Jovens grifes anunciam um admirável mundo novo

Reconhecidas pelos principais prêmios internacionais da moda, novas marcas falam sobre os valores que permeiam seus negócios e debatem o futuro da indústria.


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Quais serão os caminhos da moda quando voltarmos a navegar por um mundo incógnito pós-pandemia? Quais serão as escolhas – nossas e das marcas – depois do trauma de tantas perdas humanas, emocionais e financeiras? As respostas para questões tão centrais na indústria neste momento ainda não estão escritas – nem mesmo nas bibliografias dos melhores MBAs. Enquanto as grandes empresas da área certamente terão menos velocidade para alterar o rumo de suas complexas cadeias, as jovens grifes que resistirem à crise poderão se transformar em laboratórios de inovação para o resto do mercado. Primeiro, pelo tamanho, mais favorável a testes, rupturas, mudanças de curto prazo. Segundo, porque muitas delas já vinham experimentando novos modelos de negócios antes mesmo da covid-19 deixar o planeta de ponta à cabeça

Na última semana, ELLE Brasil conversou longamente – via Skype, Zoom, Facetime – com cinco marcas que tiveram suas ideias reconhecidas nos principais prêmios internacionais para jovens talentos, como o Prêmio LVMH, plataforma criada em 2014 pelo conglomerado de luxo, e o Hyères Festival, que acontece desde 1986 na França e tem apoio de empresas tradicionais como a Chanel. São grifes que estão sendo acompanhadas de perto pela indústria por suas maneiras inovadoras de olhar para a moda: coleções 100% produzidas na África, roupas que vestem corpos do 34 ao 50, narrativas longe do eurocentrismo, peças confeccionadas apenas com materiais já existentes no mercado. “Como jovens estilistas e cidadãos, temos a missão de trabalhar e produzir de uma maneira diferente”, resume Balthazar Delepierre, da marca Ester Manas. Com o novo coronavírus escancarando a necessidade de transformações na moda, mais que remendar o presente, é hora de se buscar novas maneiras de costurar o futuro.


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