49ª Casa de Criadores acontece com desfiles digitais e presenciais

Evento sai em busca de novas formas de apresentação dentro e fora das passarelas.


origin 631



A 49ª edição da Casa de Criadores começou na noite de quinta-feira, 09.12, com a imagem simbólica de uma camisa branca em chamas. A cena é bem representativa do que o evento propõe desde sua criação, em 1997: romper barreiras, queimar paradigmas e propor novas formas de se fazer, pensar, apresentar e enxergar moda.

A camisa flamejante faz parte de um espetáculo, que reúne 25 das 28 marcas do evento (Alexandre dos Anjos, Ateliê Vou Assim, Brocal, David Lee, Diego Fávaro, Estamparia Social, Estúdio Traça, F. Kawallys Punk Couture, Felipe Caprestano, Gefferson Vila Nova, Gumo Joana, Jal Vieira, Jorge Feitosa, KF Branding X Woolmay Myden, Leandro Castro, Mônica Anjos, Nalimo, NotEqual, PIM, Rafael Caetano, Reif, Reptilia, Shtisurei, Vicenta Perrotta e Yebo).

“É uma união de linguagens artísticas, onde a moda se une à performance, dança, teatralidade e artes circenses, mostrando a pluralidade latente da Casa de Criadores”, comenta o diretor criativo Eduardo Araújo Silva / DUDX. Ao seu lado, estão o roteirista e diretor Marcelo D’Avilla e a Doceria Filmes, responsável pela direção de fotografia e finalização do vídeo transmitido pela internet.

Desde a chegada da pandemia, André Hidalgo, fundador e diretor do evento, se questiona sobre os formatos tradicionais de uma semana de moda. A apresentação de abertura com quase uma hora de duração é uma tentativa de ir além da passarela. Nela, as roupas de alguns estilistas puderam ser interpretadas por pessoas, corpas e visões diferentes daquelas idealizadas por cada criador no vídeo individual que alguns apresentarão na sexta-feira, 10.12

No segundo dia, além dos vídeos transmitidos pelo site da Casa de Criadores, acontecerão três desfiles presenciais, no Teatro Mars, em São Paulo. São eles: Rober Dognani, Studio Ellis Kalleb e a estreante Yebo. Tem ainda a divulgação dos trabalhos dos finalistas do 2º Desafio Sou de Algodão + Casa de Criadores. “Esse Desafio é muito importante para estimularmos a criatividade dos estudantes e dar a eles uma chance no mundo da moda”, comenta Júlio Cézar Busato, presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa).

E falando em educação, a Casa de Criadores lançou recentemente um instituto dedicado à descentralização e democratização do ensino de moda no país. As inscrições abrem na segunda-feira, 13.1.

Confira o line-up do evento:

Sexta-feira – 10.12

Apresentações virtuais | 20h

Dendezeiro

Brocal

NotEqual

Kel Ferey

Mônica Anjos

Jorge Feitosa

Ateliê Vou Assim

Guma Joana

Vivão

Estamparia Social

Nalimo

Desfiles Presenciais (também transmitidos ao vivo) | 21h

Yebo

Studio Ellias Kaleb

Rober Dognani

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes