Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

A estampa do momento: xadrez de tabuleiro

Se inspire na padronagem que está marcando presença nas principais semanas de moda e no guarda-roupa das trendsetters.

Foto Cortesia | Casablanca
PUBLICIDADE

Na moda, xadrez pode significar toda uma série de estampas geométricas, quase sempre pautadas pelo desenho sequencial de quadrados em duas ou mais cores. Porém, nesta temporada, a padronagem que está em todo lugar é a mais básica de todas: o quadriculado, tipo tabuleiro de damas ou, perdoem a repetição, xadrez. Aquela composta por tonalidades diferentes, geralmente opostas, como branco e preto.


O motivo está aí há tempos – dá até para encontrar ele em pinturas da Idade Média ou renascentistas. Contudo, foi só nas décadas de 60 e 70 que as versões mais parecidas com as de agora assumiram ares pop e em sintonia com o que acontecia nas ruas. O clássico modelo de tênis slip-on da Vans, por exemplo, foi lançado em 1977 e teve seu grande boom nos anos 1980. Desde então, nunca mais saiu de cena: marcou a moda do início dos anos 2000 e teve até um discreto comeback nos últimos anos.

T\u00eanis Vans. Tênis Vans.Foto: Divulgação

Nas passarelas, as releituras são várias e constantes. A mais icônica, na memória recente, talvez seja a coleção de verão 2013 da Louis Vuitton, ainda sob comando de Marc Jacobs. Com forte inspiração 60's, as modelos desfilavam em duplas, subindo e descendo escadas rolantes, com looks estampados com diferentes tamanhos de quadriculado.

PUBLICIDADE

Louis Vuitton, verão 2013.Foto: Agência Fotosite

De volta ao presente, ou quase, a padronagem começou a pipocar novamente em algumas coleções em 2019, como no inverno da Off-White, de Virgil Abloh. O que era uma aparição tímida, então, agora é onipresente. Vide as saias e bolsas do pre-fall 2021 da Chanel ou os looks da Casablanca – declaradamente inspirada em estampas de tabuleiro e baralho para o inverno 2021.

Off-White, inverno 2019.Foto: Agência Fotosite


Chanel, pre-fall 2021.Foto Cortesia | Chanel


A tendência é bastante versátil. Além da estampa ter várias leituras e ser associada a diferentes movimentos culturais, as formas geométricas podem resultar em efeitos visuais bem interessantes. Por exemplo, uma padronagem mais simétrica imprime certo rigor e precisão. Já a mistura de quadrados de tamanhos diferentes pode resultar em ilusões de ótica capazes de "aumentar" ou "reduzir" volumes e brincar com noção de profundidade. Ótimos exemplos disso são as peças da marca brasileira A.Rolê e da plataforma criativa espanhola Paloma Wool.




Para ficar de olho

Nas redes sociais, as marcas independentes são as que mais chamam a atenção. Abaixo, vocês conferem algumas que já se tornaram queridinhas das trendsetters:







Em uma quarentena dominada por chinelos e pantufas, a Valentino já parece interessada no que virá depois ー e spoiler: para a marca italiana, Lady Gaga, Cardi B e quem mais quiser se juntar, os pés ficarão bem longe do chão.

PUBLICIDADE



Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE