Dez apostas de beleza para 2025

Que tudo se realize no ano que vai nascer! Aqui você confere o que tem de mais quente no mundinho de beauté e deve dominar as conversas e os nécessaires a partir de janeiro.

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Beleza política

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Batom Viva Glam, da MAC Cosmetics, que tem seus lucros revertidos para pesquisa sobre o HIV MAC Cosmetics

A máxima “tudo é político” também vale quando o tema é beleza. Ainda que os assuntos já estejam interligados, principalmente quando falamos sobre diversidade, em 2025 essa conexão deve ser maior. De acordo com a pesquisadora de tendências Nina Grando, pautas progressistas ganham mais visibilidade diante do crescimento da extrema direita no mundo todo. “Nesse cenário, os consumidores irão exigir que as marcas combatam injustiças sociais e ambientais e amplifiquem vozes marginalizadas, tanto dentro quanto fora de sua organização. Ativistas da área vão combater injustiças e expor o efeito devastador da cultura da beleza em nossa saúde mental e autoestima”, aponta um relatório do WGSN, empresa global de previsão de tendências.

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Make it glam

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Boca metalizada, olhos contornados com lápis coloridos: chegou a hora do glam! Nicole Heiniger

Olhos marcantes, delineado metalizado, lábios com diferentes acabamentos… Se os últimos anos foram das “clean girls”, 2025 promete de fato ser uma virada para quem gosta de ousar um pouco mais na maquiagem. Angelica Silva, criadora de conteúdo e expert em trends de beleza nas redes sociais, cita as sombras com muito brilho, os acabamentos multicromáticos e os pigmentos prensados metálicos como destaque. “Na última temporada de moda internacional, dois looks criados por Pat McGrath com o metalizado apontam para a tendência: os delineados suspensos feitos para a Loewe e os contornos de lábios para a Miu Miu”, reforça a maquiadora e pesquisadora de beleza Vanessa Rozan.

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Nasci pronta

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Texturas naturais e volume máximo! Juliana Rocha

Ainda que em 2024 tenha se falado muito sobre como algumas crespas e cacheadas estavam voltando a alisar os fios, de acordo com os últimos relatórios de tendências, esse não deve ser o fim dos cabelos naturais – pelo contrário, eles devem seguir em alta. “Até o volume e o frizz serão vistos como características fashionistas”, aposta o beauty artist Celso Kamura. Rafael Bertolucci, hair stylist do Studio W, faz a mesma previsão, ressaltando os cortes e finalizações que dão textura aos fios e têm pouco compromisso com a “arrumação”. Essa tendência também deve estar presente nos lançamentos de produtos, com “marcas locais trazendo fórmulas naturais eficazes, saudáveis e ideais para diversas necessidades específicas”, aponta o WGSN, se referindo aos fios crespos e cacheados.

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Skincare inteligente 

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2025 é o ano do skincare personalizado Shiseido

De acordo com o relatório anual de tendências da Mintel, fornecedora global de pesquisas de mercado, as pessoas querem ter menos trabalho quando o assunto é beleza. Isso significa rotinas de skincare mais minimalistas e inteligentes, permeadas por produtos com eficácia comprovada. “Os consumidores vão assumir as rédeas de suas próprias rotinas, raqueando práticas tradicionais, abraçando inovações biotecnológicas e usando a inteligência artificial para resultados personalizados, com ênfase em individualidade e saúde da pele a longo prazo”, diz Andrew McDougall, diretor de beleza da Mintel, em comunicado publicado na Cosmetics Design.

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O glow, de novo 

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Lily-Rose Depp na campanha de maquiagem da Chanel Chanel

Enganou-se quem achava que a pele com acabamento iluminado estava com os dias contados. Ela deve seguir com a mesma popularidade dos anos anteriores, mas com algumas características novas – pelo menos é o que apontam as passarelas das últimas temporadas. “O acabamento não é gliterinado, metálico, cintilante ou glossy. Ele traz um viço que é quase como se você tivesse aplicado um hidratante por cima da maquiagem. É aquele glow de uma pele bem cuidada”, explica Vanessa. De acordo com a expert, o efeito pode ser conquistado aplicando um bálsamo, ou até mesmo vaselina sólida, nos pontos altos do rosto. 

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Wellness 2.0

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Vibradores de diferentes tipos são uma resposta à nova demanda por bem-estar sexual João Ávila

Desde a pandemia da covid-19, o conceito de bem-estar, juntamente com o autocuidado, ganhou o mainstream, alavancando a venda de máscaras faciais, suplementos e até vibradores. Em 2025, o assunto deve continuar em alta, porém com novos contornos. De acordo com a Mintel, as marcas vão explorar a união entre a beleza e a neurociência, propondo rotinas de cuidado que “evoquem a sensação de tranquilidade de estar em um retiro nas montanhas ou a serenidade da natureza através de fragrâncias e texturas”. O WGSN faz a mesma previsão, trazendo o conceito de “quantum wellness”, que inclui produtos e serviços que tenham uma visão mais holística, cuidando do físico, do mental e do espiritual. 

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A hora e a vez dos terrosos
 

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Tons de marrom ganham a vez nos cabelos Nicole Heiniger

Quando o assunto é a coloração de cabelo, os experts apontam para um único caminho. “Com as pessoas buscando mais proximidade e conexão com a natureza, os tons terrosos e quentes devem ganhar destaque”, diz Rafael. O hair stylist cita como exemplo os acobreados e os loiros com fundo dourado, que trazem uma energia mais “solar” ao visual. Celso Kamura aponta para a mesma direção, adicionando os tons de café e cappuccino à equação. “O foco são as cores com baixo contraste e mais naturalidade”, explica. 

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Ancestralidade atualizada

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O Breu é uma resina ancestral da Amazônia está no core da Costa Brazil, marca do brasileiro Francisco Costa Costa Brazil

Na busca por uma vida com mais conexão, as pessoas devem começar a olhar com mais atenção para o passado, buscando resolver questões atuais com técnicas antigas. De acordo com o WGSN, buscaremos formas mais gentis de olhar para a beleza e para a saúde, celebrando tradições e rituais familiares, especialmente os tidos como “femininos”. “Os holofotes se voltam para práticas consagradas pelo tempo, sistemas de conhecimento alternativos e visões que coloquem a natureza em primeiro lugar”, descreve a empresa em sua apresentação anual de tendências. Nesse sentido, segundo o relatório da Mintel, as marcas devem continuar olhando para a sustentabilidade, buscando soluções eficientes que também priorizem a responsabilidade ambiental. 

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Cílios em foco

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Cílios diferentões pintaram pelas passarelas e têm tudo para continuar em alta Hick Duarte

O crescente interesse do mundinho da maquiagem pelos cílios não é exatamente novidade: desde 2023, as semanas de moda internacionais têm dado destaque a eles. A tendência, porém, começa a chegar ao grande público, especialmente com máscaras de cílios coloridas ganhando popularidade. “Tanto os tons mais sóbrios, como vinho, marrom e azul profundo, quanto os vibrantes, como rosa e lilás, chamam a atenção. As versões com glitter também começam a ganhar espaço”, comenta Angélica. 

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Durma enquanto eles trabalham 

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Coleção de pijamas da influenciadora Thai de Melo para a Hering Intimates Hering

O burnout chegou para o burnout: com níveis de estresse maiores do que nunca, as pessoas devem, finalmente, priorizar o descanso. De acordo com o WGSN, até 2026, a cama se tornará uma “zona de bem-estar”. Isso significa, principalmente, buscar um sono de qualidade com ajuda de técnicas e produtos desenvolvidos especialmente para agir enquanto dormimos – no futuro, isso inclui, de acordo com a empresa, até roupa de cama com ativos que melhoram a qualidade do sono. Por enquanto, cosméticos noturnos para pele e para o cabelo ganham espaço no mercado e rituais de beleza complexos, feitos especialmente para irem para a cama com a gente, já começam a viralizar no TikTok.