Campanha da Tiffany também tem arte brasileira

Esculturas do baiano Emanoel Araujo compõem as cenas com Beyoncé, Jay-Z e o diamante Tiffany.


origin 805



Na nova campanha da Tiffany & Co, estrelada por Jay-Z e Beyoncé, é difícil tirar os olhos do diamante Tiffany, a impressionante pedra amarela de 128 quilates e 82 facetas usada como pingente pela cantora. Espectadores mais atentos, no entanto, repararam logo no quadro de Jean-Michel Basquiat pendurado na parede do Orum House, em Los Angeles, onde foi gravado o filme. Mas quem tem olhar artístico realmente apurado viu algo mais nas cenas: o artista brasileiro Emanoel Araujo (na foto em destaque) também marca presença com duas obras expostas no vídeo.

As esculturas do brasileiro escolhidas pela joalheria para figurarem na campanha são “Biombo”, de 2018, feita em pau-marfim e ipê-roxo, que aparece atrás de Jay-Z, logo nos primeiros segundo do vídeo, enquanto ele está usando uma máquina de escrever, e “Oxalá”, de 2007, esculpida em madeira e pintado de branco com tinta automotiva. É possível vê-la rapidamente no minuto 00:39, em frente ao piano que Beyoncé está tocando.

Nascido em Santo Amaro da Purificação, na Bahia, em 1940, Emanoel Araujo foi diretor da Pinacoteca do Estado de São Paulo entre os anos de 1992 e 2002. Fundou o Museu Afro Brasil, instituição dedicada à produção e divulgação de artistas afro-brasileiros e africanos no país, com sede no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Atualmente, o artista é representado pela galeria Simões de Assis e tem peças no acervo de museus como o Los Angeles County Museum of Art (LACMA) e o Hammer Museum, ambos nos Estados Unidos.

Confira abaixo o vídeo completo da campanha, dirigida por Emannuel Adjei:


ABOUT LOVE

www.youtube.com

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes