PUBLICIDADE

Em um estabelecimento que vende de potes de palmito e vinagre a carrinhos de plástico e bonés, a câmera se aproxima de uma vitrine-estufa com tiras douradas e crocantes de pancetta frita. A plaquinha escrita à mão anuncia: "Torresmo 9,50 cada". A cena não é muito diferente do que se vê em outros botecos Brasil adentro, mas esse não é um petisco qualquer. O local em questão é o Bar do Carlão, em São José do Rio Pardo (SP), e o torresmo é a iguaria que inspirou um dos pratos mais emblemáticos do restaurante paulistano A Casa do Porco: o torresmo de pancetta com goiabada, criado pelo chef Jefferson Rueda.

A história e a receita dessa tentação genuinamente brasileira fazem parte das aulas de "Culinária caipira por Jefferson Rueda", o primeiro curso lançado pela Edutiva, startup brasileira que deseja apresentar uma nova forma de ensino online, unindo educação e entretenimento, por um valor mais acessível do que outras plataformas. Para garantir uma experiência mais prazerosa ao aluno, os vídeos são gravados em condições similares às de produções cinematográficas. "Queremos que a experiência seja parecida com a de assistir a uma série", explica o co-fundador da Edutiva Caio Kairalla.

Equipe em ação: estrutura de cinema para garantir a qualidade das aulas.Foto: Divulgação

PUBLICIDADE

Mais do que simplesmente ensinar o passo a passo dos preparos, as aulas trazem também um pouco dos fundamentos da cozinha brasileira e contam a trajetória do chef. Aos 43 anos de idade, Rueda comanda o único endereço brasileiro incluído atualmente na lista The World's 50 Best Restaurants. Além de deter a 39º posição no ranking mundial, A Casa do Porco ocupa o 4º lugar entre os melhores da América Latina.

No curso de 12 aulas, o aluno vai aprender as técnicas para preparar hits do cardápio do restaurante, como o arroz de suã e a linguiça de porco caipira com pimenta cambuci frita e salada de tomate – com explicações, inclusive, sobre como fazer a linguiça caseira. Tudo isso em meio à prosa gostosa do chef, relembrando causos da infância e da adaptação a São Paulo.

Quem se empolgar com o professor Rueda já pode comemorar: para o dia 16 de março, a Edutiva prepara o lançamento de um segundo curso com o chef. Nesse outro módulo, as aulas vão se aprofundar na história do cozinheiro e de seu restaurante e mostrar a sua criação de porcos e seu envolvimento com ingredientes orgânicos, entre outros tópicos.

PUBLICIDADE

Em breve, a plataforma vai ampliar o leque de cursos e oferecer aulas em outras áreas, além da gastronomia. Para saber mais, acesse: edutiva.com.br.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE