Marte retrógrado convida a olhar para as próprias emoções
Saiba como esse movimento, que só acontece a cada dois anos, pode influenciar sua vida nos próximos meses.
A partir desta sexta, 6 de dezembro, até o dia 23 de fevereiro, Marte, o planeta guerreiro, passa em movimento retrógrado pelos signos de Leão e Câncer. Mais precisamente, de 6 de dezembro a 6 de janeiro ele transita por Leão, o brilhoso, e a partir daí até 23 de fevereiro passa por Câncer, o emotivo.
Antes de mais nada, alguns pontos para relembrar:
– Nenhum planeta inverte o seu sentido de direção. A retrogradação se trata de uma ilusão de ótica a partir do nosso ponto de vista daqui da Terra.
– Uma retrogradação não precisa ser levada como uma fase de desgraça. Pelo contrário: pode ser aproveitada como um período útil de revisão, check-up geral e alinhamento de percurso.
Leia também:
Marte nos signos
O movimento de Marte retrógrado não é muito corriqueiro. Só acontece a cada dois anos, aproximadamente. Marte está ligado ao arquétipo do guerreiro, que é composto por qualidades como força, vitalidade, coragem, garra, ação e foco.
No mapa astral, a sua posição descreve para onde e como você se movimenta, o que te atrai e o que te move.
Em desequilíbrio, essas características se manifestam como covardia, paralisação, reações explosivas e dificuldade de resolver assuntos.
Todos nós temos pontos para resolver para deixar nosso movimento na vida mais fluido e tranquilo. Na retrogradação, lapidamos a habilidade de usar a nossa energia, para que consigamos realizar nossas conquistas de modo mais harmonioso. A retrogradação é um bom período para se olhar e perceber se carregamos julgamentos e paradigmas que inibem o fluxo da nossa força.
Preste atenção às emoções e reações
Toda emoção diz algo para nós. Quando ficamos bravos com alguma coisa, isso quer dizer que algo está cruzando os nossos limites. Existem diversas maneiras de resolver o problema, desde gritar até enviar um bilhete. Tudo depende do nosso estado e da nossa experiência.
Leia também:
Horóscopo de dezembro: quem espera sempre alcança
O medo também é um grande, senão o maior, fator de travamento do nosso movimento. Como consequência do pavor, podemos ficar na defensiva e nos tornamos cegos para a realidade, agindo de modo controlador, ou procrastinando ou fugindo. Confiar em nós mesmos e em nossas habilidades, tanto de vencer quanto de lidar com a perda, é um ato de coragem.
Quando estamos tranquilos e seguros, geralmente encontramos a forma mais simples e menos desgastante de lidar com os problemas e seguir em frente.
Um guerreiro precisa saber usar a sua espada
Uma espada pode tanto ser utilizada para preparar alimentos quanto para ferir o outro. É preciso saber quando e de que forma usar a sua força. Tem hora em que é preciso se defender com firmeza, tem hora que é necessário ir atrás de algo com garra. Algumas vezes o movimento pede velocidade e agilidade e, em outros momentos, é preciso aguardar e observar.
Marte retrógrado em Leão: defina suas prioridades
Durante a passagem de Marte por Leão, é preciso entender se a sua motivação está ligada ao seu ego ou à sua verdade.
Nossa identidade é o nosso veículo para transitar nessa realidade e tem a ver com o autorreconhecimento, aprender a amar quem somos do jeito que somos, descobrir nossos talentos e saber desfrutar da vida do nosso jeito.
O problema vem quando entramos na comparação, quando achamos que existe algo como ser melhor ou pior que o outro, fazendo com que a prioridade se torne manter um certo status para obter aceitação social, seja através da aparência, do comportamento ou até da escolha de atividades de lazer. A retrogradação é ótima para descobrir o próprio brilho e trabalhar o respeito pelas diferenças. Priorizar o que te traz uma real vitalidade é chave.
