Arranjo de mesa: 6 ideias criativas e simples para replicar
Pães, frutas e utensílios que todo mundo tem em casa podem compor a decoração da mesa de maneiras surpreendentes.
Nunca nos reunimos tão pouco ao redor da mesa na hora de fazer uma refeição. Comer cada um em um canto, com sua própria tela, virou prática comum, mas isso não precisa – nem deve – ser a regra.
Para criar momentos especiais, vale usar a criatividade e investir em uma mesa perfeita para estimular o olho no olho, o diálogo e curtir a companhia de quem a gente gosta.
Caprichar nas louças, toalhas, flores e velas sempre é um caminho, mas muitos floristas e set designers pelo mundo têm colocado em prática ótimas ideias de arranjo de mesa usando itens bem simples, que proporcionam um resultado capaz de roubar a atenção de qualquer telinha de celular. Confira algumas inspirações a seguir.
Pão de festa

Foto: Instagram / @ohmariaflores
Ir à padaria e comprar pão pode ser uma ótima saída para preparar uma mesa inesquecível e fora do comum, como prova o Studio OhMaria Flores, de Lisboa, Portugal. Tudo que você vai precisar é de pães variados de diferentes tamanhos e um saquinho de palitos de churrasco para unir os diferentes pedaços e formatos. Você pode ainda utilizar pedaços de pão como base, transformando-os em castiçais, que ficam especialmente bons com velas brancas ou em tons de marrom e bege.
Arranjo de mesa com kenzans

Foto: Instagram / @idangilony
Se a ocasião vai reunir mais de 10, 15 ou 20 pessoas em casa, uma dica surpreendente é preparar uma mesa apenas com comidinhas e diferentes pratos para todo mundo se servir informalmente. Para deixar tudo ainda mais elaborado, você pode recorrer aos kenzans, que são pequenos suportes de metal com agulhas para prender a haste da flor, vendidos em lojas florais e pela internet. Você pode usá-los para fazer apenas um centro de mesa ou espalhar por toda a área do tampo, usando flores como antúrios, copos de leite, calas ou rosas para criar um clima perfeito, seja para algo mais diurno ou para a noite, moderno ou romântico. O artista Idan Gilony, de Berlim, tem feito muitas mesas desse tipo.
Leia também:
Festa em casa: 10 ideias de decoração para Halloween
Feira livre

Foto: Instagram / @metatopy
Frutas e legumes podem compor incríveis caminhos de mesa. Para isso, existem duas modalidades: utilizar apenas um tipo de fruta ou fazer uma composição sortida, criando uma paleta multicolorida, como esta montada pelo estúdio Metatopy, de Madri. Para ajudar no equilíbrio de cores, você pode começar pelos tons de vermelho, seguindo para tons alaranjados e só depois ir ao verde e amarelo.
Se preferir investir em um único tipo de fruta, uma mesa só com maçãs, pêssegos e ameixas, por exemplo, fica linda. Nesse caso, uma dica bem legal é criar pequenas ilhas de frutas. Para conseguir um efeito empilhado, a técnica é simples: utilizar palitos de churrasco quebrados em pedaços menores.
Leia também:
Como decorar a sua mesa de Natal com estilo e gastando pouco
Arranjo de mesa com flores e frutas

Foto: Instagram / @saints.flowers
É possível que em casa você não tenha vasos menores e mais baixos que possam ir para a mesa. Nesse caso, as frutas podem funcionar como uma ótima base para que as flores sejam apoiadas, como neste arranjo de mesa montado pelo studio britânico Saints Flowers para um brunch da Soho House. Algumas frutas excelentes que podem ser usadas como base são melancia, limão, laranja, tangerina e mamão. Nesses casos, o ideal é escolher flores com hastes mais firmes, como cravo, tulipas, antúrios e cravinhos, e preparar a mesa com, no máximo, duas horas de antecedência. A depender da espécie de flor escolhida, você pode usar palitos de churrasco para deixar a haste mais resistente e facilitar na hora de fixar na fruta.
Despojado de caso pensado

Foto: Instagram / @leahverwey / @madrelinen
Montar uma mesa informal com camadas sempre é um charme e funciona muito bem para um serviço de buffet, com as comidas dispostas para que os convidados se sirvam aos poucos. Enquanto de um lado você pode colocar algumas comidinhas para petiscar, do outro, você pode apostar em um arranjo simples com flores, algumas frutas soltas, e assim por diante. Para dar movimento à composição, uma dica é utilizar apoios sob o tecido, como pilhas de livros e potes invertidos, criando diferentes alturas na composição.
Boas invertidas
Foto: Instagram / @colinking

Criar diferentes alturas na composição, por sinal, sempre deixa a mesa mais divertida. E você não precisa, necessariamente, ter peças exclusivamente separadas para isso, como pratos com pé. Uma dica bem útil na hora de fazer um arranjo de mesa é usar copos e taças invertidos, como sugere o stylist de interiores Colin King, para apoiar frutas, cacho de uvas, pequenas velas e biscoitos, e até mesmo outras taças.
Para finalizar, seja com poucos ou muitos recursos, o importante é lembrar que mesa é lugar de afeto, de acolhimento. Um lugar para se sentir bem e livre para se expressar como quiser. Independentemente do tipo de prato, da toalha, da possibilidade de comprar flores ou não, sentar à mesa é uma chance para estabelecer um laço importante de convívio com a família ou amigos. Como diz a autora e pesquisadora Devi Titus, se é em casa que o coração se forma, é ao redor da mesa que o coração se conecta.
Leia também:
10 ideias para montar uma linda mesa posta de Páscoa
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



