A loja da Dolce & Gabbana na 5ª Avenida é uma experiência. Para onde você olha, lá está o DNA italiano e opulento da marca. Nas araras, a extraordinária lingerie da grife se alinha com peças de alfaiataria que poderiam parar em pé sozinhas, no chão, de tão bem estruturadas. Nas paredes, o papel vinho com arabescos cintilantes, nos móveis, detalhes em dourados arrematam poltronas e pufes, onde as clientes podem se sentar para tomar uma taça de champanhe, enquanto funcionários da loja realizam seus pedidos. Luxo pesado.
Subindo as escadas, porém, existe um cenário diferente. No meio da loja – na parte dedicada a vestidos para noite –, em vez da mobília tradicional, cadeiras em fileira e um palco. Isso porque, sobre ele, em breve se apresentaria Gianluca Toniolo, CEO da Dolce & Gabbana Beauty – o homem por trás de um feito grandioso: é ele o responsável por fazer da grife a primeira na Itália a gerir sua própria linha de cosméticos. Em geral, todas elas funcionam por licenciamento – os makes e perfumes da Prada, por exemplo, são produzidos e distribuídos pela L’Oréal, já os da Gucci são executados pela Coty. “Nós tivemos a experiência de fazer os nossos cosméticos com outras empresas, mas a verdade é que não funcionou muito bem. Os produtos dessa categoria estavam muito distantes da nossa linguagem e, desde que recuperamos a operação, nossa missão tem sido fazer essa equalização”, diz o CEO durante seu discurso.
Essa história começou em 2023 com o lançamento de Devotion, fragrância cujo rosto é de ninguém menos que o da cantora Katy Perry. “Chamamos o Paolo Sorrentino (diretor italiano de cinema) para gravar essa campanha e o intuito era este: Itália, Itália, Itália. Tudo precisa aludir à nossa cultura”, explica.
Neste ano, globalmente, essa reconexão continua, e a primeira iniciativa é a reedição das fragrâncias K e Q. Com alguns ajustes muito pontuais, a perfumista Daphné Bugey conseguiu injetar força nessas pirâmides olfativas sem remontá-las completamente. Por exemplo, o “rei intenso” de Dolce & Gabbana tem uma abertura mais direta do que a sua primeira versão – aqui, a estratégia foi reduzir para amplificar: sobram apenas a laranja-sanguínea e o limão-siciliano. No coração, entra em cena o figo, dando peso e suculência ao perfume. Para fechar, na base, o couro deixa tudo mais sensual.
Já na versão feminina, o jasmim tradicional, que abre o perfume junto da laranja e o limão-siciliano, é o jasmim sambac absoluto, bem mais impactante. A cereja – um dos ingredientes mais importantes da composição – foi trocada pela cereja-negra. Isso resulta em uma fragrância mais encorpada, mais próxima das amêndoas, um pouco mais doce. Enfim, a cara da Dolce & Gabbana. Os dois frascos, inclusive, acabaram de chegar ao Brasil.
Ainda no mesmo evento, conhecemos de perto toda a linha de maquiagem da marca – por enquanto, sem previsão de lançamento no Brasil. Por lá, vimos de pertinho produtos como o Bergamot Glow Primer (que confere luminosidade controlada para a pele), o Blueberry Nutri-Tint (a base superlevinha da marca), o Mint Oil Lip Plumper (que dá volume aos lábios com sua fórmula refrescante) e a paleta de sombras Eye Dare You! (cuja embalagem é tão linda quanto qualquer clutch da grife). Além disso, tivemos o privilégio de assistir ao vivo a maquiadora Naoko Scintu aplicando todos os produtos em uma modelo para criar o novo look da Dolce & Gabbana. O veredito? Quando isso chegar em solo brasileiro, o hit é garantido. Esperamos ansiosamente!