7 exposições em São Paulo para visitar em fevereiro

Manauara Clandestina, Grande Othelo e Cristiano Mascaro estão entre os nomes dos artistas com exposições em São Paulo.


Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.
Exposições em São Paulo: na foto, obra da artista Karola Braga, de mostra na galeria Nara Roesler. Foto: Ana Pigosso



Para quem busca um roteiro cultural, vale conferir estas exposições em São Paulo que permanecem abertas ao longo do mês de fevereiro. A programação inclui a abertura das mostras coletivas Telúricos e “… toda palavra sã”, nas galerias Nara Roesler e Raquel Arnaud, respectivamente, além de outras exposições que já estavam em cartaz e valem a visita. Confira, a seguir, as sugestões:

LEIA TAMBÉM: CASA BOLA, DE EDUARDO LONGO, RECEBERÁ A QUINTA EDIÇÃO DA MOSTRA ABERTO

 

Telúricos

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Obra Sem título, de Brígida Baltar. Foto: Flavio Freire

Amelia Toledo, Karola Braga, Brígida Baltar, Isaac Julien e Not Vital são alguns dos 16 artistas com obras presentes na exposição coletiva na galeria Nara Roesler.  A mostra propõe uma investigação acerca da força da matéria e as relações entre o corpo humano e o ambiente terrestre. A curadoria é de Ana Carolina Ralston.

Telúricos: de 5 fevereiro a 12 de março, na galeria Nara Roesler, na Avenida Europa, 655, Jardins. De segunda a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h. Entrada gratuita. 

 

Ocupação Grande Othelo

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Grande Othelo, em 1945. Foto: Acervo Funarte

A exposição no Itaú Cultural celebra os 110 anos de nascimento do artista Grande Othelo (1915-1993), que acumula contribuições para o cinema, teatro, literatura e música. Com mais de 160 peças, entre roteiros, objetos, cartas, fotografias e indumentárias, a mostra conta com um espaço expositivo que lembra uma praça no Rio de Janeiro, com banca de revistas, além do acesso a uma sala de cinema estilizada de época.

Ocupação Grande Othelo: até 8 de março, no Itaú Cultural, na Avenida Paulista, 149, Bela Vista. De terça a sábado, das 11h às 20h, e aos domingos e feriados, das 11h às 19h. Entrada gratuita.

 

Transclandestina 3020

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Manauara Clandestina abre exposição individual em São Paulo. Foto: Divulgação

A mostra individual da artista Manauara Clandestina, na Mitre Galeria, propõe uma continuidade da pesquisa apresentada na 36ª Bienal de São Paulo. A exposição reúne têxteis, vídeos, fotografia e objetos que refletem sobre a migração como prática de atravessamento, transmutação e construção de redes de cuidado. Entre as obras, há registros fotográficos do processo criativo de Manauara.

Transclandestina 3020: de 5 de fevereiro a 14 de março, na Mitre Galeria, na Rua da Consolação, 2.761, Jardins. De segunda a sexta, das 10 às 19h, e aos sábados, das 10h às 16h. Entrada gratuita.

 

Nada duro o bastante para quebrar

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Obra da artista Maria Alice Salgado. Foto: Ding Musa

A exposição individual da artista carioca Maria Alice Salgado reúne esculturas em barro e marca a inauguração da nova galeria Sardenberg, localizada na Travessa Dona Paula. Nos últimos anos, a vila se tornou destino para outros nomes do mercado de artes, como a Zielinsky, A Gentil Carioca, Marli Matsumoto e a Pórtico.

Nada duro o bastante para quebrar: até 28 de fevereiro, na galeria Sardenberg, na Travessa Dona Paula, 29, Higienópolis. De terça a sexta, das 10h às 19h, e aos sábados, das 11h às 17h. Entrada gratuita.

 

Recortes por Cristiano Mascaro

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Cristiano Mascaro ganha exposição na Unibes Cultural. Foto: Cristiano Mascaro

Em cartaz na Unibes Cultural, a exposição apresenta um conjunto de fotografias que percorre diferentes momentos da trajetória de Cristiano Mascaro. A mostra reúne imagens analógicas e digitais ampliadas, que constroem um olhar consistente sobre São Paulo, cidade que ocupa papel central na obra do fotógrafo. A curadoria é de Luiz Armando Bagolin e Flávio Cohn.

 

Recortes por Cristiano Mascaro: até 22 de março, na Unibes Cultural, na Rua Oscar Freire, 2.500, Pinheiros. De quarta a sábado, das 12h às 20h, e aos domingos, das 10h às 19h. Entrada gratuita.

Leonardo Finotti – São Paulo, Multiplicidade

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Foto da série São Paulo Vertical, de Leonardo Finotti. Foto: Leonardo Finotti

A exposição na Caixa Cultural São Paulo reúne fotografias que integram dez séries realizadas pelo fotógrafo e arquiteto Leonardo Finotti, com foco na cidade de São Paulo. Em comum, as imagens têm o olhar para a arquitetura, o espaço urbano e as relações entre cidade, memória e uso social. A curadoria é de Agnaldo Farias.

Leonardo Finotti – São Paulo, Multiplicidade: de 7 de fevereiro a 26 de abril, na Caixa Cultural São Paulo, na Praça da Sé, 111, Centro. De terça a domingo, das 8h às 19h. Entrada gratuita. 

 

“… toda palavra sã”

Exposições em São Paulo: fevereiro de 2026.

Obra O peso do silêncio, de Almandrade. Foto: Divulgação.

Na galeria Raquel Arnaud, a mostra coletiva, com curadoria de Galciani Neves, apresenta obras de artistas como Carmela Gross, Mira Schendel, Waltercio Caldas, Almandrade e Arnaldo Antunes. A proposta é reunir um amplo panorama de experimentações que atravessam diferentes tempos, linguagens e contextos poéticos.

“…toda palavra sã”: de 5 de fevereiro a 28 de março na Galeria Raquel Arnaud, na Rua Fidalga, 125, na Vila Madalena. De segunda à sexta, das 11h às 19h, e aos sábados, das 11h às 15h. Entrada gratuita 

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes