Como é a experiência de fazer um safári em uma reserva sul-africana
Na Madikwe Game Reserve, o Jaci’s Lodges oferece uma imersão real na natureza.
Uma manada de elefantes mata a sede em um riacho. Filhotinhos, adolescentes e adultos, eles mergulham a tromba na água barrenta e levam com muita precisão e graça o líquido à boca. O grupo olha a cena, encantado. Então, um elefante macho se aproxima e encara os humanos. Ele é imenso e parece ainda maior quando abre as orelhas enormes. A guia pede para todos ficarem quietos, para mostrar que entendemos o recado: é ele que manda e o show acabou. Batemos em retirada.
A cena impressionante, presenciada no nosso último dia de hospedagem no Jaci’s Lodges, foi uma bela despedida da Madikwe Game Reserve, no noroeste da África do Sul, já na fronteira com Botswana. Foi também um lembrete: por mais à vontade que você se sinta em meio ao conforto e ao luxo oferecido pelo resort, somos hóspedes da natureza. A infraestrutura é impecável, as acomodações são incríveis, mas a fauna e a flora ao redor não são pasteurizadas e são elas que ditam as ordens no pedaço. E esse, justamente, é o grande encanto da experiência de um legítimo safári.
Elefantes bebem água no riacho: cena inesquecível.
Foto: Divulgação
A quatro horas de estrada de Johannesburgo, a Madikwe é a quinta maior reserva do país. Seus 75 mil hectares exibem paisagens diversas, como savanas, bosques, montanhas e rochas, que abrigam cerca de 60 espécies de mamíferos, incluindo os chamados Big Five (leão, elefante, rinoceronte, leopardo e búfalo), além de mais de 300 espécies de aves.
Leia também:
Por que Capetown merece entrar na sua lista de viagens dos sonhos?
A Safari Suite tem piscina e área de fogueira privativas. Foto: Divulgação
Nesse território, estão instaladas as 33 acomodações do Jaci’s Lodges, projetadas para atender a diferentes perfis de visitantes. Há a Safari Suite, ideal para famílias, que recebe até oito pessoas e oferece piscina privativa, área para relaxar ao redor de uma fogueira e deck com vista para o rio Marico. Outra opção são os lodges no estilo glamping, com telhado de palha e paredes de pedra, lona e alvenaria.
Starbed Suíte: cobertor de estrelas. Foto: Divulgação
Quem quiser uma dose extra de romance pode optar por uma das duas Starbed Suites, que, como o nome entrega, têm uma cama no rooftop, rodeada por lamparinas, onde é possível dormir sob um céu absurdamente estrelado (também há uma cama no interior da suíte, para quem preferir não passar a madrugada ao ar livre). Mas se você quiser ficar realmente imerso na natureza, a pedida é o Tree Lodge. Construídas sobre palafitas, em meio a um bosque, as oito suítes do Tree Lodge seguem o estilo casa na árvore e são perfeitamente integradas ao cenário natural.
Tree Lodge: pertinho da natureza. Foto: Divulgação
Todas as opções de acomodação incluem dois safáris por dia. Um pela manhã (com direito a café em meio à savana) e outro no pôr-do-sol – dessa forma, os visitantes têm a chance de avistar tanto os animais com hábitos diurnos quanto aqueles que se preparam para caçar à noite. Os passeios são feitos em veículos robustos com teto de lona e as laterais abertas. E pode apostar: você vai voltar com histórias para contar. Nosso grupo avistou leões majestosos a cerca de dez metros de distância, zebras e girafas circulando pertinho do carro, um guepardo mostrando toda a sua velocidade e, em um dos momentos mais emocionantes, tivemos que sair de cena rapidamente para fugir de uma mamãe rinoceronte.
Rinoceronte: com ele, não se brinca. Foto: Divulgação
O Jaci’s Lodges oferece ainda atividades adicionais, como passeios de observação de aves, visitas a comunidades locais e inesquecíveis jantares sob as estrelas. A gastronomia, por sinal, é outro destaque do resort, com pratos da cozinha internacional e receitas típicas, como o fufu, massa que pode ser feita de farinha de milho, arroz ou mandioca, e é saboreada aos bocados, com as mãos, mergulhada em densos caldos.
Refeições ao ar livre fazem parte das experiências do Jaci's Lodge. Foto: Divulgação
Entre aventuras, luxos e cenas de cinema, os dias na reserva são intensos, e o descanso em uma ultraconfortável cama king size é nada menos do que uma bênção. Talvez você se surpreenda ao acordar na companhia de alguns insetos no lençol pela manhã, mesmo com a proteção das telas e cortinas. Mas tome isso como mais um lembrete: na Madikwe Game Reserve, a natureza é quem manda.
A editora de moda Suyane Ynaya viajou à Madikwe Game Reserve a convite do Jaci’s Lodges e da South African Airways.
LEIA TAMBÉM:
BORA VIAJAR? SAIBA QUAIS SÃO OS DESTINOS MAIS DESEJADOS DE 2024
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes