Lifestyle

Entenda o que é o retorno de Saturno

Está se sentindo meio sem rumo, em dúvida sobre sua carreira e suas prioridades? Tem entre 25 e 33 anos? Hummm, tem cheiro de retorno de Saturno aí! Saiba mais sobre esse momento e como lidar com ele da melhor forma possível.

PUBLICIDADE

Um dos assuntos que geram mais curiosidade e que confirmam como a astrologia não é mera viagem mental é o retorno de Saturno. Neste texto, você descobrirá como ele funciona, quando ele acontece e de que forma você pode aproveitar essa passagem de maneira positiva. Pois sim, apesar de puxado, ele pode ser um divisor de águas em sua vida, para melhor.

Se você estiver questionando bastante o seu caminho ou constantemente repensando a carreira, e estiver entre os 25 e 33 anos, isso pode estar acontecendo porque você está passando pelo retorno de Saturno.

Saturno é um planeta que muitos associam a peso e restrição, mas eu vejo como uma energia que te ajuda a encontrar o seu caminho verdadeiro, lembrando do que é importante e te dando suporte para realizar seus objetivos. Se fosse para fazer uma analogia, seria aquela pessoa da sua família que pega no seu pé, cobrando que você faça as suas tarefas, mas que também te dá os lápis e livros, pois ela faz tudo isso querendo o seu bem.

O retorno de Saturno acontece quando o planeta retorna ao mesmo ponto em que ele estava no momento em que você nasceu, e isso demora em torno de 28 anos. O retorno pode ser analisado para qualquer planeta, mas como Saturno é um planeta ligado a propósito, ele acaba sendo mais notório, pois o seu retorno acontece justamente quando você está construindo a sua carreira.

PUBLICIDADE

Esse fenômeno astrológico é importante, pois ele traz alinhamento com a sua realização, construção de longo prazo, responsabilidade e propósito de vida. Ele acontece numa fase em que estamos desenvolvendo a nossa ligação com o nosso chakra cardíaco, a conexão com a nossa essência, com o que a nossa alma quer desenvolver.

É por isso que esse período pode trazer muita inquietação, pois muitos de nós não fomos conduzidos a trilhar o caminho que realmente gostaríamos, mas sim condicionados a nos encaixar a um padrão de vida. No retorno de Saturno, o planeta está em cima do Saturno do seu mapa astral para te lembrar do seu propósito e ajudar a encontrar o seu caminho: "Você se preparou para concretizar os seus objetivos? Você está no caminho certo? Está na hora de crescer e focar na sua realização verdadeira". É nessa hora que você sente que não dá mais para adiar certas coisas.

Olhando dessa forma, a inquietação passa a ser algo positivo, concorda? Outros sintomas relatados por pessoas que estão passando por essa fase podem ser ansiedade, insatisfação e até a vivência de experiências que obrigam a pessoa a amadurecer.

PUBLICIDADE

Como atenuar os sintomas?

  • Desenvolva a sua paciência. O retorno de Saturno não traz respostas rápidas, ele te ensina a se tornar amigo do tempo.
  • Foque na sua autonomia e senso de responsabilidade. Em vez de culpar o mundo pelos seus problemas, assuma as rédeas da sua vida em suas mãos.
  • Amplie a sua inteligência emocional e trabalhe o autoconhecimento.
  • A leitura do seu mapa astral mostra o setor da sua vida em que Saturno atua e o que você deve desenvolver com maior ênfase.
  • Pense no que você realmente quer e não no que esperam de você. É importante saber se comprometer consigo mesmo.
  • Preste atenção às suas inquietações e use essa fase para aprender a ouvir o seu coração. Seguir o método KonMari pode ser ótimo para iniciar o treino! #sparkofjoy
  • Não espere por soluções rápidas. Pode ser que nada esteja muito claro ou definido até os 33 anos, mas, depois disso, parece que tudo se encaixa. Aprender a lidar com fases de indefinição e transição faz parte do amadurecimento.
  • Comprometa-se com seus objetivos, mas sem rigidez e mania de perfeição.

Se você está passando por essa fase, procure seguir essa lista de recomendações, capriche no autocuidado, levante o queixo e arregace as mangas para fazer o que precisa ser feito.

Se você seguir essas dicas antes do retorno de Saturno, melhor ainda, pois construirá uma trajetória mais autêntica e, em vez de gastar energia buscando o seu real caminho na fase do retorno. Terá confirmações de coisas que tem feito há muito tempo e conseguirá concretizar muitos dos seus planos. Mas, assim, sem se cobrar demais, tá?


Aprendendo mais sobre a Lua, você entende como cuidar de suas feridas emocionais e também passa a compreender mais as pessoas à sua volta.

Vênus carrega a fama de ser o astro que comanda o amor, mas ele é muito mais do que isso. Ele tem a ver com os acordos, a beleza e a forma que cada pessoa tem de se relacionar com tudo que a cerca, inclusive o dinheiro.

O ascendente é a primeira impressão que você causa nas pessoas, antes delas te conhecerem de verdade. Confira abaixo o que cada signo ascendente significa.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE