Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Lifestyle

UÍSQUE ESCOCÊS DO SEU JEITO

Não tem jeito errado para Ballantine's: o uísque escocês pode ser bebido de várias formas, aqui trazemos uma receita exclusiva por Stephanie Marinkovic.

Foto: Rodolfo Regini
PUBLICIDADE

CONTEÚDO APRESENTADO POR BALLANTINE'S

Sempre aprendemos que uísque é bom de dois jeitos: com gelo, servido no copo baixo, ou puro, no copinho de shot, estilo cowboy, aquecendo a alma. Aí veio a onda da coquetelaria moderna para acabar com essa lobotomia e mostrar que drinques com scotch whisky podem ter bastante diversidade e nem são tão modernos assim. Há vários clássicos com base no destilado escocês, alguns bem antiguinhos como o Rob Roy (uísque com vermute), o Scotch Sour (com limão e açúcar), o Blood and Sand (com licor de cereja, suco de laranja e vermute), o Godfather (com licor amaretto), o Scotch Negroni (em que o gim sai de cena para que brilhe o uísque) e o Scotch & Soda (uísque e água com gás, simplesmente, bastante popular no Japão, onde é mais conhecido como Highball).

O uísque escocês é tão versátil quanto tantas outras bebidas. As notas de baunilha, mel e especiarias que ele ganha durante os longos anos de envelhecimento em barris de carvalho saem-se muito bem na companhia de outros elementos doces, ácidos, amargos, picantes, frutados. Há muito o que ousar e por aí já se imagina o quanto uísque ganhou de espaço nos bares de hoje, em receitas autorais dos bartenders ou em recriações de drinques do passado – basta saber misturar. É o que nos mostra a mixologista Stephanie Marinkovic com o Ballantine's Honey, uma receita que pode surpreender muita gente que encara o scotch apenas da maneira tradicional.

PUBLICIDADE

Tudo isso prova que não tem jeito errado de beber uísque escocês. Existem vários jeitos. E tem o seu jeito também.

BALLANTINE'S HONEY

Ingredientes

  • 50 ml de Ballantine's 12
  • 30 ml de suco de limão
  • 20 ml de xarope de mel
  • 2 pedaços de abacaxi fresco maduro

Modo de preparo

Em uma coqueteleira com gelo, coloque todos os ingredientes e bata vigorosamente até ficar bem gelado. Coe a mistura com ajuda de uma peneira fina para o copo baixo com gelo. Se quiser, decore o coquetel com mais pedacinhos de abacaxi.

Preparo do xarope de mel

Dissolva uma parte de mel na mesma medida de água morna e misture até o líquido ficar homogêneo. Espere esfriar e guarde na geladeira. Dura cerca de três meses em refrigeração.

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE