Conheça as 10 tendências de acessórios mais quentes do verão
Mary janes, cintos enormes e meias transparentes. Saiba quais são as peças para ficar de olho na próxima estação.
Depois de algumas temporadas de festa, brilho e fervo, os desfiles de verão 2023 trouxeram um mood algo soturno e sombrio. Seja pela crise geopolítica, seja pela recessão no horizonte, aquele clima de festa pós-pandemia parece ter baixado de tom, deixando apenas alguns resquícios de paetês aqui e acolá. Portanto, no próximo verão, prepare-se para apostar em acessórios incomuns, daqueles que chamam a atenção por onde passam. Bolsas enormes das mais diferentes texturas e mary janes, aqueles sapatos de salto baixo arrematados com fivela, estão entre as apostas. Também veremos o tão temido retorno da sapatilha e dos clogs, calçados polêmicos que dividem opiniões. Vem com a gente!
UNIQUE
Miu Miu, verão 2023. Getty Images
Loewe, verão 2023.Getty Images
Collina Strada, verão 2023.Getty Images
Uma das tendências mais importantes da nova temporada, não restam dúvidas, são os acessórios diferentões. Eles são tão únicos que ganharam uma categoria só deles, já que não podemos encaixá-los em nenhuma outra. Vimos desde o chinelo-bota na Miu Miu, que consiste em uma sandália de dedo com um cano alto que pode bater tanto no tornozelo quanto no joelho. Outro destaque foi a papete derretida em parceria com a Melissa e a bolsa-brócolis da Collina Strada e os escarpins cobertos de bexigas, e também inflados, da Loewe, que mais pareciam saídos dos armários da Minnie ou da Barbie. Aqui, quanto mais esquisito, melhor.
CHINELINHO
The Row, verão 2023.Divulgação
Burberry, verão 2023.Getty Images
Saint Laurent, verão 2023.Getty Images
Falando no chinelo de dedo da Miu Miu, esse também foi um modelo que apareceu bastante nas passarelas. Já dava para ter uma noção de que ele ia bombar quando Kanye West apareceu usando uma versão com as tiras cobertas de cristais tanto no desfile da Burberry (que também desfilou chinelos de salto com tiras no tornozelo), quanto no desfile da YZY. Na The Row, a rasteirinha serviu para fazer um contraponto com a seriedade da alfaiataria precisa das irmãs Olsen, deixando o look mais leve e descolado.
TEXTURIZADA
Molly Goddard, verão 2023.Getty Images
Bottega Veneta, verão 2023.Getty Images
Uma tendência interessante para ficar de olho é a infinidade de textura nas bolsas. Seja em uma versão de pelúcia, como na Fendi, seja uma de frufrus, como na Molly Goddard, os acessórios ganharam uma camada mais tátil para o verão. Destaque para o couro trançado, o “intrecciato” tradicional da Bottega Veneta, aplicado nas mochilas enormes desenhadas por Matthieu Blazy e que deram frescor à técnica.
BOLSONAS
Vivetta, verão 2023.Getty Images
Peter Do, verão 2023.Getty Images
Sportmax, verão 2023.Getty Images
Falando em bolsas, elas também apareceram em proporções muito maiores nesta estação. Pode separar bastante coisa, pois se depender de marcas como Vivetta, Sportmax, Peter Do e Bottega Veneta, vai ter espaço para carregar o que você quiser dentro dos acessórios.
LÁ NO ALTO
Versace, verão 2023.Getty Images
Louis Vuitton, verão 2023.Getty Images
Balmain, verão 2023.Getty Images
Quem também veio maximizada foram as plataformas. Altíssimas e com uma vibe meio clubber, sandálias, botas e tamancos ganham alguns centímetros de altura por meio de saltos retos e robustos. Nós adoramos as versões de papete da Versace, os estampados da Balmain e a bota de cano baixo da Louis Vuitton, que caem muito bem com vestidinhos leves e românticos.
RETORNO POLÊMICO
Balenciaga, verão 2023.Getty Images
Simone Rocha, verão 2023.Getty Images
A gente já falou algumas vezes aqui sobre a volta da sapatilha, um sapato polêmico que, após alguns anos no auge, virou chacota na moda. Se depender dos desfiles de verão 2023, no entanto, ela virá com tudo no verão. Na Balenciaga, marca que costuma transformar itens considerados feios em tendência, o modelo apareceu bem clássico, com lacinho, e foi usado por homens. No desfile da Simone Rocha, a sapatilha ganhou um ar mais pesado por conta da sola plastificada.
RETORNO POLÊMICO, PARTE 2
Ports 1961, verão 2023.Getty Images
Etro, verão 2023.Getty Images
Os clogs também voltaram com tudo. Esses tamancos que deixam o calcanhar de fora já haviam virado tendência anos atrás, muito por causa da Chanel. No desfile da Fendi, em Nova York, que comemorou os 25 anos da bolsa Baguette, o modelo apareceu coberto de pêlos, enquanto na Etro e na Ports 1961, vimos versões mais clássicas do calçado.
ROMÂNTICA
Prada, verão 2023.Getty Images
Givenchy, verão 2023.Divulgação
Sapatos fechados com tiras no peito do pé, as mary janes também marcaram presença na temporada. Na Prada, catalisadora de tendências e responsável por alguns dos itens que se tornam desejo instantâneo, a sandália romântica apareceu em sua forma mais clássica, com bico fino, enquanto na Givenchy se transformou em uma espécie de mule colorida por tons ácidos. Na Chanel, a mary jane ganhou brilho por meio de uma meia acoplada coberta de cristais.
MEIAS EM FOCO
Chanel, verão 2023.Getty Images
Dior, verão 2023.Getty Images
Dolce & Gabbana, verão 2023.Getty Images
Falando em Chanel, que trouxe meinhas brilhantes que variam de comprimento, as meias transparentes também ganharam certa importância nos desfiles de verão 2023. Há versões mais sensuais, como as ⅞ da Dolce & Gabbana, e mais românticas, a exemplo dos acessórios Dior. Prepare-se para combinar os itens com vestidos justos ou saias rodadas.
ACINTURADA
Louis Vuitton, verão 2023.Getty Images
Balenciaga, verão 2023.Divulgação
O cinto foi um dos protagonistas do desfile da Louis Vuitton, que agigantou os aviamentos e transformou esses detalhes em estampas trompe d’oeil. As versões que mais aparecem nessa estação, inclusive, são bem largas, como as da Balenciaga, que lembram cinturões de boxe. Em outros momentos, os cós das calças foram duplicados, como fez a Diesel, abrindo a possibilidade de combinar vários desses acessórios em um mesmo look.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes