Horóscopo de dezembro: quem acredita sempre alcança

Sagitário abre a temporada e Capricórnio fecha o ano: confira as previsões para cada signo em dezembro de 2024 por Madama Brona.


horóscopo de dezembro de 2024
Arte: Gustavo Balducci



Dezembro começa na bagunça de Sagitário e encerra o ano com chave de sucesso especialmente trazida pela temporada de Dapricórnio. Quem acredita sempre alcança? Sagitário diz que quem acredita tem poder. Mas Capricórnio diz que quem se ilude se ferra. Então se esperte, mas não deixe de acreditar. Acreditar é preciso!

Deus escreve certo por linhas tortas, a primeira vez que essa frase foi dita Mercúrio estava retrógrado. Em Sagitário, Mercúrio tem filosofia pra qualquer coisa. Tudo é um sinal quando se é doida o suficiente. A temporada de Sagitário inspira o desejo por um algo a mais, algo a ser descoberto, algo a ser desvendado, algo que nos motive a continuar rumo ao caminho do absurdo.

Não dá pra esquecer que a vida é muito doida e que a gente não precisa se levar tão a sério. Rir é preciso. E se redescobrir também. A vida é sim absurda. E linda. E bizarra. E às vezes muito triste. Mas sempre engraçada. É a divina comédia dos erros e acontecimentos. O inesperado e o incontrolável estão sempre à espreita. Rir é o mínimo que a gente pode fazer.

Mercúrio em sagitário e Júpiter em Gêmeos sabem bem como brincar com as regras, dilatar limites e respeitosamente rejeitar o senso comum. O que brilha aqui são as especificidades, as vírgulas e as entrelinhas, aqueles pequenos detalhes que fazem uma grande diferença. E também as pequenas desobediências a tudo que é regra geral. Mercúrio e Júpiter andam gostando mais das exceções.

Para navegar bem na temporada sagitariana, é preciso saber dançar e improvisar, ter flexibilidade e jogo de cintura e sobretudo acreditar. No que você acredita? O que te move? O que dá medo? E como anda a sua coragem? Essas são perguntas do astral desse mês, com Sol e Mercúrio em Sagitário em trígono com Marte em Leão.

Além de Mercúrio, Marte também entrará em retrogradação. Começa em 6/12, no signo de Leão, e termina em 25/2, no signo de Câncer. Períodos de Marte retrógrado evidenciam a importância dos freios. Dar ré, pisar no freio, saber estacionar e saber seguir viagem são as habilidades necessárias.

Na astrologia, Marte é o planeta que fala da nossa energia vital, do sangue que corre nas veias, no que esquenta o corpo e a forma pela qual nos conectados com o nosso lado mais instintivo, assertivo, agressivo também, mas principalmente enérgico. É andando para trás que tomamos o impulso necessário para pular mais longe.

No dia 21/12, começa uma nova estação com Capricórnio puxando o bonde para entrar num novo ano. Capricórnio é pé no chão e ama o movimento. Esse é o signo que nos estimula a botar a mão na massa, fazer o que precisa ser feito e continuar continuar continuar. Então vamos combinar de continuar. Até o ano que vem!

Calendário astrológico do mês:

6/12 – Início retrogradação de Marte em Leão

7/12 – Vênus entra em Aquário

14/12 – Lua cheia em Gêmeos

16/12 – Mercúrio retoma o movimento direto

21/12 – Solstício de Capricórnio

Obs.: lembrem de ler o signo solar e também o ascendente 🙂

 

Horóscopo de dezembro: signo de Áries

 

Horoscopo signo de aries

Vamos lá, Áries, dezembro abre em plena temporada de Sagitário, signo que ativa seu lado mais inspirado, deslumbrado e emocionado. Se você sente que seu fogo anda meio apagado, agora é hora de reacender a chama. Queima, quengaral!

-> esse é um período especial do ano. A passagem do Sol pelo signo de Sagitário abre sua mente e questiona limitações. Uma coisa é ser realista e pé no chão, outra coisa é perder a imaginação. A temporada de Sagitário vem para você se sentir mais livre.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Áries

-> com Marte transitando em Leão, é tudo sobre coragem para seguir o coração. Mas para seguir o coração é preciso saber se sentir. A partir de 6/12, Marte inicia seu longo período de retrogradação, o que indica um movimento de olhar para dentro, com resgates e retomadas.

-> amor é outro tópico em evidência nesse período. O mês começa com Vênus ainda transitando em Capricórnio, um posicionamento que fala de colaborações, objetivos em comum, vida social e afeto em tudo o que você se propõe a fazer. Essa Vênus tem uma imensa importância. Não é hora de negligenciar a parte amorosa e também estética da sua vida. Essa Vênus preza beleza, tanto do que a gente faz quanto da forma como a gente se relaciona.

-> Vênus transita em Capricórnio até 7/12, e depois entra no signo de Aquário. Nesses dois signos, Vênus precisa lidar com seus pontos sensíveis, amadurecimento emocional, responsabilidade afetiva e disposição para se comprometer de forma realista.

-> tem também um quê de individualidade e solidão nessa equação. Até porque não existe ninguém no mundo que por si só possa suprir todas as nossas necessidades. Tem coisas que a gente precisa assumir a bronca e resolver por conta própria. A chave é não se fechar para receber ajuda e compartilhar situações que podem sim ser melhoradas na experiência amorosa ou com o apoio das amizades.

-> na semana do dia 11/12, teremos uma oposição entre Vênus em Aquário e Marte em Leão. De um lado, a vontade do que é compartilhado, dos planos que fazemos com outras pessoas para o nosso futuro. De outro, a vontade inquieta e às vezes selvagem dessa coisa que a gente chama de eu. São dias interessantes para se conhecer melhor, para enxergar as coisas de outra perspectiva, para buscar um pouco mais de lucidez e discernimento.

-> a Lua cheia do mês acontece no signo de Gêmeos, em 14/12. Existe aqui uma bruxaria muito particular. Uma habilidade para saber resolver as coisas de um jeito diferente do convencional ou do que é considerado o “normal”. Essa Lua cheia joga luz para tudo que é detalhe, vírgula, que parecem pequenos, mas que fazem toda a diferença e podem se tornar gigantes. Coisas que antes passavam despercebidas saltam aos olhos. E essa clareza pode trazer soluções e ideias mais criativas.

-> com o Sol em Sagitário e a Lua cheia em Gêmeos, tudo fica bem iluminado. Aproveite esse período de inteligência aflorada para abrir a mente e quem sabe mudar de ideia sobre algumas coisas. O jeito que a gente vê o mundo impacta nossa realidade mais imediata. Algumas coisas parecem viagem distante, mas a verdade é que é a distância nos ajuda a enxergar o que é especial.

-> a ordem do mês é: respirar, arejar as ideias, sair da rotina. A temporada de Sagitário implora por um algo a mais, uma aventura, um ponto de fuga, algo que empolga, alguma novidade ou algo maravilhoso que ficou esquecido e agora ressurge.

-> não podemos deixar de falar do período de Mercúrio retrógrado que dura até 16/12. Essa retrogradação acontece no signo de Sagitário, o que favorece um tom mais inspirado e menos pragmático. Sagitário quer falar de tudo, quer falar com todo mundo, quer entender tudo. Mas tem coisas que são maiores do que a nossa vã racionalidade. Não tem como decifrar em sua inteireza.

-> e é assim que a Lua cheia em Gêmeos nos lembra que fragmentos podem ser organizados como uma colcha de retalhos, um mix de tudo colocado lado a lado e para sempre incompleto. O conhecimento é interminável. O infinito é muito grande, precisamos focar em seus pedaços. É isso, viajei, vamos viajar!

 

Horóscopo de dezembro: signo de Touro

 

Horoscopo Signo de Touro

Vamos lá, tauras, dezembro começa na temporada de Sagitário, um período intenso para as apegadas de carteirinha. Sagitário é o fogo da transformação e representa o nosso desejo mais profundo de liberdade. Chega de mastigar o passado, agora é hora de desbravar novos pastos!

-> com o Sol transitando em Sagitário até 21/12, esse é um período favorável para processos de autoconhecimento e investigação de questões mais profundas e complexas. Arrase na terapia, não se deixe cair no buraco do esquecimento e muito menos no buraco da repetição. Esse é um astral que ilumina o nosso lixão psíquico, mas que com a devida reciclagem e reorganização pode se tornar um tesouro.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Touro

-> também já começamos o mês em período de Mercúrio retrógrado. Começou em 26/11 e se desenrola até 16/12 no signo de Sagitário. Essa fase da retrogradação tem um tom mais introspectivo. Depois, quando o Sol entrar em Capricórnio, o astral favorece maior clareza e respiro para entender como comunicar coisas que vem lá do fundo e precisam ser melhor digeridas.

-> a retrogradação de Mercúrio em Sagitário também pode estar trazendo situações, lugares e pessoas do passado. Com Júpiter também retrógrado em Gêmeos, sua relação com o seu passado pode estar mudando. Coisas que antes pareciam sem valor agora brilham como joia. Você tem muitos recursos e talvez agora esteja entendendo melhor como usá-los na sua vida, a seu favor.

-> a Lua cheia do mês acontece em 14/12, no signo de Gêmeos, coladinha com Júpiter. Essa Lua cheia traz clareza sobre as suas prioridades e o que você pode fazer com o que já tem e com o seu acúmulo de experiência. Mancadas, vacilos e autossabotagem também contam como experiência, pois é errando que a gente aprende hihi. Essa lunação também fala de tudo o que tem valor e muito sentido no seu trabalho e no que você está construindo para assegurar maior liberdade na sua vida, inclusive liberdade financeira.

-> segurança material pode ser um tópico importante para esse momento. Com Mercúrio e Júpiter retrógrados em signos mutáveis, pode ser uma boa hora para fazer um balanço geral de contas, gastos, investimentos, dívidas e enrolações que você pode organizar. Esse pode ser um bom momento para virar a chave no que diz respeito à forma como você se relaciona com grana, trabalho e valor do seu tempo.

-> outra retrogradação importante e que se desenrola por um período mais longo é a de Marte, que vai até fevereiro de 2025. Começa no signo de Leão, ativando um ponto sensível para taurines: lar, conforto, ninho. Pode ser também um momento para reformas, num sentido mais físico. O tom desse trânsito é de quebra-quebra. Começa com uma transformação interna, uma inquietação das coisas que precisam ser melhor resolvidas.

-> Marte inicia sua retrogradação em 6/12. Um dia depois, Vênus entra em Aquário e se movimenta para uma oposição com Marte. De um lado, o que precisa ser transformado e revirado do avesso. De outro, o que merece ser mantido e celebrado. Marte dá para trás em Leão, o signo do orgulho. E Vênus vai para a frente em Aquário, o signo da liberdade.

-> depois do dia 21/12, o Sol transita em Capricórnio, que prazer. Assim como Touro, Capricórnio é um signo de Terra, pé no chão, pragmático e um tanto intelectual. Com Saturno transitando em Peixes, é tudo sobre longevidade, seriedade e compromisso com a sua visão de mundo. Ser fiel a você vai valer a pena. Mantenha seus princípios.

-> este é um mês para entender o que vai e o que fica desse ano que está encerrando. 2024 foi e está sendo impactante para tauras. Mas não pense que as transformações cessam quando termina este ano. Até a próxima temporada de Touro, o movimento é de crescimento, busca de liberdade e maior veracidade.

-> você precisa ser você, e isso não significa ser a mesma pessoa que você era lá trás. As mudanças também fazem parte do que é mais real na gente. Pessoas mudam, contextos mudam, o mundo muda. Não dá pra evitar. Melhor mesmo é se permitir mudar e assumir essas mudanças com a determinação típica de Touro.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Gêmeos

 

Horoscopo Signo de Gemeos

Vamos lá, Gêmeos. Dezembro é um mês para abrir portas e janelas para as possibilidades que estão surgindo por aí. Ainda não é hora de desistir e desanimar. Júpiter está no comando e está transitando no seu signo. O que ele quer: que você cresça!

-> começamos o mês no tom das retrogradações de fim de ano: Mercúrio retrógrado em Sagitário (até 16/12), Júpiter retrógrado no seu signo (até o ano que vem) e Marte retrógrado em Leão (também até o ano que vem). As retrogradações trazem um tom mais introspectivo para o astral. Mas introspectivo no sentido de interiorização, e não exatamente de isolamento completo.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Gêmeos

-> como não podia deixar de ser, as vibes são contraditórias e ambíguas, como tudo na vida de Gêmeos. É sempre um mix de sentimentos e trocas importantes para você se enxergar de um jeito diferente.

-> você pode reclamar de tudo, menos que a vida anda chata. Se você já não aguenta mais o mesmo enredo, agora é hora de analisar o que vai ser resolvido e pode ser deixado para trás e o que merece ser levado para frente no ano novo que está surgindo. Mas antes de se abrir para as novidades, é preciso resolver as pontas soltas e situações que demandam tempo, energia e espaço na sua vida.

-> esse é um período de transição que traz clareza sobre o que precisa mudar, o que está chegando ao fim e o que pode ser diferente das suas experiências do passado. Nem é tanto a vida lá fora que está mudando, e sim a forma como você enxerga as coisas. Talvez você esteja valorizando outras coisas, talvez você queira mais espaço para se dedicar ao que é seu, talvez algumas relações já não façam mais tanto sentido.

-> essa retrogradação de Mercúrio é extra especial para a galera de Gêmeos. Projeções, irritações, implicâncias… Tudo isso é sinal do que já está esgotando a sua paciência, mas que também revela algo importante sobre a sua própria personalidade. Aquele ditado “bateu, doeu? Pega que é teu” faz todo o sentido nessa configuração astrológica.

-> a temporada de Sagitário abre o mês de dezembro e se desenrola até 21/12, quando o Sol ingressa em Capricórnio. Em Sagitário, o Sol traz clareza sobre seus relacionamentos, sejam eles de amor, de trabalho ou de parceria de vida. Esse pode ser um período para renovar a fé no amor, mas isso não acontece se o amor próprio não estiver em dia. Com Júpiter transitando no seu signo, o espaço que você dá para as outras pessoas não pode ser maior do que o espaço que você ocupa na sua própria vida.

-> a Lua cheia deste mês acontece no seu signo, em 14/12. Essa Lua cheia traz os sentimentos à flor da pele, tudo fica mais palpável. Seu corpo, seu jeito, sua cabeça e o que você pode fazer para fortalecer sua individualidade sem se fechar para trocas e relações – algo tão fundamental para Gêmeos – é isso que essa Lua cheia faz brilhar.

-> como se abrir para o mundo sem se perder e sem se deixar sugar por demandas alheias? Todo mundo precisa aprender a ser equilibrista nessa vida. Nem muito lá, nem muito cá. Gêmeos é o signo do caminho do meio, das pontes e do que nos conecta. Esse é um momento para focar nas relações que acrescentam, que te estimulam a crescer e que combinam com o seu momento de mudança.

-> Mercúrio dá para trás em seu movimento retrógrado e pode mostrar pessoas e situações que te puxam para trás. Nem sempre isso será ruim. Olhar para o passado e ter pessoas que nos lembram de quem a gente é e do que é importante para gente é uma coisa boa.

-> outra coisa, bem diferente, é quem resiste a mudanças e se assusta com o seu crescimento. Com Júpiter transitando no seu signo, esse tem sido um ano para crescer e amadurecer em direção ao que melhora sua vida. Esse movimento se desenrola até a temporada de Gêmeos do ano que vem.

-> outro movimento importante neste mês é o início da retrogradação de Marte no signo de Leão, em 6/12. Um dia depois, em 7/12, Vênus ingressa em Aquário. De um lado, Marte em Leão vai para trás, revisando atitudes movidas por ego e orgulho que não nos ajudam em nada. De outro lado, Vênus em Aquário vai pra a frente, inspirando um jeito mais colaborativo e maduro de enxergar as coisas.

-> Com Saturno transitando em Peixes, é tudo sobre o que você faz com o seu tempo e com a sua energia. Esse trânsito inspira um maior compromisso com o futuro que você deseja e apesar de ser voltado ao futuro por vezes joga um balde de água fria no nosso lado mais ingênuo e fantasioso. Esse não é um momento para delirar. Esse é um momento para realizar sonhos reais e metas possíveis, o que é muito melhor.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Câncer

 

Horoscopo Signo de Cancer

Vamos lá, Câncer, último gás antes do fim do ano. Dezembro começa em plena temporada sagitariana e haja paciência para lidar com a loucura alheia. Melhor mesmo é saber impor seus limites e proteger sua energia.

-> do ponto de vista de Câncer, dezembro é um mês irritante. A temporada sagitariana traz seu presentinho de Mercúrio retrógrado e indica um período para fazer e refazer o que já estava enrolado e agora pode ser resolvido, reorganizado e remendado. Com Júpiter transitando em Gêmeos, a sensação é de que as coisas facilmente saem do seu controle, se derramando em exageros e proporções esquisitas.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Câncer

-> Mercúrio iniciou sua retrogradação em 27/11 e se desenrola até 16/12 no signo de Sagitário. Esse movimento reflete aquele período do ano que precisamos lidar com acúmulos, procrastinações e tudo que é perrengue, principalmente aqueles que nascem com a nossa autossabotagem. Talvez as coisas não estejam normais. Ou talvez seja o nosso senso do que é considerado normal que precisa ser questionado.

-> muita coisa precisa mudar, não apenas no mundo, mas também dentro da gente. Não podemos subestimar o papel da micropolítica, aquela que acontece lá no fundo, no lugar mais profundo da nossa psique, nas transformações que o mundo precisa. A mudança também acontece de dentro para fora.

-> esse é um período em que você questiona suas escolhas e os caminhos que te trouxeram até aqui. Muita coisa não está sob nosso controle e precisamos fazer as pazes com isso. Mas a forma como a gente se posiciona e o que a gente faz com o que nos foi feito é nossa parte, pessoal e intransferível.

-> este ano tem sido reflexivo em relação a todas essas questões. O trânsito de Júpiter em Gêmeos movimenta nossos desapegos e traz força para nossa capacidade de mudança. Tudo ainda é muito embrionário, está sendo gestado e só tomará uma forma mais definida a partir da temporada de Câncer do ano que vem. Até lá, não fuja do seu trabalho de sombra, aquele que ninguém vê, que é íntimo e depende da sua disposição em se entender e se reorganizar internamente.

-> a Lua cheia deste mês acontece em 14/12 no signo de Gêmeos, ali pertinho de Júpiter. Essa Lua traz luz para essa sensação de mudança e essa vontade que ainda não está bem definida, mas que já dá os seus sinais. Tudo isso é cenário astrológico para uma boa bruxaria, ótimo para desapego, transformação e liberação.

-> também neste mês teremos o início da retrogradação de Marte. Começa em 6/12, no signo de Leão, e termina em fevereiro de 2025, no signo de Câncer. Essa primeira etapa da retrogradação acontece em dezembro e ativa o lado leonino do seu mapa. Tem a ver com a sua independência e vontade de estar no controle. Esse pode ser um bom período para rever estratégias.

-> depois que Marte inicia sua retrogradação, Vênus ingressa no signo de Aquário, em 7/12. Essa Vênus anda para frente em tudo o que é colaborativo, bem pensado, bem organizado e feito de forma séria. Já Marte anda para trás em tudo o que envolve manias de controle e se motiva por delírios que causam mais trabalho do que bons resultados.

-> com Saturno transitando em Peixes, esse é um momento para ser pé no chão mirando no que você realmente leva a sério e que não pertence apenas a você, mas que é resultado de algo maior.

-> essa retrogradação de Marte também indica um período propício para reorganizar grana, trabalho e o valor do seu tempo. Marte é o planeta da transformação e sua retrogradação fortalece esse sentido. Marte encontra seus freios, para, pensa e olha para trás buscando entender o que precisa ser conservado e o que pede uma boa mudança.

-> por fim, o ano termina em plena temporada capricorniana. O Sol entra em Capricórnio, seu signo oposto, em 21/12, trazendo um brilho especial para suas relações de amor, parcerias de trabalho e todo mundo que é importante no seu momento.

-> ninguém vive só, todo mundo precisa de amor, amizade, apoio e até uns bons desafetos. Nem palmas, nem críticas. A temporada de Capricórnio filtra o que vem de fora, mas não deixa de se abrir para o que existe além da nossa individualidade. Abra sua mente, a vida é muito louca, não se esqueça disso.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Leão

 

Horoscopo Signo de Leao

Dezembro começa na baguncinha de Sagitário, que delícia, que confusão, que caos gostoso. Leão e Sagitário são signos amigos, ambos foguetes astrológicos, cheios de energia, vigor e vontade. Esse é o momento do ano para você se reconectar com o seu lado mais divertido, menos sério e mais sincero.

-> com Sol e Mercúrio transitando em Sagitário, é tudo sobre o que é mais sincero e mais bruto em você. Bruto no sentido do que não é tão refinado, naquilo que é mais espontâneo, sem ser previamente ensaiado.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Leão

-> com Marte transitando no seu signo, é tudo sobre os seus impulsos, aquele seu lado mais animal, instintivo e por vezes indomável. Sabe quando você não se comanda? Essa onda de energia difícil de controlar é representada por Marte na astrologia. E nesse momento Marte está transitando no seu signo.

-> a partir de 6/12, Marte inicia seu período de retrogradação que se desenrola até fevereiro de 2025. Nesse período, especialmente em dezembro, quando Marte transita retrógrado em Leão (depois ele volta para Câncer), esses impulsos passam por um processo mais introspectivo de reavaliação.

-> essas semanas podem ter um tom que enfatiza a forma como você vem lidando com a sua própria agressividade. Agressividade não apenas no sentido de conflitos e disputas de poder (algo que também pode estar pegando), mas também na sua determinação e força de vontade.

-> talvez existam outros jeitos de se conectar com o seu impulso vital de ir atrás do que você deseja. Determinação é uma palavra-chave para entender Marte em Leão. Esse trânsito estabiliza a força marcial e tenta coordenar suas ações de forma mais bem pensada. A busca é por mais clareza e assertividade.

-> com o Sol transitando em Sagitário, você está no seu auge quando se libera para desapegar das neuras do ego. Sol em Sagitário quer liberar geral. Essa é uma temporada centrada no coração, no que você faz brincando, no que você se envolve sem se levar tão a sério.

-> essa temporada sagitariana ativa Júpiter, que nesse período transita em Gêmeos, também em movimento retrógrado. Júpiter em Gêmeos traz a sabedoria de saber rir de si e da vida, sem levar as coisas tão a sério, mas sem desprezar a importância dos atos mais pequenos, banais e cotidianos.

-> na astrologia, Júpiter é o planeta que fala das amizades. Esse pode ser um tópico em evidência nesse momento. Amizades que vem e vão, amizades que estão aí há muito tempo, amizades firmezas e amizades que estão passando por algum tipo de transformação.

-> Marte transitando no seu signo traz esse impulso voltado para a sua individualidade. Mas com Júpiter transitando em Gêmeos e o Sol em Sagitário, existe beleza no que é compartilhado, no que é feito para além de nós, naquilo que é construído e experimentado em conjunto com outras pessoas.

-> no amor, as vibes de Vênus transitando em Capricórnio trazem um ar mais penoso para as suas relações e vontades. Na verdade, Vênus em Capricórnio está mais preocupada com suas responsabilidades do que com qualquer outra coisa. 

-> o cenário muda quando Vênus ingressa em Aquário, seu signo oposto, em 7/12. Esse trânsito inicia um período importante para reconciliações, entendimentos e parcerias no geral, não apenas as amorosas, mas especialmente as amorosas.

-> por fim, não podemos deixar de falar de Mercúrio retrógrado. Essa retrogradação começou em 26 de novembro e se desenrola até 16/12 no signo de Sagitário. Falar com o coração é o tema desse trânsito.

-> esse pode ser um período interessante para você se reconectar com coisas que você gosta mas que por algum motivo deixou de lado. Este fim de ano traz uma vibe de retomadas. Vá atrás do que te faz feliz! Esse é o sentido deste mês.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Virgem

 

Horoscopo Signo de Virgem

Vamos lá, minhas estressadas. Vamos entender esse acúmulo de tensões e preocupações? Por que você ainda se importa com certas coisas? Tem assuntos que estão fazendo hora extra e já podem ser despachados. A ordem do mês é desapegar!

-> claro que na temporada de Sagitário a gente vai falar de desapego. Esse é um signo que desperta nosso lado mais otimista e corajoso, que traz um ímpeto em direção ao futuro, não sobrando muito espaço para os dramas do passado.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Virgem

-> às vezes tem muita coisa legal acontecendo na nossa vida, mas a gente tem tanto medo de perder essas coisas legais que a cabeça entra em parafuso no pânico de voltar ao passado. Ou, ao contrário, o passado foi tão legal que a gente simplesmente não consegue e não quer superar. A nostalgia é tão grande que o futuro perde a graça.

-> o ponto é: como anda a sua relação com o seu passado? Essa pergunta é importante nessa temporada de Mercúrio retrógrado, que se desenrola até 16/12 no signo de Sagitário.

-> esse período sagitariano faz com que você revisite lugares do seu passado, experiências, memórias e fantasias. Olhar para trás te ajuda a criar perspectiva em relação a onde você se encontra agora e para onde deseja ir no seu futuro.

-> o que do passado foi viagem e o que parecia loucura, mas se revelou ser algo muito real? Como anda a sua relação com a sua intuição? Com Júpiter transitando em Gêmeos, também retrógrado, é importante para o seu futuro que você se conecte com o seu eu do passado. Não para meramente repetir o que funcionou lá, em outro contexto. Nem para desprezar o que te trouxe até aqui. Pelo contrário, Mercúrio e Júpiter, ambos retrógrados, buscam no passado um tipo de ponte, conciliação e reconexão.

-> na astrologia, Júpiter é o planeta que fala da nossa verdade e de tudo o que faz muito sentido na nossa vida. O jeito que você vê a vida, o que você considera certo e errado, os princípios pelos quais você se guia. Tudo isso está passando por um processo de reflexão e reavaliação. Faz bem questionar suas crenças e convicções.

-> é importante que você se permita entrar em contato com suas antigas verdades. Não para se lamentar ou criticar tudo o que foi feito. Mas para entender exatamente onde você anda se estranhando, onde você anda mudando e o que você poderia retomar e fortalecer.

-> Virgem, Sagitário e Gêmeos são signos mutantes e transitórios. As diferentes fases da vida, as mudanças e transições são tópicos importantes nesse período ativado pelo Sol em Sagitário.

-> mas a vida não é feita apenas de reflexões. Precisamos sair da nossa cabeça e viver a vida em todos os seus sentidos. Com Vênus transitando em Capricórnio até 7/12, você se fortalece quando consegue se envolver de verdade. Esse é um momento para você fortalecer o compromisso que você tem com a sua própria vida.

-> não é questão de buscar o sucesso, mas de se permitir viver o que está acontecendo aqui e agora. Isso vale especialmente para a vida amorosa, em que o que é experimentado na vida real é mais importante do que é idealizado na nossa cabeça, pelo nosso ego. Se aceitar e aceitar que os outros sejam quem eles são é o que traz felicidade.

-> a Lua cheia do mês acontece em 14/12, no signo de Gêmeos, ali pertinho de Júpiter. Essa Lua traz clareza sobre esse processo de realinhamento que você está vivendo. Coisas que ficam no passado, coisas que estão resolvidas, coisas que são entregues. Ai que delícia. Depois, no dia 21/12, o Sol entra em Capricórnio e traz um período todo voltado a sua criatividade, ao lazer e à forma como você se expressa. Esse é um período para você se deliciar. Aproveite.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Libra

 

Horoscopo Signo de Libra

Fim de ano vem com clima de correria e confusão, zero surpresa. A temporada de Sagitário abre o mês de dezembro, traz Mercúrio retrógrado e um blablablá infinito do jeito que Júpiter em Gêmeos ama. E as Libras com isso? As Libras fazem tudo, entregam tudo e ainda se divertem.

-> o mês começa com o Sol brilhando no signo de Sagitário. Para as Libras, essa temporada fala do dia a dia, movimentações, agenda bombando e uma inteligência especial para colocar as teorias em prática.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Libra

-> estamos em período de Mercúrio retrógrado. Começou no fim de novembro e se desenrola até 16/12 no signo de Sagitário. Esse Mercúrio está preocupado com a organização da bagunça generalizada que encerra o ano.

-> muita coisa por fazer, muita coisa pra pensar, muita coisa pra falar. A cabeça está a mil, mas você já sabe que não dá pra abraçar tudo. A ordem do momento é: falar menos, fazer mais e simplificar o máximo possível.

-> a Lua cheia do mês acontece no signo de Gêmeos, ali pertinho de Júpiter. Essa Lua cheia traz clareza sobre coisas que você aprendeu, sobre coisas que você mudou e sobre as possibilidades de futuro.

-> você está num momento de preparação. Vale se reconectar com tudo o que você aprendeu nos últimos anos, fazer uma salada dessa mistura e usar as suas ideias de um jeito diferente do convencional ou pelo menos diferente do que você já se acostumou.

-> com Mercúrio retrógrado em Sagitário e Júpiter retrógrado em Gêmeos, é tudo sobre experimentar e aprender brincando. Saturno em Peixes até coloca uma pressãozinha ali, mas a melhor coisa é relaxar, desapegar dos detalhes e só fazer do jeito que vier. Você está num momento de transição, deixando ideias antigas para lá e se abrindo para experimentar outros jeitos de viver.

-> outra retrogradação que começa neste mês é a de Marte no signo de Leão. Na astrologia, Marte fala da nossa força de vontade para fazer e acontecer. Em Leão, Marte conecta as Libras com as suas amizades. Tudo que for em equipe fica em evidência. A união faz a força, mas a união também exige trabalho, comunicação e disposição para negociar.

-> depois de Marte iniciar sua retrogradação, Vênus entra em Aquário, em 7/12. Essa Vênus é maravilhosa e indica um fim de ano gostoso para trabalhar a sua criatividade, relaxar, fazer coisas apenas por prazer e tudo o que for na esportiva. 

-> mesmo que você não esteja 100% de folga, você pode chamar essa vibe de Vênus para tudo o que fizer, inclusive no trabalho. Sua cabeça está com boas ideias, dê vazão para isso!

-> o trânsito de Vênus em Aquário é especial para o amor. Mas esse trânsito traz um tom mais desapegado para as relações. Encontros casuais, kikikis e boberinhas podem ser mais divertidos nesse período. Aproveite esse trânsito para dar uma elevada na sua autoestima e fazer jus ao seu signo libriano, que sabe bem como usar seu charme. Flerte sem dó nem piedade, o mundo precisa dessa energia!

-> no dia 21/12, o Sol ingressa no signo de Capricórnio e dá início a uma temporada para se reconectar com as suas raízes, família, passado e história. Pode ser um bom momento para organizar sua casa e focar na sua vida pessoal. Mas com Saturno transitando em Peixes, existe a necessidade de manter uma disciplina na rotina e não chutar o balde.

-> a temporada de Capricórnio também pode ressaltar padrões de família que podem ser mudados. Claro que isso dá trabalho, mas Capricórnio é o signo que desperta a nossa vontade para trabalhar em melhorias para o futuro. Preste atenção no que suga as suas energias, no que diminui sua visão de mundo e te coloca em situações desgastantes e que talvez não sejam do seu melhor interesse.

-> esse fim de ano consolida algumas mudanças importantes para você. Nada ainda é tão definitivo assim. Nessa fase é importante que você questione certos comportamentos, ideias e atitudes automáticas. Tudo pode mudar, se isso fizer sentido. Júpiter em Gêmeos subverte nossa visão das coisas, traz uma importância maior aos detalhes e tenta conectar pontos. Isso é inteligência. Este é um mês para usar sua inteligência e também o seu charme. Arrase.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Escorpião

 

Horoscopo Signo de Escorpiao

Vamos lá Escorpião, o ano está acabando, mas o trabalho parece ser infinito. Especialmente na temporada de Sagitário que traz um foco mais objetivo, mesmo que em contextos um tanto caóticos, o foco passa a ser em organizar as contas, organizar a casa e organizar as suas prioridades.

-> não é tarefa simples organizar o caos. A temporada de Sagitário abre dezembro e te estimula a ir atrás dessa difícil tarefa. Com Mercúrio transitando retrógrado em Sagitário até 16/12, esse é um período para rever estratégias, acordos, negociações e prioridades.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Escorpião

-> além de Mercúrio retrógrado, também estamos na temporada de Júpiter retrógrado. Essa retrogradação de Júpiter acontece no signo de Gêmeos e enfatiza o tanto que nos misturamos com as outras pessoas. É daí que vem a bagunça. Esse trânsito de Júpiter estimula que você coloque cada coisa em seu devido lugar e se libere de travas que não precisam ser suas.

-> temporada de Sagitário traz um astral favorável a transformações e transições. Além disso, as retrogradações do período fortalecem essa ideia de mudança e reorganização. Além de Mercúrio e Júpiter, também teremos o início da retrogradação de Marte. Começa no signo de Leão, em 6/12, e se desenrola até fevereiro de 2025, quando Marte retrógrado volta para Câncer. A fase mais importante desse movimento acontece agora em dezembro.

-> com Marte retrógrado em Leão, você entra num período de reorganizar seus objetivos para o futuro e estratégias de trabalho e carreira. Na astrologia, Marte fala de assertividade, força de vontade e capacidade de liderança e iniciativa. Essas são qualidades importantes para Escorpião. Onde você coloca a sua energia? Como você expressa o que você deseja e do que você precisa?

-> em Leão, a energia de Marte busca maior estabilidade e atitudes bem pensadas. A retrogradação se volta para o passado para entender o que pode melhorar, o que você precisa cortar e o que não vale o desgaste de energia.

-> esse pode ser um período de cortes, reajustes e pausas estratégicas. De tempos em tempos, faz bem dar dois passos para trás ao invés de seguir na correria insana que nos tira tempo para enxergar as coisas com mais perspectiva. Vale tirar uma pausa do que você sente que não está indo para frente. Isso não é desistir, é simplesmente deixar de molho até que a coisa esteja pronta para ser preparada.

-> no amor, esse é um período interessante. Com Vênus transitando em Aquário a partir de 7/12, o amor se volta para a intimidade, a vida compartilhada e a amizade fundamental de uma boa parceria.

-> em Aquário, Vênus gosta de fazer as coisas de acordo com a própria vontade e por isso tende a não seguir convenções sociais apenas porque todo mundo segue. Vênus em Aquário é questionadora e traz a experiência da liberdade para dentro das relações.

-> com Saturno transitando em Peixes, esse trânsito de Vênus em Aquário também indica um período propício para resolver as coisas de forma madura. Apesar de Aquário ser um signo de ar, supersocial e racional, essa Vênus é cheia de sentimentos, mas lida com os afetos do seu próprio modo.

-> Saturno em Peixes traz uma estrutura maior para nossa criatividade, a forma como a gente ama, os compromissos que nos fazem bem e toda forma de trabalho que vem do coração. Essa equação astrológica traz um mix de amor com pragmatismo.

Horóscopo de dezembro: signo de Sagitário

 

Horoscopo Signo de Sagitario

Vamos lá, cavalinhos saltitantes, seu ano novo já chegou! Esse é o seu momento de brilhar. Para a astrologia, o nosso aniversário é muito importante e representa o início de um novo ano pessoal. Momento de descarregar o que pesou, renovar as energias e recalibrar os cavalos do seu motor.

-> o que te move? Essa é uma pergunta importante na temporada de Sagitário. Com o Sol transitando no seu signo, esse é um momento para ter clareza sobre a própria vida. O que te acende por dentro? O que te empolga? O que te desafia? Tudo isso vale ouro para Sagitário.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário

-> também em Sagitário, transita Mercúrio, agora no seu período de retrogradação. Mas não tenha medo! A retrogradação é apenas um período para reorganizar as ideias, questionar estratégias e aumentar a inteligência.

-> ative seu filtro crítico, mas pegue leve. Deus escreve certo por linhas tortas e Sagitário ama isso. Tudo que é muito linear e previsível perde um pouco do brilho. E o brilho de Sagitário quer expansão, crescimento e aventuras.

-> Mercúrio transita retrógrado até 16/12. Esse pode ser um bom período para olhar mais para si e tentar tirar lá de dentro coisinhas que andam minando a sua livre expressão. Mercúrio em Sagitário é um posicionamento de muita personalidade e que simplesmente não consegue se conformar com o que é padrão ou considerado “normal”. Só os loucos entendem…

-> formando um trígono de Fogo, temos o Sol transitando no seu signo e Marte em Leão. Esse Marte também vai entrar em retrogradação, a partir de 6/12. Em dezembro, a retrogradação de Marte se desenrola no signo de Leão, depois, em janeiro, ele volta para Câncer.

-> aproveite este mês e este fim de ano para ir atrás do que te motiva. Se bater um medo, é por lá mesmo que você deve seguir. Marte em Leão pede coragem e força!

-> Sagitário é um signo que ama desbravar novos caminhos. Esse é o signo dos mutantes caminhantes nômades filosóficos malucos. Abrir a mente é uma necessidade!

-> aproveite esse período de retrogradação de Marte para examinar melhor o que te motiva, o que dá medo e o que abre sua visão. Esse pode ser um período para se libertar das famosas crenças limitantes e se desligar do que anda minando a sua coragem.

-> a Lua cheia do mês acontece no seu signo oposto, Gêmeos, em 14/12. Essa Lua traz mais clareza para as suas relações, sejam elas de amor, de raiva ou de trabalho. Com Júpiter também transitando em Gêmeos, convém olhar para tudo isso com uma outra perspectiva. Os contextos mudam, as pessoas mudam. Esse é um momento de reconhecer essas mudanças.

-> Sagitário ama se apaixonar, mas é preciso ter cuidado com delírios e idealizações que só prejudicam qualquer relação. Júpiter também está retrógrado e pede que você examine os exageros e tente colocar as coisas em uma outra proporção. Nesse período, Vênus vai estar transitando em Capricórnio e Aquário, dois signos saturninos que enfatizam a importância dos limites.

-> essa Lua cheia tende a trazer muita clareza para assuntos de amor e tudo o que envolve relacionamentos. Questões do passado podem ser resolvidas. Esse também pode ser um momento de conexão forte, intimidade, atração e até reconciliações.

-> você está entrando num ano importante para tudo o que envolve novas descobertas, viagens, relacionamentos e novos jeitos de lidar com o amor. Esse é um ótimo período para buscar conhecer novas culturas, novas pessoas e novas ideias.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Capricórnio

 

Horoscopo Signo de Capricornio

Vamos lá, Capricórnio, está chegando a sua temporada! O mês começa nas vibes de Sagitário, o tom é de desapego, deixando para trás o cansaço do último ano. O mês termina com o solzinho brilhando no seu signo, renovando as energias e abrindo um novo ano.

-> na astrologia, o dia do nosso aniversário é mais importante do que o ano novo oficial. Isso porque se considera o dia do nascimento como marco para um ano novo pessoal. Abrindo esse novo ciclo solar, outras energias entram em cena. Esse é o seu momento para liberar espaço para o novo.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Capricórnio

-> para quem tem ascendente em Capricórnio, esse também é um período favorável para se reenergizar. O sol traz seu brilho, seu calor e sua clareza para a nossa vida. Vigor, ânimo, disposição, vontade! É isso que o Sol passando no signo do seu ascendente traz.

-> mas antes do Sol entrar em Capricórnio, vivemos na temporada de Sagitário. Desapego é palavra de ordem, assim como saúde, espaço pessoal, psique e como você lida com as suas emoções. Com Mercúrio transitando retrógrado neste signo até 16/12, esse período favorece uma boa pausa estratégica. Descanse.

-> tente passar um tempo de qualidade apenas na sua própria companhia. Solidão ou solitude, não importa como você chama, o importante é prestar atenção no que anda rolando aí dentro.

-> a Lua cheia do mês acontece no signo de Gêmeos, alinhada a Júpiter que transita no mesmo signo e indica um período para encontrar as soluções que você precisa. Essa conjunção fala de melhorias nas pequenas coisas, no dia a dia e em tudo o que afeta a sua saúde.

-> a temporada sagitariana ativa o trânsito de Saturno em Peixes. Para Capricórnio, esse é um momento importante para reavaliar rotinas e estruturas de trabalho. Isso tem a ver especialmente com Saturno e também com Júpiter. Mas o Sol em Sagitário também pode trazer clareza sobre suas emoções e como elas afetam o seu dia a dia. Esse é um momento tipo quebra-cabeças, onde você precisa encaixar cada pecinha em seu lugar.

-> aproveite a primeira semana do mês para curtir o trânsito de Vênus no seu signo. Em Capricórnio, Vênus renova sua autoestima através da inteligência, das boas conversas e do jeito que lida com a sua vida nas pequenas coisas.

-> com Vênus transitando em Capricórnio, esse pode ser um excelente momento para dar uma renovada no visual, se mimar muito e focar sua energia na sua individualidade.

-> no amor, esse é um período de magnetismo, atração e muito charme. Não deixe de circular por aí e participar do que traz mais prazer para a sua vida. Depois, no dia 7/12, Vênus entra em Aquário e o foco passa a ser em trabalho, grana e segurança pessoal.

-> Vênus em Aquário tem mais prazer na segurança do que em qualquer outra coisa, pois é a segurança que nos dá acesso a uma maior liberdade.

-> outro movimento importante do mês é o início da retrogradação de Marte, que começa no signo de Leão em 6/12 e se desenrola até fevereiro de 2025. Marte é o planeta que fala dos cortes, das rupturas e das transformações. Esse movimento de andar para trás busca reavaliar laços afetivos, conexões profissionais e responsabilidades compartilhadas.

-> de um lado, teremos Marte retrógrado em Leão reavaliando parcerias e relações. De outro, teremos Vênus transitando em movimento direto no signo de Aquário, buscando relações mais sinceras, justas e pé no chão. Tudo se desenrola bem quando você consegue se comunicar de forma sensata e bem pensada.

-> por fim, o ano encerra com o Sol brilhando em Capricórnio. Boa oportunidade para você descansar, curtir um tempo com quem você ama e recarregar as baterias para começar um novo ano.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Aquário

 

Horoscopo Signo de Aquario

Dezembro começa com o calor de Sagitário e termina com o sarcasmo de Capricórnio. Para Aquário, temporada de Sagitário é o melhor momento do ano para se encontrar com amigues, viver bons momentos e socializar muito. Já a temporada de Capricórnio traz uma energia mais introspectiva e reflexiva. O segredo do mês é: um pouquinho de loucura, um pouquinho de paz. Tem espaço para tudo.

-> com o Sol transitando em Sagitário, esse é um ótimo momento para se inspirar e pensar no seu futuro. A flecha de Sagitário está sempre mirando em algo mais longe, um novo desafio, novos territórios e algo que nos estimule a continuar evoluindo.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Aquário

-> mas nem só de futuro se faz uma temporada de Sagitário. Com Mercúrio transitando retrógrado desde o fim de novembro, também existe uma atenção que se volta ao passado. Amizades antigas, reencontros, situações que podem ser melhor compreendidas: tudo isso tem a ver com essa retrogradação que acontece no signo de Sagitário e se desenrola até 16/12.

-> a Lua cheia do mês é divertida e acontece no signo de Gêmeos, em 14/12. O circo está sendo montado e nós somos as palhaças. Sorte de quem não se leva tão a sério. Essa Lua cheia traz um brilho especial para tudo que é envolvente, despretensioso e estimulante.

-> no amor e nas amizades, esse é um período bem vivo. Aproveite que Vênus vai estar transitando no seu signo a partir de 7/12 e saia de casa, vá ver pessoas, socialize, diga sim a convites, se permita!

-> Vênus em Aquário traz uma energia de gostosa, um charme todo especial e favorece todo tipo de autocuidado. Para além de amor e vida social, o mais importante desse trânsito é saber se cuidar bem, se tratar com carinho e melhorar sua relação com seu corpo e sua própria imagem. Autoestima é uma palavra-chave.

-> outro trânsito importantíssimo que acontece neste mês é o início da retrogradação de Marte no seu signo oposto. Em Leão, Marte fala sobre as nossas disputas de poder, nossa individualidade, nossas vontades e as tretas que a gente precisa lidar nos relacionamentos. Essa retrogradação começa em 6/12 e se desenrola no signo de Leão por todo mês de dezembro.

-> ainda que Marte esteja retrógrado e traga uma vibe de reflexão e questionamento sobre certas relações, esse ainda é um bom momento para buscar suavizar as coisas. O trânsito de Vênus em Aquário é forte e joga seu raio de charme e carisma em você. Tudo pode ser resolvido com jeitinho. Nada precisa ser definitivo agora. Vamos com calma.

-> a retrogradação de Marte também questiona onde e com quem você anda usando a sua energia. A atenção é a coisa mais preciosa que temos, nosso tempo, nossa presença. Com Marte transitando em Leão, é importante entender quem te estimula e quem te suga.

-> por fim, o ano encerra na temporada de Capricórnio. O Sol ingressa nesse signo em 21/12 e abre um período bom para o descanso e interiorização. Ótimo para meditar, dormir, recarregar as baterias e tomar um bom chá de sumiço de situações desgastantes. Sua energia é preciosa, cuide bem dela.

 

Horóscopo de dezembro: signo de Peixes

 

Horoscopo Signo de Peixes

Começamos o mês no calor de Sagitário, mirando nossas flechas para o futuro, abrindo possibilidades. A energia desse período vem empolgada e um tanto atrapalhada. Com Mercúrio retrógrado, o vai e vem não para e nada parece ser muito definitivo. Não tem problema, pois Peixes é o signo que melhor se adapta às mudanças. Sem tempo ruim, só vem dezembro!

-> com o Sol transitando em Sagitário, é tudo sobre o seu poder de criação. Essa temporada ativa seu lado mais sincero, genuíno e emocionado. E isso é maravilhoso. Sagitário é um signo de fogo que fala dos nossos desejos, das nossas ambições e da nossa disposição para novas possibilidades.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Peixes

-> esse pode ser um momento importante para trabalho. O foco está na realização. Não tenha medo de chamar a atenção, propor ideias e improvisar com o que você tem. O astral desse período traz uma inventividade muito chic para quem sabe aproveitar.

-> parte dessa criatividade toda vem das suas experiências do passado. Sim, estamos em plena temporada de Mercúrio retrógrado. Dessa vez, acontece no signo de Sagitário e se desenrola até 16/12. Essa retrogradação não indica apenas imprevistos e atrapalhações. Ela também fala de aproveitar tudo o que você tem de experiência para fortalecer sua base e impulsionar o seu futuro.

-> com Júpiter em Gêmeos também retrógrado, esse é um período para você olhar para as suas experiência e resgatar o que tem de precioso na sua história. Faz bem questionar certas decisões e estratégias. Esse é um ótimo momento para pensar no “e se…”. Ative a sua imaginação e entenda que esse processo traz novas possibilidades, mas não é nada linear e possivelmente vai se realizar de um jeito diferente do esperado.

-> fim de ano sempre ativa esse momento de parar, pensar e reorganizar. Não por causa do Mercúrio retrógrado, e sim porque essa é época em que o Sol brilha em Sagitário. Esse trânsito lhe lembra da sua fluidez para momentos de mudança e transição. Tanto Sagitário como Peixes são signos de água regidos por Júpiter. Isso significa que agora é hora de ativar um lado seu mais fogo, mais impulsivo e corajoso.

-> com o trânsito de Saturno no seu signo, pode ser difícil se liberar para sair do controle e se mostrar de forma mais despretensiosa e menos séria. A chave talvez esteja em encontrar um jeito de equilibrar as coisas: de um lado, seu compromisso com o seu bem estar, com a sua saúde e com os seus planos para o futuro. De outro, sua disposição para experimentar sair do conformismo e criar novos jeitos e novos sentidos que motivem sua evolução.

-> a Lua cheia do mês acontece no signo de Gêmeos, em 14/12. Essa Lua cheia traz uma oportunidade de concluir assuntos pendentes e resolver o que estava mal compreendido. Ela também traz um olhar para o passado, suas origens e joga seu brilho para o que existe de precioso na sua história.

-> este é um mês para pensar em trabalho e esforço. No dia 6/12, Marte inicia sua retrogradação no signo de Leão que desenrola durante o mês todo. Marte retrógrado vem para reorganizar sua vida, questões de saúde, rotina, produtividade. Ótimo momento para repensar estratégias e repensar onde você anda gastando a sua energia. Preste atenção no que dá muito trabalho, mas que não traz recompensa.

-> no amor, esse é um momento de interiorização. Medos, inseguranças e autossabotagem podem ser transformados no trânsito de Vênus em Aquário, que começa em 7/12. Vale a pena ter um momento de maior solitude para ter mais clareza e perspectiva sobre o que você quer e tem medo e o que você não quer mesmo.

-> o ano termina com a temporada de Capricórnio. Ótimo momento para estar com amigos, amores e fazer planos para o futuro. A temporada de Capricórnio traz clareza sobre o seu futuro, as suas prioridades e os seus compromissos.

-> a temporada de Capricórnio traz a motivação que você precisa para dar conta da relação que tem sido esses últimos anos com Saturno transitando no seu signo. Vamo lá, peixas guerreiras, que venha o futuro! Mas com os pés no chão construindo esse futuro passo por passo.

Madama Brona é a drag astrológica de Bruna Paludo.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes