#OLHAELLE: o casting dos sonhos
A gente sabia que seria bom, mas não imaginava que ia ser TÃO BOM. Com escolhidos do Rio Grande do Sul ao Pará, dos 18 aos 75 anos, o open casting que marca a volta da ELLE está apenas maravilhoso.
Foram mais de 10 mil publicações marcadas com #olhaelle desde que anunciamos o nosso open casting no dia 12 de março, convidando leitoras e leitores para participar da volta da ELLE Brasil. E pode apostar: a gente olhou um por um! Seguir a hashtag no Instagram virou uma obsessão para toda a equipe: era cada look bafo, cada pose cheia de atitude, estilos únicos, belezas em todas as suas possibilidades (tudo o que há um bom tempo acreditamos que a moda precisa).
Escolher 16 nomes para estar com a gente na estreia do nosso site, como você pode imaginar, não foi nada simples. Sofremos e conseguimos fazer isso, mas também tomamos uma decisão: o open casting passou a ser permanente e sempre vamos recorrer a ele também em nossas produções futuras, seja para o site, a edição digital ou o impresso. Acreditamos que as pessoas são o centro de tudo que fazemos e queremos ter sempre por perto quem nos acompanha. E com uma participação ativa: com imagens, ideias e opiniões (já conhece nosso grupo no Facebook? Melhor comunidade virtual ever).
A ideia inicial para este primeiro editorial com nosso open casting era que ele fosse feito em um estúdio, com toda a megaprodução que envolve um ensaio de moda. Tudo mudou e tivemos que nos adaptar.
A produtora executiva Mariana Araújo entrou em contato com os escolhidos e pediu fotos das casas, para pensar em possíveis locações. Depois, foi a vez do editor de moda Lucas Boccalão entrar em ação: vasculhou virtualmente o guarda-roupa dos participantes e escolheu, junto com eles, os looks que cada um usaria no dia do ensaio. As fotos foram clicadas pelos próprios modelos (ou por alguém próximo a eles), com direção remota por videoconferência do fotógrafo Gleeson Paulino, que descreve a experiência com toda a sensibilidade, em um texto que você vai ler logo mais.
Conheça a seguir os primeiros selecionados no nosso open casting e o resultado dessa criação em conjunto.
Um novo olhar
“Fotografar neste momento que estamos vivendo me fez questionar o meu olhar, as extremidades da realidade brasileira e principalmente a forma de criar.
Havia uma certa sensação de segurança na forma como trabalhávamos, desde a equipe até a escolha do set. Havia uma familiaridade em todo o processo de criação. Tudo mudou, não há um voltar ao normal, pois o normal se faz no presente. Reaprendemos o criar, o reunir e nos conectamos mesmo distantes, mas nunca com tanta intenção. E de certeza o que fica é: não há mudança, não há melhora se não for coletiva.
De início me senti invasivo, entrei na casa de pessoas que nunca conheci, elas me permitiram estar em seus mundos, conviver com suas famílias. Pessoas com diferentes sotaques, vivências, histórias e de todo o Brasil. Realidades humanas de uma crueza raramente vista na moda.
Foi íntimo e transformador, mesmo que por alguns instantes. Todos que participaram deste projeto representam a si e representarão muitos. Essas fotos contam histórias e são um registro de novos tempos.” – Gleeson Paulino, fotógrafo.
Direção de fotos Gleeson Paulino. Edição de moda Lucas Boccalão. Produção executiva Mariana Araújo.
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes