PUBLICIDADE

Você já experimentou karê? Trata-se de um cozido com curry, picante e substancioso – é comfort food japonesa em sua melhor forma! O prato é tão popular no Japão que tem até dia próprio, comemorado em 22 de janeiro.

Este ano, pela primeira vez, a data será celebrada também no Brasil: a Japan External Trade Organization (JETRO) promove a Semana do Curry, de 22 a 28 de janeiro, para divulgar esse prato e a cultura gastronômica japonesa. Durante esse período, vários restaurantes vão oferecer diferentes opções de karê em seu cardápio (clique aqui para ver os estabelecimentos participantes).

No Aizomê, a chef Telma Shiraishi preparou o natsu no supu kare (caldo com curry e legumes), o hiashi kare udon (macarrão com caldo com curry, servido frio) e o kare pan (tipo de pão recheado com carne e legumes ao curry) – este último disponível no delivery e na loja Ichiba, do restaurante. Para quem quiser preparar o karê em casa, Telma ensina aqui uma saborosa versão vegetariana do prato.


Cozido com molho escuro, legumes e ervilhas Karê de legumes da chef Telma Shiraishi, do Aizomê.Foto: Rafael Salvador


Receita de karê de legumes com gohan (arroz)

Rende: 4 porções
Tempo de preparo: Cerca de 1 hora e 30 minutos


Ingredientes

Caldo de legumes
Aparas de legumes (casca da cebola e da cenoura)
Casca da maçã
1½ litro de água

Karê
Caldo de legumes (feito anteriormente)
1 maçã
1 dente de alho
50 g de gengibre
1 cebola
1 cenoura
1 mandioquinha
1 batata inglesa
1 batata-doce
1 chuchu
¼ de abóbora kabocha
1 punhado de ervilhas congeladas
4 colheres (sopa) de curry em pó
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de manteiga
4 colheres (sopa) de óleo para o refogado
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Óleo para refogar

PUBLICIDADE

Gohan
2 xícaras de arroz japonês
2 ¼ xícaras de água

Modo de preparo

Caldo de legumes

1. Em uma panela, adicione a água e as aparas dos legumes. Deixe ferver em fogo baixo por 30 minutos. Desligue o fogo e reserve.

Karê

1. Descasque e pique os legumes em cubos grandes. Para a base do karê, rale o alho, o gengibre e a maçã.

2. Em uma panela, adicione o óleo e leve ao fogo para aquecer. Adicione a cebola e deixe tostar. Acrescente o alho, o gengibre e a maçã e deixe tostar também, em fogo baixo.

3. Passe o caldo de legumes por uma peneira e despeje o líquido na panela do refogado. Adicione os legumes ao caldo, começando por aqueles que levam mais tempo para cozinhar (cenoura, chuchu, batata doce e batata inglesa).

4. Abaixe o fogo e tampe a panela. Depois de 40 minutos, adicione também os legumes que cozinham mais rápido (abóbora e mandioquinha). Tempere com sal a gosto e deixe cozinhando por mais 15 minutos.

5. Em uma frigideira, coloque o curry e leve ao fogo baixo para aquecer. Quando o curry começar a exalar o seu perfume, adicione a farinha de trigo e continue mexendo até que incorpore todo curry na farinha de trigo.

6. Em seguida, adicione a manteiga. Misture vigorosamente até ferver. Desligue o fogo e reserve.

7. Com todos os legumes já cozidos, adicione um pouco do caldo de karê à mistura na frigideira: de duas a três conchas, uma por vez, misturando bem para formar um molho espesso.

8. Junte esse molho à panela com os legumes cozidos, misture lentamente e acrescente as ervilhas congeladas. Ajuste o sal e sirva ainda quente.

Gohan

PUBLICIDADE

1. Em um bowl, coloque o arroz. Adicione bastante água e descarte a água rapidamente. Lave o arroz pela segunda vez, com menos água, esfregando um grão contra o outro, mas sem apertar muito, para que eles não quebrem.

2. Enxague o arroz com água abundante e corrente. Deixe secar por 20 minutos e transfira o arroz para uma panela e acrescente 2 ¼ xícaras de água.

3. Deixe o arroz descansar na panela tampada com água por 20 minutos. Após esse tempo, ligue o fogo e cozinhe em fogo médio até ferver.
Abaixe o fogo e deixe cozinhar até a água secar. Desligue o fogo e aguarde mais 10 minutos, com a panela tampada, antes de servir.




Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE