15 livros essenciais para quem ama moda

Hoje é Dia Nacional do Livro! E que tal dar um presente para você? Confira as indicações da equipe da ELLE para completar a sua biblioteca básica de moda.


origin 92
Ilustração: Gustavo Balducci



Olha que desculpa boa para fazer aquele agrado a si mesmo: 29 de outubro é Dia Nacional do Livro. Que tal ir atrás daquela obra que você estava querendo comprar há tempos para entender mais sobre a moda no Brasil e no Mundo? São muitas as opções? Então, para facilitar sua vida, a redação da ELLE preparou uma lista com 15 títulos com diferentes abordagem sobre a moda que não podem faltar na estante.

A batalha de Versalhes

image 1480

Uma competição histórica entre estilistas norte-americanos e franceses é o mote para esse livro de Robin Givhan. Colunista do Washington Post, Robin é a única jornalista de moda premiada com o Pulitzer. Entre outros méritos, a obra é ótima para entender a história da moda norte-americana (Zahar, 224 págs.).

Babado Forte

image 1481

Neste registro histórico, a jornalista Érika Palomino, colunista da ELLE, traça um panorama da moda, da música e do comportamento da juventude dos anos 1990. Entre as mais de 100 entrevistas realizadas nesse extenso trabalho de pesquisa, há conversas com Madonna, Ru Paul e Kate Moss. O livro está esgotado, mas ainda pode ser encontrado em sebos e brechós. Para quem quer escrever sobre moda, é também uma referência babado para se soltar na escrita (Mandarim, 288 págs).

O Biquíni Made In Brazil

image 174


assets.rebelmouse.io

Escrito pela jornalista de moda Lilian Pacce, é uma linha do tempo válida sobre um setor de moda bastante importante pro país (Editora Arte Ensaio, 344 págs.).

História da Moda no Brasil

image 1482

É um dos mais completos estudos já realizados sobre a moda brasileira, coordenado pelo jornalista e escritor Luís André do Prado e pelo professor de moda e escritor João Braga. Reúne mais de 400 imagens e uma pesquisa robusta com informações de diversos acervos e relatos de figuras-chaves (Disal Editora, 640 págs.).

O Império do Efêmero

image 1483

Escrito pelo filósofo francês Gilles Lipovetsky, é uma leitura importante para entender moda de um jeito mais histórico e sociológico (Companhia de Bolso, 352 págs.).

Moda: uma filosofia

image 1484

Como entrega o título, a obra propõe uma abordagem filosófica da moda, com referências que misturam arte, música pop e pensadores como Kant e Theodor Adorno. O autor, Lars Svendsen, é professor do Departamento de Filosofia da Universidade de Bergen, na Noruega (Zahar, 224 págs.).

Sistema da Moda

image 1485

O escritor, filósofo e semiólogo francês Roland Barthes analisa nessa obra os significados dos códigos de vestuário e dos discursos sobre a moda, a partir de artigos publicados na imprensa (WMF Martins Fontes, 480 págs.).

The Anatomy of Fashion: Why We Dress the Way We Do

image 1486

Colin McDowell, considerado um dos maiores historiadores de moda da atualidade, responde nessa obra por que nós nos vestimos dessa ou daquela maneira e muitas outras questões relacionadas a roupas e tendências. O livro é fartamente ilustrado com fotografias, desenhos, cenas de filmes e pinturas (Phaidon Press, 358 págs.).

Collage Culture: Examining the 21st Century’s Identity Crisis

image 1487

Em ensaios assinados por Mandy Kahn e Aaron Rose, o livro traz reflexões sobre como a colagem exerce um papel fundamental na cultura contemporânea, seja na moda, na música, na literatura e até mesmo na arquitetura (JRP | Ringier, 96 págs.).

History of International Fashion

image 1488

É considerado por muita gente o melhor livro de história da moda. O autor, Didier Grumbach, foi por 16 anos o presidente da Fédération Française de la Couture du Prêt-à-Porter des Couturiers et des Créateurs de Mode (hoje Fédération de la Haute Couture et de la Mode). A versão em português, Histórias da Moda, editada pela Cosac & Naif, está esgotada, mas ainda pode ser encontrada em alguns sebos (Interlink Books, 462 págs.).

The New Black Vanguard: Photography Between Art and Fashion

image 1489

Curador e crítico de arte, Antwaun Sargent relata nesse livro como fotógrafos negros sacudiram e continuam a sacudir o mercado de moda. HIstórias de inclusão e exclusão, a criação de uma imagem comercial negra e outras questões relevantes são abordadas na obra (Aperture, 256 págs.).

Fashion and Postcolonial Critique

image 1490

Abordando temáticas que vão da história da arte e estudos têxteis a mídia e sociologia, o livro reúne diversos autores que propõem uma análise global e crítica da moda numa perspectiva pós-colonial (MIT Press, 288 págs.).

People of The Twenty-First Century

image 1491

Durante 20 anos, o fotógrafo e artista holandês Hans Eijkelboom fotografou milhares de pessoas nas ruas, em diversas partes do planeta, de Nova York a Shangai. Vistas em sequência, as imagens revelam como as pessoas se vestem de forma impressionantemente igual. Curioso, revelador e, hoje, mais relevante do que nunca.

Stitched Up: The Anti-Capitalist Book of Fashion

image 1492

O lado zero glamouroso da moda, com relações de exploração que vão da indústria às modelos, é retratado neste livro. A autora é Tansy E. Hoskins, jornalista e ativista que colabora com veículos como The Guardian e Business of Fashion.

Take Ivy

image 1493

Um achado para amantes da moda, a obra traz fotos clicadas por Teruyoshi Hayashida nos campus das universidades de elite que formam a Ivy League, nos Estados Unidos. Publicado originalmente em 1965, o livro acabou influenciando o estilo da juventude japonesa na época (powerHouse Books).

Os produtos incluídos nesta reportagem foram selecionados pela nossa equipe e contêm links para sites parceiros. Caso você compre produtos linkados no nosso site, podemos receber uma comissão.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes