Truque de rainha: sete conselhos de drag queens

Márcia Pantera, Penelopy Jean e Slovakia revelam a receita para qualquer um dar um tchan até no mais básico dos looks.

Não é só num look montação que podemos aprender com as drags queens. Para fazer bonito na rotina, vale escutar as sabedorias de quem coloca a mão na massa para incorporar completamente do zero uma nova persona. Pensando nisso, conversamos com as brasileiras Márcia Pantera, Penelopy Jean e Slovakia e aprendemos seus principais truques para dar um tchan numa produção casual. Básica? Até pode ser, mas chata nunca!

1
Faça sua marca

Mesmo quem não é insider sabe que cada drag queen se destaca pela criação de uma identidade forte, geralmente atrelada a favoritismos, como hobbies e ídolos, de quem as incorpora. “Eu, por exemplo, gosto muito de videogame, então a Slovakia geralmente está como uma heroína de jogos”, conta a performer, que trabalha o aspecto até quando está no off. “No dia a dia, trago isso por meio de algum acessório geek ou cores que remetam a esse universo”, acrescenta. O truque, além de fortalecer a imagem, dá um gás no humor: “Faço essas menções porque me deixam feliz e me anima”.

03

2.
Entenda suas proporções

Parte fundamental da criação de uma drag queen é o estabelecimento das proporções dessa figura feminina. Extensões de braço, enchimentos de coxas e vários outros acessórios podem ser usados para criar a imagem desejada. Na rotina, nada disso se faz necessário – ufa! Basta observar seu corpo e suas particularidades. Esse entendimento permite que as roupas trabalhem para você, e não o contrário. Sabe quando você imagina um look na cabeça, mas aí na hora de combinar tudo fica meio solto e o caimento das peças não funciona? Entender onde está o incômodo pode ser a chave para virar esse cenário. Às vezes, basta fazer um nó, dobrar uma barra ou colocar um cinto. 

3.
Brilho de dia, sim!

Já parou para pensar que o elemento que falta para amarrar o clássico (e ótimo) combo de calça jeans e camiseta branca é só um brilhinho? Ele pode aparecer numa bolsa, num brinco ou até mesmo num delineado de glitter. “Hoje, as pessoas não estão preocupadas se algo é para o dia ou para a noite. Elas querem é estar bonitas!”, diz Márcia Pantera. Assinamos embaixo.

02

4.
Brinque com a sobrancelha

Falando em truque de beleza, um bem impactante é brincar com a sobrancelha. “Isso muda muito o rosto de qualquer pessoa”, diz Márcia Pantera, que revela que o primeiro passo é conseguir esconder seus pelinhos originais, para depois desenhar os traços que desejar por cima. “Como minha sobrancelha é fina, consigo fazer com que suma apenas aplicando algumas camadas de corretivo”, indica. No YouTube e Tik Tok, não faltam tutoriais para dar sumiço temporário na sobrancelha. Se você estiver se sentindo ousada, vale ir na tendência de descolorir os pelos. 

5.
Pode exagerar 

Talvez a maior característica da Slovakia seja o seu bocão. “Parece que a personagem ‘não vem’ enquanto o exagero no lábio não está ali, um dedo abaixo da boca natural”, revela seu intérprete. Para arrematar o visual, comece fazendo o contorno dos lábios com um lápis mais escuro que o seu tom natural. Depois, preencha o restante da boca com um produto de tom mais claro. “Aplico o batom com um pincel e vou puxando das bordas para o centro, fazendo um degradê. Deixam os lábios ainda mais volumosos”, garante a drag. 

01 1

6.
Skincare é a base de tudo

Como ficam horas e horas na montação, carregando make e carão, elas sabem que a preparação de pele é fundamental. É isso que permite que a maquiagem fique intacta, sem craquelar ou derreter ao longo do dia. Por isso, nem adianta comprar os produtos mais caros e tecnológicos se você não passar um “protetor solar e um bom primer antes de começar os trabalhos nessa carinha”, brinca Slovakia. Penelopy Jean concorda: “Tem que beber muita água, tem que fazer skincare, tem que dormir bem. É importante investir na tela que você vai pintar.”

7.
Entenda quem você é

“Para arrasar no visual na rotina, basta estar leve com você”, garante Márcia Pantera. O papo parece clichê, mas exige uma boa dose de disposição e comprometimento. É preciso discernimento e atenção para se (re)conhecer nesses tempos de excessos, em que a cada dia surgem um novo core e tendências mil. No fim, truque nenhum vale se você não se percebe nele. “Quando olho para trás, eu sempre estive muito feliz com o que usei. E acho que é sobre isto: vestir o que você gosta e fazer a sua própria moda”, recorda Márcia. No autoconhecimento, afinal, elas também são as rainhas: “Faça o que te der vontade. Blush chinelada? Pode. Olho tudo, boca tudo? Pode. Só máscara e balm? Pode. Tudo pode. Use seu corpo, sua maquiagem e seu estilo como uma arma de expressão. Experimente, viva, quebre as regras”, finaliza Penelopy.