Análise de dados, cool hunting ou bola de cristal?

Da pesquisa comportamental ao Google Trends, como a análise de dados está ligada às tendências de hoje ‒ e do futuro.

Nos dias de hoje, quem não quer ter uma bola de cristal para prever o futuro? Bem, parece que o Google Trends está mais perto disso do que pensávamos. Mas, calma, não completamente. Imagine poder saber o que está acontecendo na mente dos brasileiros em tempo real, a apenas alguns cliques de distância. É como ter uma bola de cristal digital para a análise de dados, em que você pode ver as tendências emergentes (pouco) antes mesmo de se tornarem mainstream.

Ainda não sabe sobre o que estou falando? Eu te explico! O Google Trends é simples e não tem segredo: basta digitar o que você quer pesquisar e ver as tendências, acompanhar seu crescimento ao longo dos anos, meses ou dias. Ah! E também é possível analisar as principais regiões que estão buscando pelo mesmo tema.

Pessoalmente, acho incrível como o Google Trends se tornou uma ferramenta essencial para qualquer pessoa interessada em entender o que está acontecendo no mundo ou simplesmente para curiosos sobre as mudanças na sociedade. A análise de dados oferecida por ferramentas como essa é uma mina de ouro. Em outras palavras, é como ter acesso aos pensamentos de milhões de pessoas em tempo real.

No entanto, o outro lado da história não necessariamente nos coloca um passo à frente. Veja bem, o Google Trends não tem o poder de prever tendências, ok? Ele simplesmente ajuda a entender como algo está se saindo na grande massa. Se as buscas estão aumentando, já não é uma previsão. Ainda assim, ele ajuda a criar um conteúdo mais focado e preciso.

GOOGLE TRENDS NA PRÁTICA

Que tal aproveitar a plataforma para saber o que está crescendo por aí? Pesquisamos pelo termo “moda” com a análise nos últimos 30 dias e notamos que, em pesquisas relacionadas, a busca por “cortes de cabelo curto da moda 2024” cresceu 2.800%. Outra pesquisa que surgiu ao digitarmos o tema foi “moda anos 60”, com um gráfico apontando um crescimento de 300% no último mês.

E dá para ir ainda mais fundo, direcionando sua pesquisa para termos como “calça”. Por exemplo, a “calça helanca” está em ascensão. Foi assim que descobrimos no ano passado que a “calça capri” seria o hit do mês. Ao notar o aumento nas buscas pela peça, trabalhamos em uma pauta temática que resultou em um dos nossos maiores acessos de 2023.

Você já deve estar se perguntando: “E aí, o que as fashionistas brasileiras estão pesquisando, segundo o Google?” Bom, boa parte delas você poderá conferir em nossas pautas diárias do site, mas abaixo trazemos alguns insights preciosos das últimas semanas.

Calça legging: pode não parecer, mas o item essencial no armário das adeptas do estilo athleisure (termo que mistura peças esportivas e casuais) está voltando aos dias de glória nas pesquisas do Google Trends. O motivo? Talvez a busca por uma vida mais saudável e prática!

Bota timberland: nada de torcer o nariz, hein? As buscas pelo calçado cresceram 80% desde começo de janeiro. Será que veremos muitos looks de inverno com ela? 

Meia-calça vermelha: tendência no Hemisfério Norte, o acessório colorido começou a ganhar a atenção entre as brasileiras. Apesar de uma procura ainda tímida, houve o aumento de 80% em fevereiro. Ela já pode ser apontada como uma grande aposta nos próximos meses.