As principais tendências e coleções de pre-fall 2023
Selecionamos o que há de mais importante nas coleções de outono e perguntamos aos nossos editores quais apresentações eles mais gostaram.
Talvez seja a euforia de um começo de ano sem (tanta) ameaça pandêmica, talvez seja a vontade de se vestir de um jeito que ofereça uma alternativa para realidades não tão agradáveis. Tem de um tudo nesse mundão. Fato é que as coleções de pre-fall 2023 estão bem animadas. E glamourosas também, como mostram Christopher John Rogers, Balmain, Carolina Herrera, Erdem e Bach Mai com seus longos luxuosos, cheios de pedraria e silhuetas ousadas. Às vezes, nem parecia meia-estação e mais uma quase alta-costura.
Mas nem só de festa se faz a temporada mais importante comercialmente para boa parte das marcas. Para o dia a dia tem muita alfaiataria com novas propostas, como as bermudas combinadas a blazers oversized e um corte amplo nas calças, meio em continuação ao que já deu as caras no verão 2022. Antecipando as temperaturas baixas, o trench-coat e a pelúcia chegam para dominar o inverno e se tornar os dois itens mais importantes do outono.
A seguir, selecionamos as seis principais tendências do pre-fall 2023 e ouvimos os comentários dos editores de moda Suyane Ynaya, Luigi Torre e Lucas Boccalão sobre suas coleções favoritas.
CURTA ELEGÂNCIA
Dundas. Foto: Divulgação
Nili Lotan. Foto: Divulgação
The Row. Foto: Divulgação
O nome é pre-fall, ou pré-outono em bom português, mas isso não quer dizer que propostas mais frescas não tenham espaço. Globalização que chama, sabe? Por isso, uma das principais novidades da estação são as bermudas de alfaiataria, com corte reto, tecidos mais encorpados e comprimento quase sempre abaixo do joelho, como visto nas marcas The Row, Dundas e Nili Lotan.
CINTURA MARCADA
Chanel. Foto: Divulgação
Erdem. Foto: Divulgação
Palmer Harding. Foto: Divulgação
O peplum, que já anunciou seu retorno nos desfiles de verão 2022, se confirma como um elemento marcante da silhueta no outono, ressaltando a cintura de peças amplas e dando toda uma nova aparência para as sobreposições da estação. Nossa proposta favorita é a da Palmer Harding, com os babados em cima do trench-coat.
PELUDINHA
Chloé. Foto: Divulgação
Jil Sander. Foto: Divulgação
MM6 Maison Margiela. Foto: Divulgação
Os casacos felpudos prometem ser hit no próximo inverno, de acordo com algumas coleções de pre-fall 2023. Há versões mais amplas e longas, como o da Jil Sander, e aquelas mais curtinhas e justas, como na MM6 Maison Margiela e na Chloé.
TRENCH FEVER
Lafayette 148. Foto: Divulgação
Proenza Schouler. Foto: Divulgação
Carolina Herrera. Foto: Divulgação
Outra peça importante nesta temporada é o trench-coat. Depois da febre das jaquetas de couro e das bombers, ele retoma o protagonismo do outono em versões mais românticas, como a de renda de Carolina Herrera, e mais minimalistas, como na Proenza Schouler e na Lafayette 148.
FOCO NAS COSTAS
Del Core. Foto: Divulgação
Dior. Foto: Divulgação
Victoria Beckham. Foto: Divulgação
Caminhando ao lado das produções mais glamourosas, os detalhes nas costas aparecem em vestidos longos com aberturas na parte de trás, como o esvoaçante azul de Victoria Beckham, ou em bordados como o da jaqueta da Dior.
MEIAS-CALÇAS IMPORTANTES
Etro. Foto: Divulgação
Stella McCartney. Foto: Divulgação
Thom Browne. Foto: Divulgação
Esqueça a meia preta fio 15! Na próxima estação, o que vai bombar são as meias-calças coloridas e estampadas. Quanto mais diferentona, melhor. Olha só a da Thom Browne!
ESCOLHAS DOS EDITORES
BALMAIN por Suyane Ynaya
Balmain. Foto: Divulgação
Balmain. Foto: Divulgação
Balmain. Foto: Divulgação
“Com 36 anos de idade, 12 anos como diretor criativo da Balmain, é nítido ver como Olivier Rousteing tem criado uma característica única para a marca. Seu olhar jovem, forte e sempre trazendo o futuro como pauta para as suas contrações, ele trouxe para a mesa a importância de reconstruir o passado.
É emblemático ver ele construir e desconstruir com o seu olhar, em uma coleção criada por Pierre em 1951/1960, e ainda por cima sendo um dos poucos nomes pretos da indústria de luxo europeia. É uma das maiores potências que temos atualmente, me sinto muito representada.”
CHANEL por Luigi Torre
Chanel. Foto: Divulgação
Chanel. Foto: Divulgação
Chanel. Foto: Divulgação
“O pre-fall 2023 da Chanel foi marcado por referências a alguns estilos emblemáticos dos anos 1970, como o punk, a disco music e o movimento hippie. Esses elementos são recorrentes no universo da diretora de criação Virginie Viard, mas agora aparecem mais bem resolvidos em propostas frescas, menos sisudas e com um bem-vindo foco em looks compostos de calça, camisa de seda e a famosa jaqueta Chanel. O que não quer dizer que os vestidos que a estilista corta tão bem tenham ficado de fora, mas agora perdem o protagonismo e viram meio item de styling, sobrepostos à calças, ou simulados como casacos alongados ou saias presas sem muito esforço sobre os conjuntos de alfaiataria.”
CHRISTOPHER JOHN ROGERS por Lucas Boccalão
Christopher John Rogers. Foto: Divulgação
Christopher John Rogers. Foto: Divulgação
Christopher John Rogers. Foto: Divulgação
“Eu AMO o contraste dos volumes da alta costura sendo usados em looks de inspiração esportiva e a cartela e os prints com cores vibrantes em peças de streetwear.”
Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes