Paçoca, um caso de amor
Além de delicioso por si só, o docinho de amendoim também incrementa receitas como sorvete, bolo e até cheesecake. Aprenda a preparar essas sobremesas irresistíveis.

Entre as inúmeras delícias criadas pelos povos originais do Brasil, uma delas tem lugar especial no cardápio de memórias afetivas: a paçoca. A palavra, que significa esmigalhar, indica apenas o método de preparo – alimento socado no pilão. Já os ingredientes podem ser muitos. Ela pode, inclusive, ser salgada: paçoca de carne-seca pilada com farinha de mandioca é uma receita que resiste em diversas regiões brasileiras. Mas a forma mais famosa é, sem dúvida, a paçoca doce à base de amendoim. Tradicionalmente, no interior, a tarefa de adoçar o preparo cabia à rapadura, ingrediente que foi sendo substituído pelo açúcar refinado em função da praticidade. Com o tempo, os loucos por paçoca trataram de incorporar esse sabor tão especial – doce, mas como uma pitadinha de sal – a outras receitas. Como essas três pequenas maravilhas a seguir, criadas por Márcia Garbin, mestre gelatier da Gelato Boutique; Júlia Franco, chef do Botanikafé; e a confeiteira Carole Crema.
Receita de sorvete de paçoca com flocos de chocolate
Receita de sorvete de paçoca com flocos de chocolate
Foto: Divulgação
“O legal dessa receita que desenvolvi para a plataforma Tá na Mesa é poder finalizá-la também como picolé. Em vez de bater a massa, é só colocar a mistura em forminhas, esperar congelar e, ao final, passar os picolés em chocolate derretido.”
Márcia Garbin, mestre gelatier da Gelato Boutique
Rendimento: 6 porções
Tempo de preparo: pelo menos 1 hora e 30 minutos
Ingredientes
¾ de xícara (100 g) de amendoim torrado, sem pele e sem sal
½ xícara de açúcar
1 1/3 xícara de leite integral
1 pitada de sal
2/3 de xícara (100 g) de chocolate amargo picado
Modo de fazer
1. No liquidificador, bata o amendoim com o açúcar, o leite e o sal.
2. Coloque tudo em uma panela e leve para ferver por 3 minutos. Deixe esfriar e leve à geladeira por 30 minutos.
3. Transfira a mistura para a máquina de sorvete e bata por 30 minutos. Se não tiver máquina, bata na batedeira e leve ao freezer por 1 a 2 horas, até que se forme uma coroa congelada ao redor. Bata de novo, repetindo a operação pelo menos três vezes, até obter uma consistência de milk-shake bem cremoso. Deixe, então, no freezer por mais um tempo, até atingir a textura de sorvete. Reserve.
4. Em uma tigela, derreta o chocolate no micro-ondas e distribua os fios de chocolate derretido sobre o sorvete pronto. Assim que o chocolate endurecer, misture para quebrar os fios e sirva.
Receita de cheesecake de paçoca
Receita de cheesecake de paçoca
Foto: Bruno Geraldi
“Nas receitas tradicionais de cheesecake, massa e recheio são assados, o que pode ser complicado para quem não tem tanta experiência na cozinha. Mas essa versão adaptada, que servimos no Botanikafé, é fácil até para quem não tem muito conhecimento na área da confeitaria. A bolacha assa antes e a gelatina garante a consistência firme, mas cremosa. O amendoim no final é opcional, mas eu gosto de colocar porque dá crocância.”
Júlia Franco, chef do Botanikafé
Rendimento: 12 porções
Tempo de preparo: 1 hora, mais 4 horas de geladeira
Ingredientes
1 pacote de bolacha maisena (200 g)
5 colheres (sopa) de manteiga sem sal
2 caixinhas de creme de leite
2 colheres (sopa) de gelatina em pó incolor
2 potes de cream cheese (600 g)
⅔ de xícara de açúcar
Suco de 1 limão
10 paçoquinhas
1 pote de doce de leite
⅓ de xícara de amendoim sem sal (opcional)
Modo de fazer
1. Triture bem a bolacha maisena no processador (ou liquidificador). Em uma tigela, misture a bolacha triturada com a manteiga, até obter uma massa uniforme.
2. Forre a base de uma forma de fundo removível com 23 cm de diâmetro com a massa, pressionando bem, e leve ao forno preaquecido a 180ºC, por 15 minutos. Reserve.
3. Em banho-maria, aqueça o creme de leite com a gelatina em pó, até que esteja bem dissolvida, e reserve.
4. Na batedeira, bata o cream cheese, o açúcar e o suco de limão. Quando a mistura estiver bem homogênea, junte ao creme de leite e misture bem. Incorpore, então, sete paçoquinhas e misture novamente.
5. Coloque essa mistura na fôrma, sobre a base de bolachas já assada, e leve à geladeira por, pelo menos, 4 horas, ou até que a cheesecake esteja firme. Na hora de servir, desenforme e finalize com o doce de leite, as paçoquinhas restantes esfareladas e o amendoim.
Receita de bolo de paçoca
Receita de bolo de paçoca
Foto: Divulgação
“Adoro usar paçoca como ingrediente. No bolo, você pode trocar 3 colheres de sopa de açúcar por 4 paçoquinhas amassadas. Pode misturar no brigadeiro ou passar o brigadeiro na farofa de paçoca. Ou ainda usar na montagem de pavês, também fica delicioso.”
Carole Crema, confeiteira
Rendimento: 10 porções
Tempo de preparo: 1 hora e 40 minutos
Ingredientes
Pão de ló
5 ovos em temperatura ambiente
¾ de xícara de açúcar
1 xícara de farinha de trigo peneirada
Calda de açúcar
1 xícara de açúcar
2 xícaras de água
½ colher (chá) de extrato de baunilha
Recheio
1 lata de leite condensado
1 ½ xícara de creme de leite fresco
20 paçoquinhas
½ colher (chá) de flor de sal
Cobertura
2 xícaras de creme de leite fresco
4 colheres (sopa) de açúcar
Modo de fazer
Pão de ló
1. Bata os ovos com o açúcar até triplicarem de volume.
2. Quando espumarem bem, incorpore a farinha de trigo delicadamente.
3. Coloque a massa em fôrma redonda de 20 cm de diâmetro, untada, e leve ao forno a 180ºC, por cerca de 40 minutos, até ficar dourado e firme. Reserve e deixe esfriar.
Calda de açúcar
1. Ferva os ingredientes por 10 minutos e reserve.
Recheio
1. Cozinhe o leite condensado na lata fechada, em panela de pressão com água, por 45 minutos. Espere sair toda a pressão antes de abrir a panela. Espere esfriar a lata também antes de abrir, para não se queimar.
2. Bata o creme de leite batido em ponto de chantilly e reserve.
3. Misture o doce de leite com metade das paçocas e a flor de sal e agregue delicadamente ao creme de leite fresco. Reserve.
Cobertura
1. Bata os ingredientes em ponto de chantilly e reserve.
Montagem
1. Corte o bolo ao meio em duas partes iguais e regue as duas metades com uma generosa porção de calda de açúcar, usando um pincel para espalhar bem.
2. Espalhe o recheio sobre uma das metades e cubra com a outra metade. Regue a parte de cima com mais calda de açúcar.
3. Cubra o bolo com a cobertura e finalize com paçocas restantes, quebradinhas.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes