resgatar um clássico carnavalesco. Se depender das referências de Saint Laurent, Missoni e Ferragamo, a melhor abordagem é a que acolhe a nudez, projetando em tecidos translúcidos uma compreensão liberta do que esconder e do que revelar.
Por um fio
Knwls, verão 2023. Foto: Divulgação
Explorando a intimidade ou rebolando contra o decoro, a moda parece estar por um fio – no bom sentido. Há vestidos com várias alças finas na Isabel Marant, calças com tiras cruzando a cintura na Supriya Lele e até calcinhas escapando pelo cós na Jacquemus. Durante o Carnaval, você terá que renunciar a qualquer preocupação com linhas de bronzeamento estranhas. Ou levar o protetor solar para o bloco.
Como se eu fosse flor
Dries Van Noten, verão 2023. Foto: Divulgação
Não é preciso traçar toda a história da moda para perceber que os florais são previsíveis, para não dizer comuns, em estações quentes. Dessa vez, porém, os estilistas estão determinados a entregar uma visão surrealista, que há muito se desejava e, de quebra, parece ótima para as fantasias. Sejam os antúrios enormes da Loewe, sejam as rosas singelas da Acne Studios, as flores agora são tudo menos básicas.
Eu disse protagonista
Paco Rabanne, verão 2023. Foto: Divulgação
Nesse Carnaval, o nosso “sinto muito” às que preferem o dourado. Já há algum tempo, cintilantes em geral têm sido uma ocorrência comum nas passarelas, mas foram só nas últimas que o prateado reivindicou o protagonismo. Menos óbvio que o ouro e mais ousado que o cinza, o tom surge em Simone Rocha, Courrèges e Tom Ford como a visão contemporânea de um metal derretido caindo ao redor do corpo.
Grandes brincos, grandes planos
Tory Burch, verão 2023. Foto: Divulgação
Aí vai uma afirmação audaciosa: em casos de ausência de criatividade ou mera preguiça, apenas bons acessórios podem salvar você. É que, seja lá qual for a roupa, as bijuterias costumam ser soluções descomplicadas para elevar o impacto de um visual, inclusive em festas fora dos dias de folia. Nesses casos, brincos extracompridos, aqueles que chegam até os ombros, tornam qualquer abadá mais significativo. Louis Vuitton e Tory Burch comprovam.
Não negligencie as costas
Saint Laurent, verão 2023. Foto: Divulgação
Correndo o risco de soar banal, troque a ideia de uma entrada triunfal por uma saída de impacto. Não estamos defendendo um hiato social em plena folia, longe disso. Estamos sugerindo que se aperfeiçoe o giro de 180º, o qual faria Naomi Campbell orgulhosa, para exibir as suas costas. Prada, Saint Laurent e Versace propõem decotes e detalhes para lá de sexy na parte de trás das roupas.
Interior no exterior
Miaou, verão 2023. Foto: Divulgação
Enquanto você pensava que as tendências acima eram ousadas o suficiente, a roupa íntima entrava em sua próxima fase. Graças a Tom Ford, David Koma e Miaou, agora é hora de deixá-la ver o mundo. Elevar sutiãs a esse nível, abandonando as camisas, pode parecer um tanto intimidador para algumas, mas, se há dia ideal para arriscar, definitivamente eles são os de Carnaval.