Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

Aintenção sempre é boa, mas se tem uma coisa com que o tradicional espírito natalino não colabora é com a diminuição da produção de lixo no mundo. Dezembro é aquele festival de luzes, cores, bolas, estrelas e outros símbolos da data, que muitas vezes são descartados logo após o Dia de Reis. Mas há uma mudança em curso: as campanhas pela redução do uso de plástico estão influenciando não só no consumo, mas também na decoração das festas de fim de ano.

As bolinhas de plástico são uma categoria que perdeu bastante espaço nos pinheiros do Natal 2021. Em vez delas, itens de papel, fibras naturais, madeira e feltro estão presentes nas decorações para a noite feliz.

De acordo com levantamento feito pelo Pinterest, houve um aumento de 2.000 vezes nas buscas por “decoração de Natal faça você mesmo”, enquanto “enfeites de Natal caseiros” teve um crescimento de 8.800% no último ano.

“As pessoas estão aprendendo a reciclar, usar coisas que estejam à mão e reutilizar o que tem em casa para fazer a decoração”, diz a geradora de conteúdo e consultora Pixu, criadora do perfil Chez Pixu, no Instagram. A especialista já ensinou, inclusive, a fazer estrelas de papel para pendurar na árvore usando folhas de livros. Fazê-los é uma oportunidade de deixar a árvore mais moderna e ter uma atividade relaxante para curtir sozinho ou com as crianças.

PUBLICIDADE



Pixu aconselha as pessoas a lançarem mão de vidros de conserva, folhas secas e desidratadas e, até mesmo, galhos caídos encontrados pelo caminho de casa para montar sua decoração natalina. “Se você pegar esses galhos, cortá-los em pequenos pedaços e amarrá-los com uma fital de sisal, pronto, tem um enfeite para colocar na árvore”, ensina.

Porém não é apenas de DIY que vive essa tendência: grandes varejistas como Zara Home, H&M Home e Ikea apostaram nos itens em papel, palha, feltro e vidro.


Arranjo com enfeites à venda na H&M.Foto: Divulgação


Palha e madeira entram nas opções da IkeaFoto: Divulgação

Mais do que consequência da consciência ecológica, Matheus Ilt, criador de conteúdo sobre decoração e apresentador do programa “Arrasta Móveis”, do canal pago GNT, acredita que o uso dos materiais naturais vem da estética escandinava, que tem bombado nos últimos anos. “É uma tendência que dessatura as cores típicas do Natal, como o vermelho, verde e dourado. Então, pessoas que gostam de uma decoração mais clean, com cores claras, se identifica muito com o uso desses tons naturais. Até mesmo o pisca-pisca que usávamos, que era supercolorido, tem sido deixado de lado e substituído pelos com luz branca ou amarela”, fala o designer. “Não é uma coisa 100% nova, mas tem pegado mais porque é fácil das pessoas replicarem em casa.”

PUBLICIDADE




Até mesmo as bolinhas old school de vidro voltaram em países onde o cerco ao plástico está mais acirrado – a União Europeia baniu a venda de produtos de plástico de utilização única e espera que, até 2030, mesmo os itens de plástico tolerados sejam reutilizáveis ou recicláveis.



No Brasil, bolinhas de vidro são raridades encontradas só em lojas de antiguidade, mas você tem várias alternativas para se adequar à tendência sustentável. Matheus, por exemplo, decorou sua árvore de Natal com bolachas de madeira pinus que encontrou em loja de construção. “Elas estavam basicamente prontas. Pintei uma ou outra, fiz um furo e coloquei um cordão para pendurá-las.” Cestas de palha podem ser ótimas saias de árvores de Natal, assim como cordões de papel ou bolinhas de feltro enfeitam espelhos e cortinas de casa.




Para não descaracterizar demais a decoração desta época do ano, o designer indica que você continue investindo no verde-escuro das folhagens do pinheiro. “Floriculturas e lojas de plantas têm feito guirlandas e coroas belíssimas com folhagem natural e flores e frutas secas”, continua o designer. Além de deixar a casa dentro do espírito natalino de um jeito bonito e contemporâneo, as alternativas sustentáveis são uma ótima oportunidade de colocar a criatividade em ação.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.