Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

Diga cheesecake!

Aprenda a preparar a receita tradicional de cheesecake e também uma versão da sobremesa que não precisa ir ao forno.

Foto: Robert Lowdon / Getty Images
PUBLICIDADE

Nos Estados Unidos, cheesecake é assunto sério – imagine que a receita mais antiga vem do século 15. Ao longo do tempo, muitas versões foram aparecendo, mas aquela que os brasileiros elegeram para chamar de sua é bem mais recente. Data de 1928, quando o nova-iorquino Reuben's Restaurant ganhou a medalha de ouro na World's Fair com a receita. Por mais variações que existam, um ponto ninguém discute – a massa deve ser fininha, feita com biscoito doce, e o recheio do cheesecake tem que ser à base de cream cheese. A partir daí, vale a imaginação de cada um.

Vamos à versão clássica. Depois de montado, o doce vai ao forno, etapa que exige cuidado – como é muito delicado, melhor assar em banho-maria. "Mas quem tem dificuldade com o banho-maria não precisa se desesperar. Assar o cheesecake fora dele e tirar no ponto certo, com o recheio um pouco mole no centro e levemente dourado, tem ótimo resultado também", ensina Fernando Martins, chef da rede A Torteria. A cobertura tradicional é de geleia de frutas vermelhas, recurso preferido pelas docerias, porque facilita porcionar a torta sem que a fatia desmonte. Mas fica uma delícia com calda caseira de frutas, bem pedaçuda, que deixa o doce ainda mais bonito – não parece, mas essa etapa é facílima de fazer.

PUBLICIDADE

E falando em facilidade, sabia que também existe cheesecake só de geladeira, que não passa pelo forno? A confeiteira Fabiola Gouveia, que ensina suas receitas no programa Fazendo a Festa, no canal GNT, é fã declarada da versão agilizada. "Fica mais levinha e cremosa", compara.

Para quem gosta de inventar moda na cozinha, o cheesecake é um prato cheio. Pode trocar a bolacha maisena por biscoitos de canela ou chocolate. Pode adicionar doce de leite ou chocolate ao recheio, um tantinho de creme de avelãs ou até praliné, para dar crocância. Pode fazer a cobertura com compota de frutas amarelas ou com aquela geleia caseira do coração.

Agora, seja qual for o modo de preparo, é bom ter em mente que fazer cheesecake requer um tantinho de planejamento. Mesmo a receita sem forno precisa de tempo gelando para firmar. Escolha sua versão a seguir e bom proveito!

Cheesecake de frutas vermelhas

cheesecake

Foto: Nani Rodrigues

Receita de A Torteria

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 30 minutos (mais 5 horas de geladeira)

Ingredientes

Massa
1 pacote de bolacha maisena
100 g de manteiga derretida
1 pitada de canela

Recheio
600 g de cream cheese em temperatura ambiente
1 ½ xícara de açúcar
1 colher (chá) de extrato de baunilha
1 colher (chá) de suco de limão
2 colheres (sopa) de amido de milho
2 ovos
½ xícara de creme de leite fresco

Cobertura
150 g de morangos
100 g de framboesas
100 g de amoras
100 g de mirtilos
1 ½ xícara de açúcar
Suco de 1 limão

Modo de preparo

Massa

1. Triture as bolachas no processador com a canela e, em seguida, acrescente a manteiga. Bata até formar uma pasta homogênea.

2. Em uma fôrma de fundo removível com 21 cm de diâmetro, forme uma camada de massa no fundo, apertando com as costas de uma colher para ficar bem compacta.

3. Asse em forno preaquecido a 180°C, por 10 minutos, retire e reserve. Reduza o forno à menor temperatura possível e mantenha-o ligado enquanto prepara o recheio.

Recheio

1. Em uma batedeira, bata o cream cheese por alguns minutos, acrescente o açúcar, o extrato de baunilha e o suco de limão e continue batendo, em velocidade baixa, até ficar homogêneo.

2. Acrescente o amido e, na sequência, os ovos, um de cada vez, batendo sempre até incorporar. Por último, adicione o creme de leite e misture bem.

3. Espalhe o creme sobre a massa pré-assada e leve ao forno, em banho-maria com a água já quente, por cerca de 1 hora, até que o recheio esteja mais firme, mas ainda balançando no centro. Dica: forre a fôrma, por fora, com uma boa camada de papel-alumínio, para que a água não entre pela fresta do fundo falso. Deixe esfriar um pouco e leve à geladeira até a hora de servir, por 5 horas no mínimo.

Cobertura

1. Misture as frutas com o açúcar e leve ao fogo médio, por cerca de 15 minutos, até a calda engrossar levemente. Acrescente o suco de limão, desligue e leve à geladeira para esfriar.

Montagem

  1. Na hora de servir, remova a lateral da fôrma com cuidado, coloque em um prato e regue com a calda já fria.

Cheesecake sem forno

cheesecake

Foto: Divulgação / GNT


Receita de Fabiola Gouveia

Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 40 minutos (mais 8 horas de geladeira)

Ingredientes

Massa
1 pacote de biscoito de maisena
100 g de manteiga derretida
3 colheres (sopa) de açúcar
1 pitada de sal

Recheio
450 g de cream cheese
200 g de iogurte grego
¾ de xícara de açúcar impalpável (à venda em lojas de insumos para confeitaria)
1 pitada de sal
1 colher (sobremesa) de extrato de baunilha
1 xícara de creme de leite fresco

Cobertura
300 g de morangos
100 g de frutas vermelhas (amoras, framboesas e mirtilos)
2 colheres (sopa) de açúcar

Modo de preparo

Massa

1. Bata os biscoitos no liquidificador ou no processador até formar uma farofa. Acrescente, então, a manteiga, o açúcar e o sal e continue batendo até ficar homogêneo.

2. Use a lateral de uma fôrma de fundo removível de 20 cm como aro, apoiado diretamente sobre o prato de servir, e faça uma camada compacta da massa no fundo e nas laterais. Leve à geladeira para firmar enquanto prepara o recheio.

Recheio

1. Bata o cream cheese na batedeira até ficar macio. Acrescente o iogurte e o açúcar impalpável, o sal e a baunilha e misture bem.

2. À parte, bata o creme de leite em chantilly e incorpore delicadamente ao recheio, com ajuda de uma espátula.

3. Espalhe o recheio sobre a massa e leve à geladeira por 8 horas, no mínimo.

Cobertura

1. Coloque as frutas e o açúcar em uma panela, ligue o fogo baixo e misture delicadamente, só até o açúcar derreter, mantendo as frutas inteiras. Deixe esfriar.

Montagem

1. Retire o cheesecake da geladeira na hora de servir, remova o aro da fôrma e cubra com a calda de frutas vermelhas.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE