De tempos em tempos, o mundo assiste ao nascimento de uma artista que desafia as normas e sacode a música pop. Com hits dançantes, composições com temática sáfica, performances eletrizantes e um estilo único de se vestir, esse é, definitivamente, o caso de Chappell Roan, cantora estadunidense de 26 anos que se tornou, em 2024, um dos nomes mais comentados da indústria.
Se na música Chappell é uma estrela em ascensão, na beleza ela já é um ícone. Suas maquiagens e seus penteados desafiam os papéis de gênero e a própria ideia do que é ou não atraente, deixando de lado elementos considerados “embelezadores” e usando-os como ferramentas de expressão artística. Seria mais estranho vê-la com a clássica combinação de olho esfumado e batom vermelho do que com o corpo todo pintado de cor-de-rosa.
Seus looks, criados especialmente para shows, eventos e programas de televisão, fazem referência a diversas expressões visuais – da cultura drag contemporânea ao movimento club kid dos anos 1980 – e incorporam diferentes personagens. Já a vimos subir no palco vestida de Estátua da Liberdade e dar entrevista com um visual inspirado em um cisne. Para isso, ela conta com a ajuda de um punhado de beauty artists conhecidos por seus trabalhos inovadores, como Donni Davy, maquiadora responsável pela beleza da série Euphoria (2019), da HBO, e Andrew Dahling, conhecido por seu trabalho com drag queens.
Como mulher lésbica, as escolhas visuais de Chappell – que fazem referência a partes da cultura LBTQIAP+ e quebram com a imagem do femme fatale atrelada às artistas femininas – carregam um enorme peso simbólico. É justamente por isso que sua chegada ao mainstream tem feito tanto barulho. Aqui fizemos um mergulho pela beleza tão potente da performer.
Foto: Getty Images
Mesmo quando a cantora usa elementos mais tradicionais da maquiagem, como o batom vermelho ou o delineado gatinho, ela dá um toque de ousadia ao look. Para a sua performance no festival Outside Lands, por exemplo, a magia ficou a cargo da sombra roxa com acabamento brilhante e das pedras aplicadas nos cantos dos olhos.
Foto: Getty Images
Na edição estadunidense do Lollapalooza deste ano, onde Chappell quebrou o recorde de público da história do festival, a artista subiu no palco vestida como se estivesse em um ringue de luta livre. Ainda que o delineado ultraelaborado seja o ponto alto da maquiagem escolhida para a apresentação, é interessante observar como ela reinterpreta algumas das tendências mais fortes do momento, como os lábios bem contornados, a sobrancelha apagada e o blush marcado.
Foto: Getty Images
A maquiagem é uma ferramenta de Chappell para dar vida a diferentes personagens durante suas performances. Para o Bonnaroo Music & Arts Festival, ela criou um visual que lembra uma boneca de pano. Na ocasião, ousou muito nas cores, trazendo uma combinação inusitada de vermelho, roxo e azul para os olhos e verde para as maçãs do rosto. Merecem destaque também as sobrancelhas (que foram apagadas e redesenhadas) e os cílios (que ganharam aplicações de tufos cor-de-rosa).
Foto: Getty Images
Já na sua apresentação no Kentucky Pride Festival, Chappell usou como referência o icônico visual de Divine, uma das pioneiras da arte drag. A maquiagem, criada por Andrew Dahling, consiste em sobrancelhas desenhadas bem arqueadas, um delineado gráfico grosso, uma sombra azul vibrante e lábios bem contornados em cor-de-rosa. No Instagram, ao compartilhar a foto do look, a cantora escreveu: “Inspirado em Divine, a mulher mais bonita do mundo”. Aliás, toda a banda de Chapell performou usando variações desse mesmo make.
Foto: Getty Images
A performer apareceu no palco do Governors Ball, em Nova York, vestida como nada menos que a Estátua da Liberdade. O corpo todo pintado com o verde característico do monumento serviu de base para Andrew criar uma maquiagem ultraelaborada. Nos olhos, um delineado com vários traços em preto e prateado e uma sombra com muito glitter. Para os lábios, um batom verde metalizado.
Foto: Reprodução/@chappellroan
Quem achava que os looks performáticos ficariam apenas nos palcos se surpreendeu quando viu a artista dar uma entrevista no The Tonight Show, do Jimmy Fallon, vestida de cisne. O destaque com certeza fica para as longas penas coladas nos cílios e nas unhas da cantora. O trabalho de maquiagem, também feito por Andrew, com o contraste entre o branco, o preto e o vermelho nos olhos, merece a atenção.
Foto: Reprodução/@chappellroan
Para o Coachella deste ano, Chappell Roan se transformou em uma borboleta. A maquiagem, feita por Donni Davy, é composta de vários elementos pelos quais a cantora já ficou conhecida: o rosto todo pintado de branco, as sobrancelhas cobertas e redesenhadas (dessa vez em rosa neon) e a sombra supermarcada. A maquiadora chamou o visual de “borboleta club kid”, uma referência à cena clubber dos anos 1980.