• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR C6 BANK

Em parceria com o C6 Bank e a Mastercard, a ELLE BRASIL apresenta quinzenalmente uma curadoria de dicas inspiradoras para o fim de semana. Desta vez, o tema é o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado desde 1973 em 5 de junho como uma espécie de chamado para questões urgentes do nosso planeta. Liderada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a data tem como mote neste domingo “Uma Só Terra”, para destacar a necessidade de se viver de forma sustentável em harmonia com a natureza. Com a participação de mais de 150 países, a ideia é que esta seja uma plataforma global para impulsionar mudanças positivas – atitudes coletivas e individuais, já que cada um também pode fazer a sua parte no dia a dia.

Desde 2020, o C6 Bank – banco 100% digital presente hoje na vida de 15 milhões de pessoas – compensa as emissões de CO2 de sua operação administrativa por meio da compra de créditos de carbono do Projeto Fortaleza Ituxi, localizado no sul da Amazônia. O banco também integra a Rede Brasil do Pacto Global, idealizado pela ONU – a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo.

PUBLICIDADE

Aqui, listamos marcas, apps e outros projetos para quem quer se aprofundar no tema e busca ações na prática, como o consultor e escritor André Carvalhal – que também compartilha suas dicas de livros sobre o assunto.

1. PARA LER: autor de best-sellers como Moda com propósito e Viva o fim: Almanaque de um novo mundo, que foi finalista do Prêmio Jabuti em 2019, André Carvalhal lançou no ano passado Como salvar o futuro. O livro traz reflexões sobre questões que a pandemia evidenciou – mudanças de hábitos praticadas hoje, que podem salvar o futuro do planeta.

Aqui, Carvalhal indica dois livros de outros autores:

• Justiça Climática (Editora Civilização Brasileira): “Um livro escrito por diversas vozes, reunidas por Mary Robinson, que nos conta sobre os efeitos das mudanças climáticas e como podemos agir para resolver os problemas que nos cercam. Um sopro de esperança diante do grande desafio que temos."

• A Vegetariana (Todavia Livros): “Apesar do título, o vegetarianismo não é o foco principal desta obra de ficção escrita pela sul-coreana Han Kang, que trata sobre os nossos hábitos e comportamentos, sobre aquilo que consideramos ‘normal’ e sobre as opressões diárias que determinados grupos vivem e colocam em risco a nossa vida na Terra.”

PUBLICIDADE


2. PARA MUDAR A ROTINA: reunimos três aplicativos para ajudar a tornar o dia a dia mais sustentável.

Foto: Noah Buscher/Unsplash

Cataki: com a ajuda do app, é possível encontrar o catador de materiais recicláveis mais próximo de você e agendar uma coleta. Ao utilizá-lo, você contribui com o meio ambiente e fortalece o trabalho dos catadores. Ainda estão listados no aplicativo cooperativas, ferros-velhos e ecopontos.

Plant For the Planet: indivíduos, empresas e escolas podem se juntar à plataforma para criar um contador de árvores. Você pode registrar árvores que plantou ou fazer doações para organizações de plantio ao redor do mundo.

EcoHero: ajuda a rastrear as suas atividades (refeições, transporte, uso de água) e descobrir a sua pegada ecológica. Com seus resumos mensais, você pode ver o impacto de mudanças aplicadas no dia a dia.


3. PARA CONHECER: o Acqua, cartão do C6 Bank que é feito com PLA, material biodegradável desenvolvido a partir do amido de milho. Lançado no ano passado, ele simboliza o compromisso do banco com a sustentabilidade e o meio ambiente – e pode ser solicitado por qualquer cliente pessoa física.

Já calculou a sua pegada de carbono? Diversos sites disponibilizam uma calculadora para você descobrir a sua pegada de carbono e quantas árvores deveria plantar para compensar essas emissões, como a plataforma Carbonext. Clientes do C6 Bank podem usar seus pontos Átomos (como são chamados os pontos que não expiram do programa oferecido pelo banco) para comprar créditos de carbono na C6 Store. Os recursos arrecadados são usados na preservação ambiental da Região Amazônica, em parceria com a Carbonext.

PUBLICIDADE


4. PARA PARA AS CRIANÇAS: três livros infantis que falam sobre o meio ambiente, para despertar a consciência sobre o assunto desde cedo.

Azul e lindo planeta terra, nossa casa (Editora Salamandra), de Ruth Rocha e Otavio Roth: escrito por uma das mais celebradas autoras de publicações infantis do país, o livro fala sobre a importância de se preservar a casa de todos nós – o planeta Terra.

Plantando as árvores do Quênia (Editora SM), de Claire A. Nivola: o livro narra a história da primeira mulher africana a receber o Nobel da Paz – a ambientalista queniana Wangari Maathai, fundadora do movimento Cinturão Verde. A autora e ilustradora Claire A. Nivola conta os principais momentos dessa história, a começar pela forte ligação de Wangari com a natureza.

• O quintal da minha casa (Companhia das Letrinhas), de Fernando Nuno: nesta história recheada de belas ilustrações, o leitor é convidado a pensar sobre nosso planeta e o que podemos fazer para que sua natureza não seja completamente destruída.



5. PARA ASSISTIR: o documentário Mission Blue retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. Uma das maiores autoridades no assunto, Sylvia, 86 anos, tem como missão de vida a luta pela preservação marinha – e é pura inspiração. O filme está disponível na Netflix.


6. PARA DESEJAR: uma curadoria de marcas de moda que aliam práticas sustentáveis e estilo.


• Insecta Shoes: marca de moda vegana e ecológica, com produtos 100% feitos no Brasil. Foi a primeira marca de sapatos do país a ganhar a certificação de Empresa B, que atesta os mais altos padrões de impacto social e ambiental.

• Flavia Aranha: referência em tingimentos naturais, desde 2016 também é certificada pelo Sistema B. Suas roupas abraçam o corpo, com poesia.

• Renata Buzzo: a marca vegana é adepta do slow fashion e trabalha com peças únicas, produzidas de forma artesanal.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.