3 tendências de acessórios que você encontra em marcas brasileiras
Dos metais imponentes às formas orgânicas, estas são as tendências de acessórios do momento. As etiquetas nacionais Betty Brand, Vehr e Cuff destrincham como levá-las ao seu visual.

O poder de um bom acessório é incontestável. Sua adição é capaz de transformar um look básico em uma produção capaz de arrancar suspiros. Então, se você está cansada e sentindo que pode dar um upgrade no seu visual, vale dar atenção às principais tendências de acessórios do momento. À convite da ELLE, três marcas brasileiras dão sugestões que irão atualizar seu guarda-roupa desde os mínimos detalhes.
Metais robustos
Foto: Instagram/@bettybrand
Esqueça desenhos estreitos. As tendências de acessórios do momento favorecem volume máximo e imponência. Braceletes, pingentes e brincos fogem do convencional quando confeccionados em metais robustos, que trazem um peso ao visual. Pensando nisso, Victória Marques Reis criou em 2022 a Betty, marca especializada em argolas de impacto. “O objetivo é trazer protagonismo para estas peças, por isso trazemos essa característica volumosa. Fora do previsível, elas oferecem muita personalidade e confiança para quem usa”, comenta a fundadora.
“O segredo desta tendência é usá-la sem regras”, indica a criadora. “Estes tipos de acessórios podem ser usados com roupas mais básicas, mas também em superproduções. Eles têm poder de oferecer uma construção visual interessante e versátil, que pode ir para qualquer caminho desejado pelo consumidor – tanto uma de usabilidade prática para o dia dia, quanto para produções maiores e artísticas.”
LEIA TAMBÉM: 6 TENDÊNCIAS DE BIJOUX PARA TESTAR JÁ
Formas orgânicas
Foto: Instagram/@vehr
Não espere encontrar na Vehr formas mais óbvias como círculos, corações e laços. Na marca fundada em 2019 pelas amigas Mariana Sgarbi e Thaís Kah, em vez de desenhos pré-definidos, imperam as silhuetas orgânicas. “O nosso diferencial está em criar peças que não sejam rígidas e que acompanhem as nuances e as curvas do corpo que irão vesti-las. Buscamos um design que ofereça um respiro entre as linhas retas e fixas, onde a curva, o ‘imperfeito’ e o assimétrico possam ganhar destaque”, diz Mariana.
Parte do DNA da marca, formas abstratas são, hoje, uma das grandes tendências de acessórios e, na etiqueta, ganham o destaque de surgirem numa mistura despojada de metais dourados e prateados. “Entre o ouro e a prata, escolhemos criar peças que trazem os dois banhos, acolhendo e valorizando a singularidade que se desenha nesse encontro. A Dual, nossa coleção best-seller, surgiu justamente dessa proposta de acolher a dualidade”, relata sobre a combinação de cores que acabou por se tornar mais um ponto forte da identidade da Vehr.
LEIA TAMBÉM: 5 BIJOUX TENDÊNCIA PARA APOSTAR NOS PRÓXIMOS MESES
Perfume vintage
Foto: Instagram/@cuff.jewelry
A exuberância típica da década de 1980 retorna para dar uma pausa no minimalismo e oferecer um peso visual aos acessórios em 2025. “Na releitura contemporânea, as peças coloridas e exageradas da época dão espaço para pedras cuidadosamente escolhidas, formas geométricas, volumes e texturas”, conta Brenda Piccirillo, fundadora da CUFF. Pense em anéis e argolas decorados com ondulações de aspecto acolchoado, como se fossem um croissant fofo, braceletes que imitam as pulseiras de relógios, ou em colares com pingentes sólidos de metal.
“Uma forma cool de brincar com acessórios de ar vintage é apostar no contraste: por exemplo, brincos marcantes podem ser usados com looks de alfaiataria, criando um visual equilibrado e sofisticado. Colares com pedras combinam bem com peças básicas de malha ou jeans, trazendo um toque clássico para um look trendy”, indica Brenda. “Outra opção é brincar com as camadas de colares, sobrepondo diferentes comprimentos e texturas para criar um efeito mais moderno.”
LEIA TAMBÉM: ESTES BRINCOS TENDÊNCIA VÃO ELEVAR OS SEUS LOOKS EM 2025
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes