Boca louca

O clássico batom vermelho é lindo, mas são tons como azul, cobre, verde, preto e até efeitos como o furta-cor e o degradê que têm viralizado no universo de beauté.

Quem gosta de beleza e tem uma conta no TikTok já deve ter, em algum momento, passado pela #LipCombo. Debaixo desse guarda-chuva, há uma profusão de vídeos de diferentes criadores de conteúdo com sugestões e tutoriais que vão de uma simples boca nude contornada de marrom para dar mais volume até um mix de lábios verde-menta combinado com lápis azul-cobalto e gloss para arrematar. São mais de 2,6 bilhões de publicações para todos os estilos. 

O fato é que, depois de um longo período focando-se nos olhos, a ousadia, as cores e a magia da maquiagem criativa finalmente estão descendo para a boca.

“Fico com a sensação de que, depois das máscaras, surgiu uma vontade maior de se expressar por meio dos lábios – uma vez que agora eles estão livres e podem ser vistos”, palpita Angélica Silva, maquiadora e influenciadora digital conhecida por seus looks dramáticos e por estar sempre antenada nas tendências mais quentes de beleza que pipocam pelas redes sociais. 

E ela está certa: embora conhecida por sua resistência frente a crises, a categoria dos produtos labiais, de fato, foi duramente impactada pela pandemia. “Com a obrigatoriedade do uso de máscaras chegando ao fim, esse mercado começou a dar sinais de recuperação à medida que o público foi renovando a sua relação com essa região do rosto, antes escondida”, avalia Bruna Ortega, account director no braço brasileiro da WGSN, uma das principais empresas de pesquisas de tendências do mundo.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por aoife (@aoifeartist)

 

Segundo o NPD Group – uma companhia estadunidense também especializada em pesquisas de larga escala –, houve um crescimento de 48% nas vendas de batons nos Estados Unidos, no primeiro trimestre do ano passado. Foi, inclusive, o segmento de beleza com melhor desempenho nesse período. De acordo com Bruna, há uma empolgação generalizada com o fim da pandemia que ainda segue em alta. “Em parte, é isso que está levando as pessoas a se arriscarem em visuais mais experimentais, a usarem a maquiagem como uma ferramenta de expressão, de liberdade”, continua.

“Acho que, hoje em dia, as pessoas têm um referencial muito maior de grandes figuras da cultura pop que também ousam, também arriscam. Isso ajuda, e há também uma nova percepção na beleza que vem se consolidando. São valores como diversidade e igualdade, que pautam esse novo momento”, opina Kátia Araújo, beauty artist embaixadora da MAC Cosmetics no Brasil, marca que acabou de lançar a linha Squirt – com glosses em tons “fora da caixa”, como verde-limão, azul-bebê e preto. 

Branca Moura, maquiadora editorial – que já assinou a beleza deste ensaio de beauté da ELLE View –, lista, por exemplo, uma série de influenciadores de fora do país que estão bombando nas redes devido a looks ultradisruptivos. “Vale a pena checar os perfis de @aoifeartist, @andreysebaoun, @jezzhill e @garancemurru”, indica. Ela também acredita que o boom dos produtos multifuncionais é uma das principais razões por trás dessa nova onda de cores menos convencionais nos lábios. “Se antes ficávamos restritos aos ‘tons de boca’ disponíveis nos batons das marcas mais tradicionais, atualmente há uma nova geração de empresas brasileiras, como Linha Bruna Tavares, Mona Cosméticos e Color Make, que não se limitam mais a essa paleta”, diz. O mesmo produto que vai nas pálpebras desce à boca – inclusive com 100% de segurança da perspectiva da formulação: desde o primeiro momento, esses lançamentos já são pensados para serem aplicados em qualquer ponto do rosto.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por NikkieTutorials (@nikkietutorials)

 

Ainda sobre as marcas brasileiras, Angélica destaca o comeback da Contém 1g, sob a batuta do grupo Sallve, da influenciadora e empresária Julia Petit. “Foi uma marca inteira pensada para trabalhar com cores de uma perspectiva diferente e mais ousada. Os produtos para os lábios, é claro, não ficaram de fora e contam com uma paleta superinteressante”, explica. 

Lá fora, quem tem chamado mais a atenção nesse sentido é a Half Magic, marca lançada pela maquiadora responsável pela série Euphoria, da HBO, Doniella Davy – aliás, confira um bate-papo da ELLE View com ela aqui! Os looks coloridos e brilhantes usados por atrizes como Zendaya, Hunter Schafer e Sydney Sweeney traduziram a maneira como a geração Z entende maquiagem e, por consequência, gerou um boom em cima de makes menos óbvios: todo mundo começou a querer entrar nessa onda. Mas, em geral, o foco estava sempre nos olhos.

“Já nos afastamos da glorificação do minimalismo na beleza e estamos mudando a maneira como nós nos expressamos com a maquiagem. O mais recente passo desse processo é a mudança de foco dos olhos para a boca. O que me alegra muito, uma vez que ela estava à escanteio há não muito tempo”, comemora Aoife Cullen, maquiadora britânica citada por Branca Moura como uma de suas referências no assunto. Ela é a inventora dos “weird lip combos” (“combinações estranhas para os lábios”). 

Foi sugerindo aos seus seguidores que eles radicalizassem nos lábios que ela fez a sua fama nas redes sociais. “Eu me filmei fazendo algumas experimentações nos lábios e postei nos meus perfis. Foi muito gratificante ver esse conteúdo chegar a tantas pessoas, porque esse é um processo muito importante para mim e virou parte da minha marca pessoal, de como meu trabalho é visto e reconhecido”, diz.

 

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por aoife (@aoifeartist)

 

Falando em virais, o lábio de fundo preto finalizado com glitter furta-cor, por exemplo, é um hit que é fruto desse novo momento. A influenciadora brasileira Adam Mitch bateu 365 mil visualizações no seu vídeo aderindo à trend, por exemplo. Já a holandesa Nikkie de Jager (mais conhecida como @NikkieTutorials), beira a marca de 9 milhões de visualizações com a sua releitura da tendência

Vale dizer que esse jeitão futurista das bocas do momento tem muito a ver com a estética Y2K, que remonta ao período do final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, em que a internet chegou e o futuro, enquanto conceito, parecia começar ali. Praticamente todos os entrevistados desta reportagem citaram o período como uma referência máxima para os visuais da vez.

Para fechar, vale dizer que o movimento “boca louca” não é uma tendência de nicho, ok? A top model Gigi Hadid já apareceu de boca cinzenta no CFDA Awards, a rapper Doja Cat fez um degradê listrado em preto para assistir ao desfile da Givenchy, a cantora Rita Ora apostou num azul-metálico durante a Semana de Moda de Paris e a atriz Stephanie Hsu (indicada ao Oscar 2023 por seu papel em Tudo em todo lugar ao mesmo tempo) foi ao MET Gala deste ano de batom preto também. Além do tapete vermelho, as passarelas engrossam o coro. Estamos falando do resort 2024 de Christopher John Rodgers e do inverno 2023 de Rodarte, Adeam, Kim Shui e Mugler. Ou seja: agora só falta você.