Cadernos de uma parisiense: 5 lugares incríveis para conhecer perto de Paris
Vai uma escapadinha aí? Faça como os franceses e explore as surpresas escondidas nos arredores da Cidade Luz.
Paris é quase inesgotável em termos de coisas para fazer, mas é muito bom também fazer algo que os parisienses amam: dar uma escapada da capital. Uma “escapade” é aquela fugidinha rápida que conhecemos em português. Aqui, selecionei 5 lugares incríveis perto de Paris. A região do Vale do Loire exibe castelos e concentra parte da carta de vinhos, espumantes e champanhes famosos por aqui. Ah, escolhi ainda ir até Nancy, outra cidade histórica, com um delicioso restaurante de um chef estrelado pelo Guia Michelin. Dá para ir só para almoçar lá e voltar para Paris. Vem conferir!
Nas rochas
O Les Hautes Roches é um hotel troglodita, ou seja, os quartos são incrustados nas rochas Foto: Divulgação
Bem perto de Paris, a uma hora de trem, chegamos a Les Hautes Roches, um hotel pequeno, charmoso e incrível, à beira de uma falaise. Ele é o que se chama de hotel troglodita, pois seus quartos são incrustados nas pedras, e as dependências fazem parte de um antigo mosteiro criado no século 8. Uma aventura e tanto para quem (como eu) gosta de aguçar os sentidos! Os quartos são amplos, sem ar-condicionado no verão, pois, segundo eles, as pedras guardam o frescor e fazem com que o hóspede se sinta em uma viagem ao passado. O melhor de tudo? A comida! O restaurante é bárbaro, com a assinatura do chef Hervé Lussault (foi lá que comi a melhor pavlova da vida, enquanto degustava um vinho Vouvray bem geladinho, safra 2016). Ah, para completar, o lugar tem uma relação com a moda: a parte nova do hotel foi toda decorada pelo estilista francês Alex Mabille.
Les Hautes Roches: 86, Quai de la Loire, Rochecorbon.
Leia também:
Do museu ao brechó, 6 lugares especiais para conhecer em Paris
Por falar em Vouvray
A cave Brédif é um encontro com um ambiente medieval e vinhos do século 19
Foto: Ana Garmendia
Essa cave do século 10 fica exatamente ao lado do hotel Hautes Roches. Então, se você ama vinho e for se hospedar por lá, vale se programar para fazer uma degustação. A casa foi criada em 1893 pela família Brédif e tem, pasmem, 2 km de galerias trogloditas, ou seja, escavadas nas pedras. Algo único! A produção é, majoritariamente, de Vouvray, mas eles também têm denominações vizinhas, como Chinon, Bourgueil, Saint-Nicolas-de-Bourgueil e Touraine branco e tinto. Outra especialidade é o Nectar Marc Brédif, uma vinificação a partir de uvas de colheita tardia em safras excepcionais. Há também a Vigne Blanche, um vinho branco seco exclusivo da casa. Ah, é possível comprar ainda vinhos de 1874, o ano mais longínquo que a Brédif possui. Um verdadeiro templo de Baco.
Brédif: 87, Quai de la Loire, Rochecorbon.
LEIA TAMBÉM:
2 RESTAURANTES EM PARIS E OUTROS 4 LUGARES CLÁSSICOS PARA CURTIR A CIDADE
No campo
O Château de Courban foi erguido sobre as ruínas de um castelo destruído durante a Revolução Francesa. Foto: Divulgação
Essa viagem já começou incrível: o proprietário do Château de Courban, Pierre Vandendriessche, me buscou na estação de trem com seu carro conversível, e eu me senti dentro de um filme, com os cabelos ao vento, enquanto observava a paisagem maravilhosa na região da Bourgogne, próxima a Champagne e Chablis. Chegando lá, encontrei um hotel-pousada com uma decoração bem vintage, feita pelo próprio Pierre, que é decorador e resolveu mudar de vida, escolhendo a região para viver com a mulher e os filhos. Sobre a construção: ela foi erguida sobre as ruínas de um castelo destruído durante a Revolução Francesa. Passei uma noite no château, tomei banho de sol na linda piscina e apreciei muito o ar fresco do campo. É um lugar muito romântico e procurado por casais. Mas se você for sozinha como eu, não vai deixar de aproveitar: fica a dica de que esse lugar tem um spa da Nuxe, para dar aquele glow e relaxar.
Château de Courban:7, rue du Lavoir, Courban.
Entre os castelos e os vinhedos
O Auberge des Templiers visto de cima: o hotel parece um clube pelo seu espaço comum, suas acomodações e o serviço estrelado. Foto: Divulgação
O Auberge des Templiers é praticamente colado em Paris, a uma hora de trem. Quase um clube, esse antigo pouso para caçadores da região tem quartos circundados por uma área verde. Fiquei em uma grande suíte, com lareira, sala de estar e um banheiro incrível, com sauna e hidromassagem – dá para passar o dia descansando. Saindo do quarto, você pode curtir a piscina e o spa da Orlane, ou seja, não faltam oportunidades para relaxar e se cuidar. Há ainda o restaurante com menu assinado pelo incrível chef estrelado pelo Guia Michelin, Kevin Stroh, um dos melhores, se não o melhor, que já conheci.. Para quem vai atrás dos famosos castelos e quer aproveitar a região do Vale do Loire, vale dar uma escapada na região de Sancerre e explorar os vinhedos, e depois esticar a experiência até a Bourgogne, na cidade de Chablis, para curtir o famoso e delicioso vinho branco!
Auberge des Templiers: N7, 45290 Boismorand.
É logo ali: um restaurante imperdível perto de Paris
Charles Coulombeau é o chef do la Maison dans le Parc, um restaurante delicioso em Nancy, pertinho de Paris Divulgação
A ideia é a seguinte: ir logo ali, em Nancy, almoçar no restaurante La Maison dans le Parc e voltar. E foi exatamente o que eu fiz: peguei um trem e fui conhecer o trabalho do chef Charles Coulombeau. No verão, o terraço fica aberto, e a vista para o parque é repousante. Desde que assumiu lá, esse jovem chef começou a receber prêmios. Com apenas seis meses de funcionamento, o restaurante foi reconhecido com uma nota de 15,5/20 e recebeu três toques (o chapéu de cozinheiro) do Gault & Millau. Em 2022, levou uma estrela Michelin e o prêmio de acolhimento e serviço no salão. É bom fazer reserva e se informar sobre a programação, pois Coulombeau realiza frequentemente jantares a quatro mãos, onde chama grandes chefs para pilotar a cozinha com ele. Eu adorei!
La Maison dans le Parc: 3, Rue Sainte Catherine, Nancy.
LEIA TAMBÉM:
MARTE RETRÓGADO CONVIDA A OLHAR PARA AS PRÓPRIAS EMOÇŌES
Ana Garmendia é jornalista e correspondente da ELLE em Paris. Reside na capital francesa há 18 anos e é apaixonada por caminhadas, fotografia e pela exploração de lugares que refletem moda, história, cultura e gastronomia. Nesta coluna, ela compartilha suas experiências e revela segredos, descobertas e preferências na Cidade Luz.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes