• ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
PUBLICIDADE

A 49ª edição da Casa de Criadores começou na noite de quinta-feira, 09.12, com a imagem simbólica de uma camisa branca em chamas. A cena é bem representativa do que o evento propõe desde sua criação, em 1997: romper barreiras, queimar paradigmas e propor novas formas de se fazer, pensar, apresentar e enxergar moda.

A camisa flamejante faz parte de um espetáculo, que reúne 25 das 28 marcas do evento (Alexandre dos Anjos, Ateliê Vou Assim, Brocal, David Lee, Diego Fávaro, Estamparia Social, Estúdio Traça, F. Kawallys Punk Couture, Felipe Caprestano, Gefferson Vila Nova, Gumo Joana, Jal Vieira, Jorge Feitosa, KF Branding X Woolmay Myden, Leandro Castro, Mônica Anjos, Nalimo, NotEqual, PIM, Rafael Caetano, Reif, Reptilia, Shtisurei, Vicenta Perrotta e Yebo).

"É uma união de linguagens artísticas, onde a moda se une à performance, dança, teatralidade e artes circenses, mostrando a pluralidade latente da Casa de Criadores", comenta o diretor criativo Eduardo Araújo Silva / DUDX. Ao seu lado, estão o roteirista e diretor Marcelo D’Avilla e a Doceria Filmes, responsável pela direção de fotografia e finalização do vídeo transmitido pela internet.

Desde a chegada da pandemia, André Hidalgo, fundador e diretor do evento, se questiona sobre os formatos tradicionais de uma semana de moda. A apresentação de abertura com quase uma hora de duração é uma tentativa de ir além da passarela. Nela, as roupas de alguns estilistas puderam ser interpretadas por pessoas, corpas e visões diferentes daquelas idealizadas por cada criador no vídeo individual que alguns apresentarão na sexta-feira, 10.12

PUBLICIDADE

No segundo dia, além dos vídeos transmitidos pelo site da Casa de Criadores, acontecerão três desfiles presenciais, no Teatro Mars, em São Paulo. São eles: Rober Dognani, Studio Ellis Kalleb e a estreante Yebo. Tem ainda a divulgação dos trabalhos dos finalistas do 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. “Esse Desafio é muito importante para estimularmos a criatividade dos estudantes e dar a eles uma chance no mundo da moda”, comenta Júlio Cézar Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

E falando em educação, a Casa de Criadores lançou recentemente um instituto dedicado à descentralização e democratização do ensino de moda no país. As inscrições abrem na segunda-feira, 13.1.

Confira o line-up do evento:

Sexta-feira – 10.12

Apresentações virtuais | 20h

Dendezeiro

Brocal

NotEqual

Kel Ferey

Mônica Anjos

Jorge Feitosa

Ateliê Vou Assim

Guma Joana

Vivão

Estamparia Social

Nalimo


Desfiles Presenciais (também transmitidos ao vivo) | 21h

PUBLICIDADE

Yebo

Studio Ellias Kaleb

Rober Dognani

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE

A ELLE Brasil utiliza cookies próprios e de terceiros com fins analíticos e para personalizar o conteúdo do site e anúncios. Ao continuar a navegação no nosso site você aceita a coleta de cookies, nos termos da nossa Política de Privacidade.

Assine nossa newsletter

Doses Semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas as novidades e lançamentos da ELLE no seu inbox.
Increva-se gratuitamente.