Como fazer queijo cottage caseiro
A chef Heloísa Bacellar ensina como preparar o queijo fresco em grumos como deve ser – cremoso e suculento.
Um queijo fresco e bem levinho, de sabor delicado, com textura granulada que lembra a ricota, mas com grumos maiores e suculentos, envolvidos por uma parte líquida cremosa – essa é a definição do cottage, uma delícia que a gente come sem peso na consciência. O nome, que significa chalé ou casa de campo, em inglês, vem do tempo em que os fazendeiros faziam queijo em casa.
Receitas caseiras de cottage há aos montes na internet. Muitas sugerem usar leite longa vida de caixinha, inclusive desnatado, e só adicionar vinagre para forçar a coagulação. O resultado é bom, mas está mais para uma ricota, como explica a chef Heloísa Bacellar, autora do site nacozinhadahelo.com.br. “O resultado vai ser um queijo fresco mais seco, com textura fina e esfarelenta. Não tem nada a ver com os grumos gordinhos e cremosos do cottage, que depende de um processo leve de fermentação e adquire sabor bem mais complexo.”
Leia também:
Como preparar requeijão caseiro em 20 minutos
Depois de muito pesquisar em sua biblioteca, e de fazer diversos testes a pedido da ELLE, Helô chegou a um método certeiro para fazer queijo cottage caseiro. Pode não ser tão magrinho quanto a ricota nem idêntico à versão industrializada, em compensação, ganha em gostosura. Você só precisa se programar para respeitar os tempos de descanso – tem que fazer de um dia para o outro. Depois de pronto, pode guardar por até três dias na geladeira.
Receita de queijo cottage caseiro
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: 1 hora + 8 horas de descanso e 24 horas de geladeira
Ingredientes
2 litros de leite integral refrigerado (não dá certo com leite longa vida)
¼ de colher (chá) de coalho (à venda em supermercados ou pela internet)
½ xícara de creme de leite fresco (120 ml)
Sal a gosto
Modo de fazer
1. Em fogo baixo, aqueça o leite por alguns minutos, até chegar a 33 ºC – temperatura morna, parecida com a do corpo humano.
2. Desligue o fogo, junte o coalho e misture com uma espátula por, no máximo, 30 segundos – só mesmo para garantir que ele se espalhe bem. Tampe a panela e deixe repousar por 1 hora, até que a coalhada esteja bem firme. Certifique-se enfiando uma faca no centro da panela – a lâmina deve sair limpa.
3. Com uma faca, faça cortes paralelos, mantendo uma distância de mais ou menos 2 cm entre eles, primeiro num sentido e depois no outro, formando um xadrez. Tampe de novo e deixe repousar por mais 1 hora, até que o soro se separe.
4. Destampe a panela e leve ao fogo de novo. Mantendo o fogo bem baixo e trabalhando com muita delicadeza, mexa com uma espátula para quebrar a coalhada, sem esmigalhar, e siga assim até que o soro se separe, os grumos comecem a se juntar e mudem de textura, ficando mais firmes e brilhantes – a essa altura, a temperatura será de uns 44 ºC.
5. Desligue o fogo e, com uma escumadeira, transfira os grumos para uma peneira forrada com um pano limpo. Junte as pontas do pano, faça uma trouxa e deixe escorrer o soro por cerca de 6 horas.
6. Abra a trouxa e, com as mãos, quebre a massa em pedaços médios, sem esfarelar. Transfira os pedaços para uma tigela, junte sal e metade do creme de leite, misture com delicadeza para manter os grumos inteiros, cubra com filme plástico e leve à geladeira por 24 horas.
7. Na hora de servir, junte o creme de leite restante, acerte o sal e pronto: o melhor queijo cottage caseiro.
Leia também:
12 queijos brasileiros premiados que você precisa provar
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes



