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CONTE√öDO PUBLICIT√ĀRIO APRESENTADO POR ANIMALE

Em outubro, a Animale completa 30 anos de vida, mas as comemora√ß√Ķes j√° come√ßaram. E em grande estilo: com o lan√ßamento da cole√ß√£o Mem√≥rias, que revisita os grandes momentos da etiqueta carioca. Elementos cl√°ssicos, como o couro e a estamparia, foram retrabalhados de forma contempor√Ęnea, sem perder a ess√™ncia elegante e despretensiosa, que fez a fama da label, nem o olhar apurado para a arte, uma eterna inspira√ß√£o. Neste lan√ßamento, o vi√©s art√≠stico surge atrav√©s de colabora√ß√Ķes com Antonio Bokel e Greta Cuneo. Bokel, parceiro de longa data, √© autor do poema visual que ilustra estampas in√©ditas e o cen√°rio da campanha editorial que, por sua vez, foi constru√≠do por Greta. A seguir, n√≥s destrinchamos a novidade e tamb√©m a hist√≥ria da Animale, uma das maiores e mais importantes marcas de moda do pa√≠s. Confira:

A Animale n√£o √© uma marca como outra qualquer. Desde que nasceu, nos anos 1990, sua energia sempre foi direcionada para fazer moda de um jeito √ļnico, sem se limitar √†s geografias, ou ficando presa em um mesmo lugar. A curiosidade e o respeito pelas diversas culturas que existem no mundo a mant√©m conectada com o novo e impulsionam o mindset de ser e fazer diferente, provocando experi√™ncias que despertam escolhas aut√™nticas ao longo desses 30 anos de hist√≥ria

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Fundada no Rio de Janeiro, a Animale carrega toda a bossa carioca em seu DNA. Estamos falando de uma beleza natural, de eleg√Ęncia descontra√≠da e de uma leveza espont√Ęnea que fazem a etiqueta ser t√£o maravilhosa como a cidade que abriga o Cristo Redentor, o P√£o de A√ßucar, o Parque Lage e outros tantos cart√Ķes-postais. Esse mood otimista serve de combust√≠vel para a marca desenvolver cria√ß√Ķes cheias de frescor, pensadas para mulheres do Brasil inteiro. Na cole√ß√£o Mem√≥rias, que celebra seus 30 anos de hist√≥ria, as boas energias s√£o elevadas √† √ļltima pot√™ncia com muitas cores vibrantes, estamparia sofisticada e um mix de materiais que refletem perfeitamente o estilo das brasileiras.

Para celebrar seu anivers√°rio, a etiqueta lan√ßa a cole√ß√£o Mem√≥rias, que revisita seus melhores momentos para construir uma est√©tica contempor√Ęnea de novas interpreta√ß√Ķes. Formas, cores e modelagens s√£o atualizadas e complementadas por pe√ßas √≠cones e estampas atemporais. Pense numa cartela alegre, muitas prints desejo, fluidez e shapes descomplicados, mas sempre cheios de feminilidade. A arte, tema constante na hist√≥ria da label, n√£o fica de fora e surge por meio de parcerias po√©ticas com os artistas Greta Cuneo e Antonio Bokel.

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As semanas de moda fazem parte da hist√≥ria da Animale. Sua estreia no Fashion Rio, em 2005, deu start para muitos desfiles de sucesso, com direito a passagens elogiad√≠ssimas pela SPFW. Hoje a marca organiza apresenta√ß√Ķes pr√≥prias em loca√ß√Ķes de tirar o f√īlego, como o MAM e o Museu do Amanh√£, ambos no Rio de Janeiro, e com castings bomb√°sticos, que incluem tops como Raquel Zimmermann, Alessandra Ambrosio, Rosie Huntington-Whiteley, Candice Swanepoel, Karlie Kloss, Isabeli Fontana, Aline Weber, Amanda Wellsh, entre outras.

As prints s√£o o carro-chefe da Animale. Al√©m da estampa animal, um hit que √© atualizado em toda cole√ß√£o, as padronagens florais, listradas e de po√° tamb√©m s√£o cl√°ssicos que adornam as cria√ß√Ķes da grife de tempos em tempos. Atrav√©s delas, novas hist√≥rias s√£o contadas a cada temporada, sempre com um olhar artsy, que pode ir do abstrato √† fotografia, sem limita√ß√Ķes criativas. Seja olhando para a obra de um artista como refer√™ncia, como aconteceu com Antonio Bokel na cole√ß√£o Mem√≥rias, ou desenvolvendo uma colabora√ß√£o do zero, como a realizada com Alice Quaresma para a cole√ß√£o Rio de Janeiro, a marca tem a estamparia na ess√™ncia e est√° sempre explorando novas maneiras de refresc√°-la.

A Animale √© feita por muitas mulheres, para tantas outras. Hist√≥rias de for√ßa e transforma√ß√£o femininas inspiram e motivam a marca, por isso est√£o sempre presentes nas cole√ß√Ķes, campanhas e projetos colaborativos. Um exemplo √© a s√©rie Portas, que celebrou a semana da mulher em 8 de mar√ßo, e foi lan√ßada pouco depois da cole√ß√£o Viajantes do Futuro. Na ocasi√£o, a bailarina Ingrid Silva e as atrizes Giovanna Ewbank e Leticia Colin foram convidadas a compartilhar suas hist√≥rias em po√©ticos v√≠deos. Mais do que uma homenagem √† data, a ideia era que elas tamb√©m representassem as diversas mulheres que diariamente escolhem trilhar suas vidas com personalidade, garra, coragem e amor. Outras a√ß√Ķes ‚Äď entre muitas ‚Äď que refletem o esp√≠rito feminino da grife incluem a parceria com a artista Alice Quaresma, na cole√ß√£o Rio de Janeiro, e o recente projeto Caminhos para a consci√™ncia, em que seis profissionais da √°rea de autoconhecimento, yoga, nutri√ß√£o, medita√ß√£o, filantropia e finan√ßas femininas compartilharam seus conhecimentos em um ciclo de palestras.

Em 2010, a Animale se fundiu √† Farm, dando origem ao Grupo Soma. Em 2014, foi a vez da F√°bula (marca infantil da Farm) e da A. Brand se unirem √† companhia, que refor√ßou ainda mais o portf√≥lio com a aquisi√ß√£o da label masculina Foxton, no ano seguinte. Mas n√£o parou por a√≠: em 2017, a Cris Barros entrou no time e logo veio a Off Premium, em 2018. J√° em 2019 a Animale fez um update no grupo com as novas linhas Jeans e Oro e, em 2020, a Maria Fil√≥ passou a integrar o mix da Soma com seu rico trabalho em tric√ī. E tem mais: neste ano, a empresa tamb√©m comprou a Hering e a ByNV, da influencer digital Nati Vozza, e pretende ir ainda mais longe com a Soma Ventures, o bra√ßo de investimentos para venture capital, com o objetivo de investir em grifes em est√°gio inicial e com grande potencial de crescimento.

Tudo come√ßou em 1989, quando a rec√©m-formada Claudia Jatahy percebeu que o Direito n√£o era a sua praia e decidiu abrir uma butique de tric√īs em Itaipava, regi√£o serrana do Rio de Janeiro. Na √©poca, os produtos de Bali eram tend√™ncia quente e ela teve a ideia de ir at√© l√° garimpar alguns itens de decora√ß√£o para o mix da loja, mas precisava de um investidor. O irm√£o mais novo, Roberto, ainda um estudante de Economia na PUC-RJ, foi o par ideal para a empreitada, investindo todo o dinheiro que havia guardado. Mas, ap√≥s tr√™s meses fechando pedidos na Indon√©sia, o destino deu um golpe daqueles: toda a mercadoria foi roubada assim que aterrissou no Brasil. Apesar do trauma, a dupla seguiu em frente e, em 1991, abriu uma loja no Leblon, j√° com o nome Animale. A nova aposta deu certo e hoje a marca √© uma das maiores e mais importantes do mercado nacional, com 70 lojas f√≠sicas espalhadas em 27 cidades (Goi√Ęnia, S√£o Paulo, Recife, Campinas, Ribeir√£o Preto, Rio de Janeiro, Niter√≥i, B√ļzios, Vitoria, Curitiba, Londrina, Maring√°, Porto Alegre, Florian√≥polis, Belo Horizonte, Uberl√Ęndia, Cuiab√°, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Macei√≥, Joao Pessoa, Natal, Bras√≠lia, Manaus e Bel√©m), al√©m do e-commerce




A Animale est√° sempre de olho em novas tecnologias para aprimorar seus produtos e servi√ßos, especialmente nas plataformas digitais. No e-commerce, por exemplo, voc√™ fica por dentro de tudo o que est√° rolando no universo da label, consegue arrematar suas pe√ßas favoritas de um jeito f√°cil e ainda pode recorrer a uma personal shopper para ajudar com dicas de estilo, sem falar no tempo recorde das entregas online no Rio de Janeiro e S√£o Paulo, que acontecem em sua grande maioria no mesmo dia da compra. E n√£o para por a√≠. No app da Animale √© ainda mais f√°cil navegar pelos conte√ļdos, comprar online, manter seu perfil logado, montar wish lists com looks favoritos e ainda conferir o que outras clientes est√£o achando das pe√ßas. Clique aqui e experimente agora mesmo.

Trabalhar em família não é tarefa fácil, mas os irmãos Jatahy, fundadores da Animale, vêm fazendo isso com maestria ao longo desses 30 anos. Hoje responsável pela criação e desenvolvimento da Animale Oro, marca de joias do grupo, Claudia Jatahy comandou a direção criativa da Animale durante anos, contribuindo significativamente para o seu posicionamento como uma das melhores grifes do Brasil. Em paralelo, Roberto Jatahy galgou sua carreira como diretor executivo da Animale desde 1991, até conduzir o processo de fusão com a Farm, em 2010, para criar o Grupo Soma, do qual é o atual CEO.


Na Animale, fazer moda de um jeito √ļnico est√° na essencia. Desenvolver produtos e experi√™ncias de moda contempor√Ęnea, de alta qualidade e que se conectam com diferentes ocasi√Ķes da rotina √© a prioridade da etiqueta, tida como uma das marcas com melhor acabamento do mercado. √Č por isso que as lojas espalhadas pelo Brasil inteiro est√£o conectadas comercialmente de forma muito eficaz, a partir de um know-how imbat√≠vel de distribui√ß√£o. Al√©m do couro, da seda e da estamparia impec√°veis, tudo o que a Animale faz no mundo digital tamb√©m √© √ļnico e isso vai desde as lives na plataforma pr√≥pria desenvolvida pelo laborat√≥rio de tecnologia do Grupo Soma, o Soma Labs, at√© o atendimento singular e eficaz pelo whatsapp. Nenhum detalhe passa despercebido na empresa, uma verdadeira autoridade em moda no Brasil ‚Äď basta conferir os diversos desfiles memor√°veis, as campanhas e cole√ß√Ķes, para entender do que estamos falando.

O animal print, uma das estampas mais ic√īnicas da moda e grande hit da Animale (vide o nome), √© inspirado em esp√©cies como a on√ßa-pintada, maior felino do nosso continente e que atualmente corre s√©rio risco de extin√ß√£o. Pensando nisso, em 2019 a marca se uniu √† Ampara Animal|Ampara Silvestre, OSCIP fundada em 2010 por Juliana Camargo e Marcele Becker, para uma parceria em prol do animal. Juntos, desenvolveram a "Life Print", primeira estampa animal certificada no mundo, que nasceu com o intuito de preserva√ß√£o e arrematou pe√ßas best-sellers da etiqueta, como vestidos longos, camisas e cal√ßas, em uma cole√ß√£o c√°psula. Em setembro de 2020, a parceria foi renovada e o selo "Life Print" carimbou looks da cole√ß√£o Rio de Janeiro, que celebrou a cidade, homenageando sua fauna e flora. Com uma nova vers√£o de animal print, as pe√ßas tiveram parte das vendas novamente destinadas √† prote√ß√£o da on√ßa-pintada. Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.


Nesses 30 anos de vida, a Animale conquistou o status de autoridade em moda, com produtos eternos e ic√īnicos, al√©m de um DNA reconhecido e contempor√Ęneo, onde atitude, eleg√Ęncia e inova√ß√£o caminham juntas. Incompar√°vel, a etiqueta √© um case de sucesso no pa√≠s e serve de inspira√ß√£o para diversas marcas do mercado. Com desfiles muito irreverentes, aut√™nticos e aguardados, a Animale √© uma refer√™ncia nacional, encabe√ßando as principais semanas de moda brasileiras, sempre com tops internacionais, mas tamb√©m descobrindo e lan√ßando novos rostos na moda.


Nascida em Ipanema, a estilista de 67 anos √© consultora de conceito e cria√ß√£o da Animale, al√©m de um √≠cone carioca de estilo. Autodidata, estudou arqueologia, mas n√£o se formou na √°rea nem exerceu o of√≠cio. O aprendizado, por√©m, est√° sempre presente em suas cole√ß√Ķes e √© justamente essa a sua singularidade: a de olhar para tr√°s e para frente ao mesmo tempo, usando o passado a favor do futuro, mas nunca deixando de se conectar com o presente. Entusiasta das artes e apaixonada por livros e jornais, Beth demonstrou interesse pela moda na adolesc√™ncia, customizando suas pr√≥prias roupas. Sua primeira experi√™ncia foi na Mr. Krishna e, na sequ√™ncia, abriu uma confec√ß√£o que atendia a Company. Antes de assumir o estilo da Animale, passou pela Cant√£o e teve uma multimarcas com seu nome no Leblon. Para ela, moda √© sobre contar hist√≥rias, sabendo equilibrar o conceitual com o comercial.


Subverter o √≥bvio e mudar sua rela√ß√£o com as joias. Essa √© uma das principais propostas da Animale Oro, que nasceu dentro da Animale, em 2003, sob comando de Claudia Jatahy, fundadora e diretora criativa grife, com a inten√ß√£o de se tornar a √ļnica joalheria do Brasil com assinatura de moda. Em 2018, a Oro se tornou uma label independente e, desde ent√£o, √© um grande sucesso entre as fashionistas, gra√ßas √† sua proposta √ļnica de colocar a joia como uma extens√£o da roupa e do corpo, sempre com muito luxo e sofistica√ß√£o. Um exemplo √© a cole√ß√£o Cosmos, que mixa o ouro com pedras poderosas, como o quartzo negro, a opala, o top√°zio e as p√©rolas. "A Animale ORO √© uma marca de joias que carrega o DNA da moda e desafia o status quo do segmento. Nosso objetivo √© oferecer uma experi√™ncia diferenciada, com portf√≥lio amplo e vers√°til, espa√ßos descontra√≠dos e equipe simp√°tica e espont√Ęnea", define Claudia.

Ao longo desses 30 anos de hist√≥ria, a Animale sempre buscou se conectar com mulheres de atitude, que sabem o que querem e para onde est√£o indo. Elas n√£o se deixam levar por opini√Ķes alheias ou pelo que uma maioria faz ou acredita. Entendem que eleg√Ęncia vai muito al√©m das roupas e suas refer√™ncias de moda n√£o se baseiam apenas nas tend√™ncias do momento. A mulher Animale se conhece o suficiente para tomar suas pr√≥prias decis√Ķes e ser protagonista da sua vida. E se tiver um look incr√≠vel para acompanhar, melhor ainda.

O acabamento impecável com bom custo benefício é um dos segredos de sucesso da etiqueta, expert em criar peças atemporais que duram para a vida. Para isso, se empenham na hora de buscar as melhores matérias-primas e aviamentos preciosos, garantindo, assim, um produto excelente para o consumidor final.

"A √ļnica constante √© a mudan√ßa". A frase do fil√≥sofo Her√°clito de √Čfeso (540 a.C. ‚Äď 470 a.C.) √© t√£o v√°lida hoje como no seu tempo, e tem tudo a ver com a hist√≥ria da Animale. Incans√°vel em se reinventar, a marca est√° em constante movimento e transforma√ß√£o, como evidencia a colabora√ß√£o com Maria Ribeiro, na cole√ß√£o Mulheres, em 2020. A convite da etiqueta, a escritora, atriz e diretora deu voz a diferentes hist√≥rias inspiradoras por meio de cr√īnicas e v√≠deos que s√£o pura poesia.

Hoje, mais do que nunca, a Animale tem o compromisso de desenvolver projetos e a√ß√Ķes com o objetivo de aumentar seu impacto positivo no meio ambiente e ampliar sua participa√ß√£o na sociedade. √Č por isso que nos √ļltimos anos a marca vem implementando e incorporando esse conceito em diversas √°reas da empresa para torn√°-la mais sustent√°vel. Entre as a√ß√Ķes de circularidade, por exemplo, destaca-se a campanha Animale Vintage, criada em 2019 com o objetivo de ampliar o ciclo de vida dos produtos. Para isso, as clientes foram convidadas a trocar suas pe√ßas em desuso por descontos nas cole√ß√Ķes atuais. O projeto arrecadou milhares de itens, que foram vendidos em bazares beneficentes em diferentes lojas do pa√≠s, e teve o lucro das vendas revertido para a ONG Mulheres do Sul Global, focada na capacita√ß√£o de costureiras em situa√ß√£o de vulnerabilidade. A ORO realizou uma a√ß√£o similar, batizada de Gold to Go. No trunk show realizado em 2020, clientes levaram joias que estavam encostadas para uma avalia√ß√£o e troca por cr√©ditos em compras futuras. As pe√ßas coletadas foram reinseridas na cadeia, remodeladas e se tornaram a mat√©ria-prima de novas cole√ß√Ķes, prolongando a vida √ļtil desses min√©rios. O projeto tamb√©m permitiu a redu√ß√£o da extra√ß√£o de recursos naturais virgens, tratamentos qu√≠micos, emiss√Ķes de gases de efeito estufa e a pegada h√≠drica da empresa. E as iniciativas n√£o param a√≠. A marca j√° atuou em outras frentes, como na cole√ß√£o c√°psula de jeans 100% circular e sem qualquer lavagem, em que as pe√ßas s√£o inteiramente produzidas a partir de sobras dos cortes de tecidos pr√≥prios. A proposta de redu√ß√£o de impacto ambiental se estende para outras linhas, tais como malha e tric√ī, que incorporam fibras e tingimentos naturais. Clique aqui para conferir todas as a√ß√Ķes da empresa para tornar seu impacto mais positivo.


O conceito do tempo √© uma das principais inspira√ß√Ķes por tr√°s da cole√ß√£o Mem√≥rias, que resgata muitas hist√≥rias contadas pelas estampas da Animale. Agora, padronagens dessa timeline de sucesso s√£o revisitadas para continuar fazendo parte da trajet√≥ria da marca, mas com um novo olhar, que aparece na parceria especial com os artistas Greta Cuneo e Antonio Bokel. Um poema do artista, bem como uma das prints revisitadas da cole√ß√£o, se tornou parte do cen√°rio principal da campanha de lan√ßamento, idealizado por Greta. As obras de Bokel tamb√©m inspiram interven√ß√Ķes modernas na estamparia e o resultado final √© uma interpreta√ß√£o contempor√Ęnea da hist√≥ria da label, com muita cor, frescor e modernidade.

Desde a abertura da primeira loja no Leblon, em 1991, a Animale vem fazendo tudo sempre de um jeito √ļnico, e isso se tornou um dos seus pilares mais importantes. √Č poss√≠vel sentir essa energia na cole√ß√£o Mulheres, por exemplo, que fala da for√ßa e vulnerabilidade do feminino, olha para dentro, com hist√≥rias e escolhas das mulheres da marca, mas tamb√©m para fora, retratando mulheres inspiradoras e potentes. Outra evid√™ncia dessa singularidade s√£o os desfiles memor√°veis, tanto nas semanas de moda como os de realiza√ß√£o pr√≥pria, como o que aconteceu no Museu do Amanh√£ ‚Äď o primeiro a ser feito com 100% das roupas da cole√ß√£o do varejo, conectando propostas com o desejo das clientes ‚Äď, e agora com a cole√ß√£o Mem√≥rias, que comp√Ķe viv√™ncias para criar o novo.


Provocar experiências que libertam escolhas autênticas. Esse é um dos principais valores da Animale e durante toda a sua história, a marca sempre pontuou a força, atitude e a sensualidade do que chamou-se de mulher Animale. A diversidade também faz parte dessa evolução, e ser um instrumento para que todas as mulheres expressem as suas mais distintas atitudes é uma missão fundamental. Para isso também foi lançado um manifesto, que você confere abaixo:

Onde se v√™ d√ļvida, voc√™ √© a beleza da expectativa. Se tudo √© evidente, seu movimento √© inconstante. Esquecemos o √≥bvio porque sua pot√™ncia √© singular. Quando todos desejam o certo √© voc√™ quem troca o dia de lugar ou a noite de hor√°rio. E se tudo caminha num sentido, voc√™ fala outra l√≠ngua. Onde se v√™ s√≥ poder, √© voc√™ inspirando o fluxo da vida e motivando todos os tipos de transforma√ß√£o. E quando tudo se torna √≥bvio √© a sua energia criativa (e despolarizante) que liberta todos os sentimentos e opini√Ķes. Quando pensam que h√° v√°rias em voc√™, √© sempre voc√™ e seu lugar no mundo. O que nem de longe √© previs√≠vel. Voc√™ subverte a rotina e nem por isso somos o seu papel. Voc√™ chega antes, nosso m√©rito √© estar no seu tempo. √Č voc√™ quem se veste, ou se despe. Nosso prazer √© te ver no espelho, admirar sua forma, seu jeito e suas escolhas. √Č assim: voc√™ nos representa. Verbo e atitude. N√≥s, substantivo feminino. Admiramos a singularidade da pot√™ncia que habita cada uma e todas as mulheres. Celebramos o poder da express√£o feminina que inspira o fluxo e motiva todos os tipos de transforma√ß√£o. Acreditamos na moda como energia criativa, que liberta sentimentos e opini√Ķes quando se traduzem escolhas aut√™nticas. N√£o √© √≥bvio, √Č Animale.

S√£o tantos best-sellers ao longo de tr√™s d√©cadas que daria para escrever um abeced√°rio somente disso, mas vamos destacar os principais, come√ßando pelo couro, praticamente um sin√īnimo de Animale, ao lado das animal prints. Da jaqueta ao macac√£o e ao vestido, as pe√ßas t√™m caimento impec√°vel, recortes a laser perfeitos e, quando recebem interven√ß√Ķes art√≠sticas ou cores diferentes, deixam qualquer fashionista arrepiada. A seda √© outro hit e uma das mat√©rias-primas mais importantes da label. De origem importada, o nobre material passa por um rigoroso processo de produ√ß√£o ‚Äď que inclui estamparia digital da mais alta qualidade ‚Äď para dar vida a roupas igualmente primorosas. A linha COMFY √© o mais novo desejo, repleta de pe√ßas ultraconfort√°veis e estilosas, como os vestidos de crepe de seda com estampa de oncinha, sucesso absoluto entre as f√£s da marca.


Em três décadas, a Animale passou por diversos estágios e segue em transformação, sempre buscando ser a melhor versão de si mesma. A coleção Memórias é um convite para caminhar junto nessa trajetória, mas também para ousar e expressar sua criatividade de forma divertida e autêntica, dando vida a um novo capítulo que se aproxima. Para isso, a etiqueta também lançou seu primeiro filtro de Instagram, onde você pode criar a sua própria colagem de memórias e, de quebra, estrelar nos stories da marca (é só experimentar e marcar o perfil @animalebrasil na rede social). Cheers!

"Bel √© revolucion√°ria sem precisar de bandeira." Assim a atriz Maria Ribeiro descreveu a estilista na s√©rie de cr√īnicas que co-criou com a marca em homenagem √† cole√ß√£o Mulheres, lan√ßada em janeiro de 2020. Bel esteve √† frente do estilo da Animale por 17 anos e √© o nome por tr√°s de diversos hits da label. Ao longo desse per√≠odo, experimentou de tudo um pouco: da malha ao couro, da seda aos acess√≥rios ‚Äď sem perder o brilho no olhar de quem acabou de come√ßar. Autodidata, ela sempre buscou materiais de qualidade, estampas surpreendentes e shapes sofisticados para as cole√ß√Ķes que desenvolveu com carinho e dedica√ß√£o. "Enxergo esse lugar como uma inspira√ß√£o, mas sobretudo um lugar de colabora√ß√£o, de alinhamento, de estar junto de todos que d√£o forma e voz √†s ideias, aprendendo tamb√©m com eles", definiu Bel.

Na terminologia alem√£, significa esp√≠rito de √©poca, esp√≠rito do tempo ou o sinal dos tempos. √Č o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo numa certa √©poca, ou as caracter√≠sticas gen√©ricas de um determinado per√≠odo de tempo. A palavra chamou a aten√ß√£o em um dos estudos mais recentes da Animale sobre o aprofundamento do papel da moda no universo das mulheres e despertou uma reflex√£o: √© poss√≠vel falar de moda sem considerar uma atitude por tr√°s? E a resposta encontrada foi: nem pensar. Na vis√£o da Animale, a moda vai al√©m de est√©ticas aspiracionais. √Č um recurso de express√£o. √Č uma maneira de dizer ao mundo quem somos.

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