Negras maneiras

Hanayrá Negreiros, em sua coluna mensal, costura e escreve sobre moda, memórias e futuros possíveis.


Fn6h9yRj origin 322 scaled



Começo este texto celebrando uma herança da minha família: a música! Durante a leitura vocês perceberão que minha família me deixou algumas heranças que transbordam a barreira do que é material, mas dentre todas elas é a música que tem mais me ajudado nestes tempos incertos. Eu tive a sorte de ter um tio/padrinho, o nosso saudoso tio Jorge, que era o responsável pelas sonoridades em casa. Ele adorava Jazz e me ensinou a escutar as melhores musicalidades negras. A ele dedico este texto e a música “Exu”, cantada por Juçara Marçal no disco Afrobrasilidades em 78 RPM, do Goma-Laca, que embala a escrita destas memórias em minha estreia como colunista na ELLE Brasil.

Me sinto feliz e esperançosa em partilhar da volta da ELLE, que se mostra cada vez mais importante para pensarmos linguagem e informação de moda de outras maneiras, reformulando o que já foi posto ou tido como “normal”. Fica de uma vez por todas entendido a necessidade de refletir o papel das publicações de moda na nossa atualidade, recuperando valores que incentivem o diverso e as pluralidades, transbordando o universo da roupa e do consumo. Aqui, o conceito de Sankofa mais uma vez se faz presente, se conectando com ideia de retorno, de voltar atrás, para assim conseguir projetar outros tipos de vozes, corpos, histórias e pontos de vista.

Aqui neste espaço, vamos pensar moda como memória, história e cultura a partir de perspectivas negras e, tendo em vista o nosso atual cenário, já aviso que a caminhada daqui para frente poderá ser longa e muitas vezes tortuosa. Porém por mais duro que o futuro possa parecer, o meu desejo é que esta coluna que estreia hoje, assim como a revista que retorna a público, seja também um espaço de respiro e um lugar para refletirmos sobre afeto, resiliência e ancestralidade como possibilidades de enfrentamento contra as incertezas que estão por vir. Que os caminhos estejam sempre abertos!

Hanayrá Negreiros é mestre em Ciência da Religião pela PUC-SP, costura e escreve ideias sobre negras maneiras de vestir.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes