O K-power delas

Cinco girl groups sul-coreanas que estão fazendo barulho na música – e também na moda.

Não é de hoje que o K-pop vem ganhando espaço. A música produzida na Coreia do Sul, repleta de especificidades e altamente criativa, se tornou um dos gêneros que mais cresceram na última década, segue impulsionando a economia do próprio país e alcançando um número expressivo de fãs pelo mundo – tudo isso graças a nomes como BTS e BLACKPINK.

Nessa mesma esteira, há novos grupos, principalmente femininos, que estão assumindo o controle, conquistando fama internacional, batendo recordes nas paradas e, obviamente, atraindo o olhar atento das principais marcas de moda e beleza, de Loewe a Gucci, que passaram a disputar a presença deles em desfiles e campanhas.

Conheça quem está no hot parade e atualize sua playlist e seu mural de referências!

NewJeans

Ano de estreia: 2022
Integrantes: Minji, Hanni, Danielle, Haerin e Hyein
Gravadora: ADOR

Na contramão do que a indústria sul-coreana está acostumada a fazer, o grupo, cujo nome surgiu da ideia de ser tão atemporal quanto um bom par de calça jeans, foi lançado sem nenhum tipo de promoção e introdução prévia das integrantes – apareceu de surpresa com o single “Attention”, em julho do ano passado.

A estratégia criada pela ADOR, uma subsidiária do conglomerado de entretenimento HYBE (a mesma que detém os direitos sobre o BTS), funcionou tão bem que em pouco mais de um ano elas já apareceram várias vezes na parada Hot 100 da Billboard, se apresentaram no palco do Lollapalooza, em Chicago, e assinaram parcerias exclusivas com a Coca-Cola, a Apple e até mesmo com o desenho animado As meninas superpoderosas, além de entrarem para o Guinness como a banda sul-coreana mais rápida da história a atingir 1 bilhão de streams no Spotify.

Apostando na estética Y2K, o quinteto é hoje o rosto favorito das grifes, e suas integrantes são embaixadores globais da Gucci, Dior, Saint Laurent, Armani, Chanel e Burberry. 

Em março, a Levi’s também as nomeou em comemoração ao 150º aniversário do icônico modelo 501. “NewJeans é um grupo talentoso que olhou para o passado em busca de inspiração enquanto ousadamente estava desbravando seu próprio futuro na cultura pop”, disse à imprensa Chris Jackman, vice-presidente de marketing global de marca. 

O som mais recente das garotas é “Super shy”, presente no EP Get up, que já bateu mais 88 milhões de visualizações no YouTube e viralizou no TikTok.

NMIXX

Ano de estreia: 2022
Integrantes: Lily, Haewon, Sullyoon, Bae, Jiwoo e Kyujin
Gravadora: JYP Entertainment

Outro representante feroz da nova geração é o NMIXX, que pertence à mesma gravadora do TWICE, um girl group consolidado que existe desde 2015 e virá ao Brasil no começo de 2024 para dois shows no estádio Allianz Parque, em São Paulo. 

Mesmo com poucas músicas em seu catálogo, com destaque para as faixas “O.O” e “DICE”, o sexteto já mostrou que possui talento de sobra e está pronto para brilhar sob os holofotes.

No ano de sua estreia, elas foram nomeadas embaixadoras da Loewe, atualmente comandada por Jonathan Anderson. “É uma honra trabalhar com a Loewe. Estamos entusiasmadas por ter a oportunidade de trazer um toque NMIXX à moda de luxo”, afirmou o conjunto na época.

IVE

Ano de estreia: 2021
Integrantes: Yujin, Gaeul, Rei, Wonyoung, Liz e Leeseo
Gravadora: Starship Entertainment

Vencedor do prêmio de melhor canção do ano no MelOn Music Awards, uma importante premiação realizada na Coreia do Sul, pelo single “Love dice”, de 2022, o sexteto utiliza a contração de “I have” (eu tenho) como nome e busca reforçar a confiança que as integrantes têm em si mesmas. 

Com outros truques na manga, elas já emplacaram a contagiante “After LIKE”, música que utiliza sample de “I will survive”, de Gloria Gaynor, e “I AM”, que ganhou um luxuoso videoclipe, em que surgem dançando na asa de um jatinho particular e depois desfilam por uma pista de pouso – ambas se tornaram sucesso instantâneo no TikTok por causa de sua coreografia hipnotizante. 

No mundo da moda, a jovem Wonyoung, 19 anos, virou embaixadora da Miu Miu no final de 2021.

aespa

Ano de estreia: 2020
Integrantes: Karina, Winter, Giselle e Ningning
Gravadora: SM Entertainment

O quarteto fez uma estreia bem-sucedida no meio da pandemia e ajudou a popularizar o conceito de metaverso ao incluir avatares junto com as integrantes. Essa fusão entre o físico e o digital percorre quase toda a discografia das meninas e funciona como entrada do SM Culture Universe, uma espécie de universo compartilhado por todos os artistas da empresa. Seu nome, inclusive, é uma junção das palavras avatar, experiência e aspecto em inglês.

Já suas músicas têm uma forte influência do hyperpop, um estilo em que Pabllo Vittar e Lady Gaga já se inspiraram, e seus videoclipes sempre contam com elementos tecnológicos. 

Entre os principais hits estão “Next level” e “Savage”, cada um com mais de 200 milhões de views no YouTube. Em 2021, elas foram escolhidas por Matthew M. Williams para representar a Givenchy. “Como grupo, senti que a personalidade e o estilo de cada uma das integrantes se conectavam naturalmente com a sensibilidade da Givenchy”, disse o diretor criativo em um comunicado.

No começo de setembro, aespa aterrissou pela primeira vez no Brasil e esgotou os ingressos para uma apresentação única da turnê mundial Synk: hyper line. “Ficamos surpresas com o quão calorosos e apaixonados vocês estavam desde a abertura do show. Foi a plateia mais animada de todos os lugares que visitamos até agora”, revelou o grupo no palco.

A próxima novidade é um remix oficial do single “Better things”, que será produzido pela dupla brasileira Tropkillaz e deve sair até o fim de setembro.

LE SSERAFIM

Ano de estreia: 2022
Integrantes: Chaewon, Sakura, Yunjin, Kazuha e Eunchae
Gravadora: Source Music

Antes de mais nada, o nome escolhido pelo grupo é um anagrama de “I’m fearless” (sou destemida), e isso logo fica evidente quando você aperta o play em qualquer música delas.

Contendo ex-integrantes do Iz*One, outro grupo bastante popular entre os fãs, em sua formação, o LE SSERAFIM estreou no ano passado com altas expectativas, e todas foram cumpridas com excelência.

Com mais de 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify, elas se apresentaram no primeiro desfile pre-fall da Louis Vuitton, que aconteceu em abril na capital sul-coreana, e possuem uma colaboração com o lendário guitarrista e produtor musical Nile Rodgers, que já trabalhou com Diana Ross, David Bowie, Beyoncé e muitos outros.