Carta da editora

Orgulho sem preconceito.

Renata Piza

 

Às vezes, a gente vive numa bolha. E, dentro dessa bolha, se você tiver sorte, tudo parece estar evoluindo. Mas eis que as notícias de algum jeito chegam. E neste mês, por exemplo, um estudo divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) revelou que quase 90% das pessoas no mundo (!) têm algum tipo de preconceito contra as mulheres. Imagina contra a comunidade LGBTQIA+.

Quer dizer, infelizmente, não precisamos nem imaginar: segundo dados do relatório 2022 do Grupo Gay da Bahia, a cada 34 horas morre uma pessoa LGBTQIA+ no Brasil, que ano após ano alcança o topo do ranking dos países onde mais morrem lésbicas, gays, bissexuais, transgenêros, queers, interssexuais, panssexuais e outras identidades de gênero e sexualidade fora de um padrão cis-heteronormativo. 

Por que essa coletânea de dados aqui, em uma revista de moda? Porque acredito que não podemos nos deixar iludir pela bolha reluzente de sabão. É preciso reafirmar o tempo inteiro que, além de ser crime, nada justifica o ódio gratuito pelo diferente. E moda, em última (ou primeira) análise, é o retrato de um tempo, do aqui e agora, do que precisa ser comunicado, seja por roupas, seja por imagens ou falas.


É preciso reafirmar o tempo inteiro que, além de ser crime, nada justifica o ódio gratuito pelo diferente.

Então, a ELLE View escancara: nossa capa, quem melhor representa junho, o mês do orgulho, quem melhor representa moda, alegria e liberdade de ser quem escolhemos ser, é Sasha Velour. Quando soubemos que ela vinha para o Brasil fazer um show, tivemos a certeza de que precisávamos dela nesta edição.

Drag queen de gênero fluido, artista visual, ilustradora e recentemente escritora (ela acaba de lançar um livro, The big reveal: an illustrated manifesto of drag, Harper Collins), Sasha, você deve lembrar, venceu a nona temporada de RuPaul’s drag race, em 2017 e, desde então, tem feito performances sold-out pelo mundo, aparecido em publicações como ELLE e The New York Times, e discutido, em cada oportunidade, política, história queer e assuntos relacionados à comunidade LGBTQIA+ – além de nos agraciar com a moda extravaganza, que algumas tentam, mas só as drags conseguem segurar. 

2023 06 08 ELLE SASHA 0308

Ela é tão cativante que, no dia do nosso shooting, um feriado, não havia ninguém no estúdio que não estivesse realmente vibrando com a presença dela – o resultado fala por si, nas fotos de Hudson Rennan e no engraçadíssimo The Sasha Velour Show, feito por Carlos Queiroz, em parceria com o editor digital, Gabriel Monteiro, e com a repórter Giuliana Mesquita.

Ainda na tão necessária pauta LGBTQIA+ (porque é preciso falar até que não seja preciso mais), o ator Elliot Paige fala sobre sua transição e todo impacto dessa decisão na sua carreira e vida, enquanto a psicanalista e colunista de ELLE Vivian Whiteman põe lupa no debate e mostra a quem interessa a repressão – já parou pra pensar?

O assunto é sério – e vale, inclusive, voltar um pouquinho no tempo e conferir na edição 29 da ELLE View a trajetória política das mulheres transsexuais e travestis no Brasil. Mas também tem espaço para leveza e diversão. Num chat divertido, só com emoji, Isa Silva, estilista que também transacionou e é um dos nomes mais relevantes da moda brasileira contemporânea, fala sobre moda e sonhos, incluindo 👰🏽‍♀️. E, na matéria da repórter Chames Oliveira, você confere a evolução do estilo e as dicas de beleza das rainhas drag.

pageboy livro

Num giro pela edição, você vai ver também na ELLE View de junho novas seções, espécies de escapes (ou volta momentânea pra bolha): tem 5 ESTRELAS, capitaneada pela redatora-chefe e sabe tudo da boa vida (leia-se viagens e gastronomia) Patricia Oyama, ATUALIZE SEU NÉCESSAIRE, do duo da beleza, Pedro Camargo e Bárbara Rossi, e NA TELA DA ELLE, em que a editora Bruna Bittencourt recorta algum grande clássico do cinema/streaming e traz informações de bastidores, além de explicar a relevância cultural daquela obra, para você ver ou rever com outros olhos. Neste mês, entram em cartaz os 20 anos de Dogville, de Lars von Trier. 

Mais: Tom Ford, Pharrell Williams, Bruna Tavares, Brigitte Calegari e até planilha ajudando a encontrar o amor, seja ele por quem for!

Espero que você se divirta, possa ter insights e siga aqui com a gente. Comentários e sugestões na caixinha: renata.piza@elle.com.br

Um beijo e até mês que vem.