Muscle tee
A regata com ombreiras ganhou as ruas no final de 2019 e chegou ao mainstream em 2020, dando um toque ousado ao básico. Mas o hype passou rápido, e a peça, que parecia prometer tudo, é hoje raramente vista no street style.
Boca com glitter
A boca se tornou o ponto de destaque da maquiagem nos últimos tempos, com diferentes tipos de acabamento e cores inusitadas entrando em trends de beleza nas redes sociais. Uma delas foi o “glitter lips”, que, como o nome entrega, consistia em aplicar uma camada de glitter por cima do batom. Seja pela falta de praticidade, seja pela atual dominância do combo gloss + lápis labial, o acabamento com glitter nunca saiu das redes sociais.
Microbolsas
Estilosas, sofisticadas e… minúsculas! As microbolsas causaram controvérsia desde o momento em que apareceram, virando até memes na internet. Apesar de desfilar em grandes passarelas, como a de Jacquemus – que foi um dos responsáveis por popularizar a ideia –, a tendência acabou morrendo na praia por sua função quase nula.
Iluminador colorido
O blush iluminador cintilante em tons de rosa dominou a maquiagem nos últimos meses (obrigada, Sabrina Carpenter!), porém, o efeito luminoso em cores inusitadas, como o verde e o azul, não conseguiu cair no mainstream, mesmo garantido presença na temporada de inverno 2025 da SPFW.
Batom snob
Se você é um membro ativo da comunidade de beauté na internet, com certeza viu incontáveis publicações sobre a suposta volta do batom snob – o icônico rosa esbranquiçado com acabamento matte da MAC. Ainda que falar sobre o produto tenha gerado muito engajamento (afinal, todo mundo ama odiá-lo), a cor, pouco democrática, não gerou um verdadeiro desejo de consumo.
Cardigã cropped
A Geração Z tentou nos convencer de que o cardigã curtinho seria a peça indispensável de 2020 e, graças a Emma Chamberlain, até acreditamos por um tempo. Porém a tendência teve apenas cinco minutos de fama, desaparecendo tão rápido quanto chegou.
Piercing nas unhas
Argolas, correntes e pingentes: o piercing nas unhas parecia ser uma das grandes promessas no mundinho da nail art este ano. Mesmo que tenha conquistado as garotas mais ousadas, ele não conseguiu atingir um público realmente relevante – provavelmente pela dificuldade em fazer qualquer tarefa simples com unhas tão incrementadas!
Maquiagem 80’s
Nós bem que torcemos por um retorno triunfal do visual maximalista dos anos 1980, com sombras e batons ultracoloridos. Mas ele não aconteceu. Alguns looks mais vibrantes pipocaram nas redes sociais, sem que conseguissem tirar os holofotes da maquiagem natural, que tem dominado a beleza nessa década.
Sandálias puff
Bonitas? Sem dúvida. Fáceis de usar no dia a dia? Nem tanto! As sandálias acolchoadas, com tecido e tiras grossas, chegaram com tudo, mas não caíram no gosto. A tendência ficou restrita a um acessório fashionista que hoje vive apenas nas lembranças dos álbuns de fotos.
Mangas de tule
As blusas com mangas volumosas de tule até pareciam ter um bom potencial no mundo fashion, mas logo se tornaram um item restrito a um público bem específico: jovens, fãs do estilo romântico e, de certa forma, caricatas.