Marte retrógrado em Câncer: relações verdadeiras
Depois, quando Marte passar por Câncer, é preciso olhar para o que é nutritivo e o que traz maior firmeza para você. Por exemplo, carências afetivas mal resolvidas acabam despercebidamente comandando nossa vida. Se não buscamos formas de curar essas feridas, elas acabam resultando em situações que causam ressentimento e solidão.
Nutrir a alma com o que realmente faz sentido para si faz com que a solitude seja confortável, assim como torna agradável estar em companhia de outros. Transbordamos de amor para compartilhar e acolher quando Marte em Câncer está em equilíbrio. Isso nos faz nutrir laços e ser atraídos por pessoas e atividades que inspiram um real sentido de pertencimento, tornando a vida mais aconchegante. Portanto, talvez seja necessário dar um pulo no passado para dar um desfecho para histórias mal acabadas e, assim, fortalecer essas bases.
É um bom momento para usar a força e coragem de Marte para ter uma vida que tem mais a ver com quem você é de verdade, sendo, ao mesmo tempo, gentil consigo mesmo nessa jornada. Em outras palavras, não somos obrigados a fazer nada e temos a liberdade de escolher viver uma vida mais feliz, tendo clareza das nossas motivações nas nossas atitudes e coragem de entrar em ação com a nossa verdade.
Efeitos da retrogradação
Não se assuste se houver explosões, atritos e impaciência. A reatividade não resolve nada nesses casos, ela só piora as coisas. Sentimentos que dão as caras de forma que a sociedade condena continuam sendo sentimentos, e quanto maior o julgamento, menos se resolve.
Para quem está testemunhando uma situação tensa, momentos como esses pedem respeito às diferenças, abertura para expressão sem julgamentos e, se possível, compreensão. Para quem perdeu a paciência, vale olhar para dentro, se ouvir com sinceridade e perceber o que está incomodando de verdade.
Desde os ensaios da entrada de Plutão em Aquário, fomos nos rebelando e nos despindo de camadas que foram colocadas de fora para dentro, seja da sociedade, da moral ou de qualquer regra e invenção que não seja natural.
Num primeiro momento, essa libertação é expressada de uma forma mais crua e, às vezes, um pouco radical. Se você vive ou viveu isso, é possível que durante esse período de Marte retrógrado você consiga modular essa intensidade de acordo com o cenário e também se encaixar melhor na sua nova “casca”.
Leia também:
Último Mercúrio retrógrado de 2024 é um momento de reorganização
Quando Marte entrar em movimento direto, no dia 23 de fevereiro, ele estará em oposição à Lua e formando trígono com Mercúrio e Saturno em Peixes, trazendo uma sensação de clareza e firmeza para os nossos passos. É como se estivéssemos mais maduros, como uma sensação de que tudo valeu a pena e que conseguimos conectar os pontos dos eventos do passado, enxergando um sentido para tudo o que ocorreu até então.
As semanas seguintes serão de prática do que foi aprendido, portanto, não desanime se alguma situação se repetir. É a chance de tentar fazer diferente, de resolver problemas de uma nova forma – resultado do que foi revisto durante a retrogradação.
Permita-se também surpreender nesse período com o desabrochar de vivências positivas antes imaginadas como sendo impossíveis.
Talvez venha uma sensação de estar mais apto e seguro para lidar com problemas que antes pareciam impossíveis de lidar. Quem sabe você gaste menos energia com coisas que não fazem sentido, seja parando de brigar por besteira ou dando atenção para coisas que realmente são importantes para você. Quem sabe você esteja se sentindo com maior vitalidade, escolhendo atividades que alimentam a sua alma.
Dia 2 de maio, um dia depois do feriado do Dia do Trabalho, Marte, em oposição com Plutão em Aquário, sai renovado e transformado, com vontade de já resolver tudo de uma vez por todas. É aí que se inicia uma nova trajetória e o real desfecho da retrogradação.
Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes