Tamanho não é documento
Grandes marcas estão mais preparadas para absorver os impactos da crise da Covid-19, mas precisam se adequar rapidamente às novas práticas e exigências dos consumidores e abandonar antigos vícios.
Ninguém é imune ao novo coronavírus. Pelo menos é o que se sabe até o momento. Ainda assim, já está demonstrado que a pandemia não é tão democrática quanto se dizia. O vírus gera consequências específicas em determinados grupos – o recorte pode ser biológico, econômico ou social. Quando falamos dos impactos nas marcas de moda não é muito diferente. Micro e pequenas empresas são as mais vulneráveis aos efeitos da crise, mas grandes grifes e conglomerados têm uma série de problemas a serem superados se quiserem continuar operantes.
Como boa parte do mercado, a Ellus havia recém-lançado a coleção de inverno 2020 quando precisou fechar as lojas. “Direcionamos o foco e ações de lançamento para o online”, diz a diretora de criação Adriana Bozon, que também responde pelo branding das marcas do grupo InBrands, do qual a grife em questão faz parte. Segundo ela, a reação do digital ainda é tímida, “tivemos uma queda significativa no faturamento devido ao fechamento dos pontos físicos”, pontua.
A política agressiva de markdown (descontos), bastante comum neste momento de crise e estoques superlotados, é algo que a Ellus tenta mudar há algum tempo. “Acredito que o caminho seja o de criar um produto com mais consistência, qualidade e durabilidade, menos dependente de liquidações. A força e a consciência das marcas é o que vai valer mais daqui para frente”, opina.
No atacado, a coleção e mostruários de verão 2020 da Ellus já estavam prontos antes da pandemia. Porém, com as medidas de distanciamento social, poucas vendas foram finalizadas. No momento, a marca está desenvolvendo à distância parte do inverno 2021 junto a seus fornecedores. “Estamos nos adaptando a um formato mais enxuto. O consumo está mais consciente e estamos repensando as estratégias de produção dentro do grupo”, explica Adriana.
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