Conheça os restaurantes estrelados do Guia Michelin 2024

Na edição do circuito gastronômico de São Paulo e do Rio de Janeiro, evento consagra seis restaurantes com 2 estrelas e 15 com 1 estrela.


ivan ralston do tuju guia michelin
Ivan Ralston, do Tuju: destaque da noite. Foto: Rubens Kato



Após um hiato de três anos, uma das premiações mais aguardadas da gastronomia voltou a agitar o mercado. Na noite de segunda-feira (20.05), o Guia Michelin anunciou a lista de restaurantes estrelados em São Paulo e no Rio de Janeiro em sua edição 2024. 

O evento, realizado no hotel Copacabana Palace, na capital carioca, consagrou seis restaurantes com 2 estrelas Michelin, 15 com 1 estrela e classificou 37 casas na categoria Bib Gourmand, que reúne estabelecimentos com ótimo custo-benefício. O guia inclui também 82 restaurantes, 38 deles adicionados recentemente, que receberam elogios dos inspetores do Michelin. 

Premiados Guia Michelin

Gwendal Poullennec (de gravata), diretor internacional do Guia Michelin, com os chefs e equipes dos restaurantes com duas estrelas. Foto: Divulgação

A cobiçada terceira estrela Michelin ainda não veio para nenhum estabelecimento brasileiro dessa vez. Mas a premiação deste ano trouxe uma novidade: três restaurantes receberam a estrela verde, que indica o compromisso da casa com a sustentabilidade. 

Em São Paulo, o restaurante D.O.M., de Alex Atala, com cozinha chefiada por Geovane Carneiro, que já tinha 2 estrelas, manteve o status no guia. No Rio, os cariocas Oro, do chef Felipe Bronze, e Oteque, de Alberto Landgraf, também continuam duplamente estrelados. 

O restaurante carioca Lasai, de Rafa Costa e Silva, por sua vez, entrou para a seleta lista de 2 estrelas no guia de 2024, assim como os paulistanos Evvai, do chef Luiz Filipe Souza, e o Tuju, de Ivan Ralston.

Leia também:
Chefs realizam jantar em prol do Rio Grande do Sul

O Tuju, por sinal, foi o grande vencedor da noite. Reinaugurado em setembro do ano passado, após um intervalo de três anos, a casa recebeu o prêmio de Abertura do Ano e foi um dos agraciados com a estrela verde. Os outros dois restaurantes que levaram o novo prêmio de sustentabilidade, ambos em São Paulo, foram A Casa do Porco, de Janaína Torres e Jefferson Rueda, e o Corrutela, do chef César Costa.

A seguir, confira os restaurantes estrelados e os selecionados na categoria Bib Gourmand da edição 2024 do Guia Michelin.

2 estrelas Michelin São Paulo

D.O.M
Evvai*
Tuju*

2 estrelas Michelin Rio de Janeiro

Lasai*
Oro
Oteque

1 estrela Michelin São Paulo

Fame Osteria**
Huto
Jun Sakamoto
Kan Suke
Kazuo**
Kinoshita
Kuro**
Maní
Murakami**
Oizumi Sushi**
Picchi
Tangará Jean-Georges** 

1 estrela Michelin Rio de Janeiro

Cipriani
MEE
San Omakase Room**

Estrela verde Guia Michelin São Paulo

A Casa do Porco
Corrutela
Tuju

Bib Gourmand Michelin São Paulo

A Baianeira – Masp**
A Baianeira
AE! Café & Cozinha
Balaio – IMS
Banzeiro
Barú Marísqueria
Bistrot de Paris
Brasserie Victória
Capim Santo**
Cora**
Corrutela
Cuia**
Ecully Gastronomia
Feriae**
Fitó
Komah
Kotori**
Le Bife
Manioca
Mocotó
Mocotó Vila Leopoldina**
Nomo**
Petí Gastronomia
Più Higienópolis**
Più Pinheiros
Shihoma Pasta Fresca**
The Kith
Tonton
Tordesilhas
Zena Cucina

Bib Gourmand Michelin Rio de Janeiro

Artigiano
Brota**
Didier
Maria e o Boi
Miam Miam
Pici Trattoria
Sult**

*Passou de uma para duas estrelas.
**Novidade na lista.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes