Último Mercúrio retrógrado de 2024 é um momento de reorganização

Nesta segunda-feira, 25 de novembro, tem início o trânsito de Mercúrio retrógrado em Sagitário. Saiba como lidar com esse período.


mercúrio retrógrado 2024
Arte: Barbara Marcantonio



Nesta segunda-feira, 25 de novembro, tem início o último Mercúrio retrógrado de 2024, no signo de Sagitário, em um trânsito que só acaba no início de 2025.

Mercúrio está muito presente no nosso cotidiano, pois ele rege tudo ligado à organização de ideias e coisas, à capacidade analítica, à velocidade do pensamento, à comunicação, ao comércio, às viagens mais curtas. 

Quando estamos em harmonia com Mercúrio, tudo flui bem, conseguimos dar explicações claras e tomar decisões sem ficar preso ao pensamento. Temos abertura para seguir a nossa curiosidade e somos flexíveis o suficiente para mudar os planos quando for necessário.

Mercúrio retrógrado: pausa para um check up

No período da retrogradação, que ocorre em torno de três vezes ao ano, podemos encontrar problemas dentro do setor em que Mercúrio atua, ou seja, aumentam as chances de esquecer das coisas, de pular alguns detalhes importantes ou de não conseguir enxergar outros caminhos e soluções para os problemas. 

Leia também:
Horóscopo de novembro: temporada de Escorpião

O planeta acaba se tornando o culpado principal pelos tropeços do dia-a-dia, mesmo que a “culpa” seja de outros movimentos astrológicos ou da falta de cuidado da própria pessoa. Independentemente de quem seja o responsável pelos contratempos, vamos olhar para como esse período pode ser aproveitado de forma benéfica para as nossas vidas, pois a fase da retrogradação pode ser vista como um ótimo período para revisão e manutenção. 

Em termos gerais, você pode agregar os três pontos a seguir para o seu repertório de ferramentas para lidar com Mercúrio retrógrado: 

Primeiro: ressignifique resultados indesejados.
Eles são uma chance de escolher novamente ou reorganizar algo que você começou no passado, mas que pode refinar com o conhecimento que você tem no presente, fazendo as adaptações necessárias. Tem gente que inclusive escolhe assinar contratos durante Mercúrio retrógrado, pois quer ter mais oportunidades para revisar e renegociar acordos ao longo da mesma ou próxima retrogradação. 

Segundo: mantenha um olhar curioso.
Quando o nosso olhar muda, o mundo muda, e sempre tem alguma distorção que pode ser revista durante a retrogradação. Talvez você perceba que estava totalmente errado em relação a alguma opinião, e tudo bem, agora é a hora de observar o mundo com um olhar de curiosidade, sem julgamentos. Se dê abertura para mudar de ideia. 

Terceiro: aperfeiçoe a sua comunicação.
A comunicação pode dar uns paus durante a retrogradação, afinal, é o momento de refinar mercurianices, e a conversa é uma delas. A falta de clareza ou organização na fala fica mais evidente na forma de incompreensão ou de enganos. Use o raciocínio e tenha paciência para estruturar e explicar tudo de forma mais simples e direta. O bom humor ajuda. 

Detalhes para esta retrogradação 

Como toda retrogração traz nuances variadas de acordo com os trânsitos astrológicos, trarei abaixo alguns diferenciais deste ciclo. 

O Sol está em Sagitário também, agindo como um atenuante, iluminando nossas questões, mostrando com maior clareza o que está em equilíbrio e que precisa de ajuste dentro da retrogradação.

Leia também:
Tudo sobre o signo de Sagitário

Sagitário está ligado ao otimismo, à expansão da consciência, ao aprendizado mais complexo que você adquire através da combinação dos estudos e da experiência vivida, às viagens que mudam a cabeça, e também ao exagero, à falta de tato e à mania de achar que é dono da verdade. 

Mercúrio retrógrado em Sagitário nos atenta a reavaliar as nossas verdades através de experiências que nos dão novos pontos de vista. Ele também convida a sair um pouco dos detalhes para se maravilhar com a jornada que tem sido a sua vida como um todo. 

É também um momento de aprender a levar a vida menos a sério, e mais como uma grande experiência, mantendo o bom humor durante as dificuldades, mas sabendo quando é o momento de fazer piada e quando é melhor se manter calado.  

Mercúrio entra em movimento retrógrado dias após a entrada definitiva de Plutão em Aquário, o furacão da renovação. Talvez seja o momento de rever conceitos, crenças e filosofias de vida antes de vislumbrarmos coletivamente novos horizontes.

Plutão em Aquário fará uma depuração profunda no que significa liberdade, questionará o sentido das coisas, vai exigir decisões feitas com clareza e sem preconceito, entre outros. 

Se a nossa mente estiver amarrada em paradigmas limitantes, não seremos realmente livres, por mais que tentemos. Talvez você perceba que precise estudar um pouco mais, experimentar novas experiências e, quem sabe, desmistificar uma hipocrisia ou outra. Quem nunca?

A retrogradacão ocorre também logo após a Lua Minguante em Virgem, que acontece dentro do ciclo da Lua Nova em Escorpião. O ciclo da Lua Nova em Escorpião traz transformação e fortalecimento através da depuração interna, e isso é feito durante cada uma das quatro fases do ciclo lunar. 

No estágio da Lua Minguante em Virgem, a quarta etapa, é feita uma limpeza dos vícios de rotina, das manias que geram trabalho desnecessário, em prol de uma vida mais prática e saudável. Com Mercúrio retrógrado dentro dessa conjuntura, pode-se dizer que a retrogradação serve para reorganizar nossas ideias em relação ao que nos faz bem, ao que melhora o nosso cotidiano. Será que estamos seguindo ideias que realmente fazem sentido para nós? 

Haverá momentos em que planetas em Sagitário formam oposição com Júpiter em Gêmeos, que também está retrógrado. Não deixe que a megalomania impeça a realização de suas ideias, atropelando as etapas necessárias para chegar aonde você quer. Os sonhos estão grandes, e é maravilhoso estar inspirado assim, mas use a criatividade absurda também para contornar os pequenos obstáculos e organizar o que é necessário para dar os primeiros passos. 

No dia 1 de dezembro, temos a Lua Nova em Sagitário, que vem acompanhada da conjunção de Mercúrio e Lua em Sagitário. É um dia de clareza, de reabastecimento de energia, otimismo e fôlego para ir atrás do que você acredita. No dia 5 de dezembro é a vez do Sol e Mercúrio se encontrarem, oferecendo mais um momento de clareza. 

Não tem como saber exatamente como tudo isso se desdobrará, mas acredito que teremos momentos bem engraçados de atrapalhação pela frente. O verdadeiro fim da retrogradação, que é quando Mercúrio passa do grau em que começou a retrogradação, acontece só no dia 2 de janeiro. Então, temos bastante tempo para rir das nossas confusões.

Masumi Suginoshita é criadora do site www.astromasumi.com, mãe, taurina e adora autoconhecimento e espiritualidade. Em seu trabalho, ela auxilia seus clientes a enxergar seus potenciais e a compreender os aprendizados de suas jornadas, através de ferramentas como astrologia, tarô, herbalismo, alquimia e terapia floral.

Leia também:
A Lua nos signos

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes