Animale de A Z

Marca comemora 30 anos de história em outubro e nós puxamos os parabéns.


origin 868



CONTEÚDO PUBLICITÁRIO APRESENTADO POR ANIMALE

Em outubro, a Animale completa 30 anos de vida, mas as comemorações já começaram. E em grande estilo: com o lançamento da coleção Memórias, que revisita os grandes momentos da etiqueta carioca. Elementos clássicos, como o couro e a estamparia, foram retrabalhados de forma contemporânea, sem perder a essência elegante e despretensiosa, que fez a fama da label, nem o olhar apurado para a arte, uma eterna inspiração. Neste lançamento, o viés artístico surge através de colaborações com Antonio Bokel e Greta Cuneo. Bokel, parceiro de longa data, é autor do poema visual que ilustra estampas inéditas e o cenário da campanha editorial que, por sua vez, foi construído por Greta. A seguir, nós destrinchamos a novidade e também a história da Animale, uma das maiores e mais importantes marcas de moda do país. Confira:

image 1089

A Animale não é uma marca como outra qualquer. Desde que nasceu, nos anos 1990, sua energia sempre foi direcionada para fazer moda de um jeito único, sem se limitar às geografias, ou ficando presa em um mesmo lugar. A curiosidade e o respeito pelas diversas culturas que existem no mundo a mantém conectada com o novo e impulsionam o mindset de ser e fazer diferente, provocando experiências que despertam escolhas autênticas ao longo desses 30 anos de história

image 1090

 

image 1091

Fundada no Rio de Janeiro, a Animale carrega toda a bossa carioca em seu DNA. Estamos falando de uma beleza natural, de elegância descontraída e de uma leveza espontânea que fazem a etiqueta ser tão maravilhosa como a cidade que abriga o Cristo Redentor, o Pão de Açucar, o Parque Lage e outros tantos cartões-postais. Esse mood otimista serve de combustível para a marca desenvolver criações cheias de frescor, pensadas para mulheres do Brasil inteiro. Na coleção Memórias, que celebra seus 30 anos de história, as boas energias são elevadas à última potência com muitas cores vibrantes, estamparia sofisticada e um mix de materiais que refletem perfeitamente o estilo das brasileiras.

image 1092

Para celebrar seu aniversário, a etiqueta lança a coleção Memórias, que revisita seus melhores momentos para construir uma estética contemporânea de novas interpretações. Formas, cores e modelagens são atualizadas e complementadas por peças ícones e estampas atemporais. Pense numa cartela alegre, muitas prints desejo, fluidez e shapes descomplicados, mas sempre cheios de feminilidade. A arte, tema constante na história da label, não fica de fora e surge por meio de parcerias poéticas com os artistas Greta Cuneo e Antonio Bokel.

image 1093

 

image 1094

As semanas de moda fazem parte da história da Animale. Sua estreia no Fashion Rio, em 2005, deu start para muitos desfiles de sucesso, com direito a passagens elogiadíssimas pela SPFW. Hoje a marca organiza apresentações próprias em locações de tirar o fôlego, como o MAM e o Museu do Amanhã, ambos no Rio de Janeiro, e com castings bombásticos, que incluem tops como Raquel Zimmermann, Alessandra Ambrosio, Rosie Huntington-Whiteley, Candice Swanepoel, Karlie Kloss, Isabeli Fontana, Aline Weber, Amanda Wellsh, entre outras.

image 1095

As prints são o carro-chefe da Animale. Além da estampa animal, um hit que é atualizado em toda coleção, as padronagens florais, listradas e de poá também são clássicos que adornam as criações da grife de tempos em tempos. Através delas, novas histórias são contadas a cada temporada, sempre com um olhar artsy, que pode ir do abstrato à fotografia, sem limitações criativas. Seja olhando para a obra de um artista como referência, como aconteceu com Antonio Bokel na coleção Memórias, ou desenvolvendo uma colaboração do zero, como a realizada com Alice Quaresma para a coleção Rio de Janeiro, a marca tem a estamparia na essência e está sempre explorando novas maneiras de refrescá-la.

image 1096

A Animale é feita por muitas mulheres, para tantas outras. Histórias de força e transformação femininas inspiram e motivam a marca, por isso estão sempre presentes nas coleções, campanhas e projetos colaborativos. Um exemplo é a série
Portas, que celebrou a semana da mulher em 8 de março, e foi lançada pouco depois da coleção Viajantes do Futuro. Na ocasião, a bailarina Ingrid Silva e as atrizes Giovanna Ewbank e Leticia Colin foram convidadas a compartilhar suas histórias em poéticos vídeos. Mais do que uma homenagem à data, a ideia era que elas também representassem as diversas mulheres que diariamente escolhem trilhar suas vidas com personalidade, garra, coragem e amor. Outras ações – entre muitas – que refletem o espírito feminino da grife incluem a parceria com a artista Alice Quaresma, na coleção Rio de Janeiro, e o recente projeto Caminhos para a consciência, em que seis profissionais da área de autoconhecimento, yoga, nutrição, meditação, filantropia e finanças femininas compartilharam seus conhecimentos em um ciclo de palestras.

image 1097

Em 2010, a Animale se fundiu à Farm, dando origem ao Grupo Soma. Em 2014, foi a vez da Fábula (marca infantil da Farm) e da A. Brand se unirem à companhia, que reforçou ainda mais o portfólio com a aquisição da label masculina Foxton, no ano seguinte. Mas não parou por aí: em 2017, a Cris Barros entrou no time e logo veio a Off Premium, em 2018. Já em 2019 a Animale fez um update no grupo com as novas linhas Jeans e Oro e, em 2020, a Maria Filó passou a integrar o mix da Soma com seu rico trabalho em tricô. E tem mais: neste ano, a empresa também comprou a Hering e a ByNV, da influencer digital Nati Vozza, e pretende ir ainda mais longe com a Soma Ventures, o braço de investimentos para venture capital, com o objetivo de investir em grifes em estágio inicial e com grande potencial de crescimento.

image 1098

Tudo começou em 1989, quando a recém-formada Claudia Jatahy percebeu que o Direito não era a sua praia e decidiu abrir uma butique de tricôs em Itaipava, região serrana do Rio de Janeiro. Na época, os produtos de Bali eram tendência quente e ela teve a ideia de ir até lá garimpar alguns itens de decoração para o mix da loja, mas precisava de um investidor. O irmão mais novo, Roberto, ainda um estudante de Economia na PUC-RJ, foi o par ideal para a empreitada, investindo todo o dinheiro que havia guardado. Mas, após três meses fechando pedidos na Indonésia, o destino deu um golpe daqueles: toda a mercadoria foi roubada assim que aterrissou no Brasil. Apesar do trauma, a dupla seguiu em frente e, em 1991, abriu uma loja no Leblon, já com o nome Animale. A nova aposta deu certo e hoje a marca é uma das maiores e mais importantes do mercado nacional, com 70 lojas físicas espalhadas em 27 cidades (Goiânia, São Paulo, Recife, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Niterói, Búzios, Vitoria, Curitiba, Londrina, Maringá, Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Uberlândia, Cuiabá, Campo Grande, Salvador, Fortaleza, Aracaju, Maceió, Joao Pessoa, Natal, Brasília, Manaus e Belém), além do e-commerce

image 1099

 

 

image 1100

 

A Animale está sempre de olho em novas tecnologias para aprimorar seus produtos e serviços, especialmente nas plataformas digitais. No e-commerce, por exemplo, você fica por dentro de tudo o que está rolando no universo da label, consegue arrematar suas peças favoritas de um jeito fácil e ainda pode recorrer a uma personal shopper para ajudar com dicas de estilo, sem falar no tempo recorde das entregas online no Rio de Janeiro e São Paulo, que acontecem em sua grande maioria no mesmo dia da compra. E não para por aí. No app da Animale é ainda mais fácil navegar pelos conteúdos, comprar online, manter seu perfil logado, montar wish lists com looks favoritos e ainda conferir o que outras clientes estão achando das peças.
Clique aqui e experimente agora mesmo.

image 1101

Trabalhar em família não é tarefa fácil, mas os irmãos Jatahy, fundadores da Animale, vêm fazendo isso com maestria ao longo desses 30 anos. Hoje responsável pela criação e desenvolvimento da Animale Oro, marca de joias do grupo, Claudia Jatahy comandou a direção criativa da Animale durante anos, contribuindo significativamente para o seu posicionamento como uma das melhores grifes do Brasil. Em paralelo, Roberto Jatahy galgou sua carreira como diretor executivo da Animale desde 1991, até conduzir o processo de fusão com a Farm, em 2010, para criar o Grupo Soma, do qual é o atual CEO.

image 1102

 

image 1103

Na Animale, fazer moda de um jeito único está na essencia. Desenvolver produtos e experiências de moda contemporânea, de alta qualidade e que se conectam com diferentes ocasiões da rotina é a prioridade da etiqueta, tida como uma das marcas com melhor acabamento do mercado. É por isso que as lojas espalhadas pelo Brasil inteiro estão conectadas comercialmente de forma muito eficaz, a partir de um know-how imbatível de distribuição. Além do couro, da seda e da estamparia impecáveis, tudo o que a Animale faz no mundo digital também é único e isso vai desde as lives na plataforma própria desenvolvida pelo laboratório de tecnologia do Grupo Soma, o Soma Labs, até o atendimento singular e eficaz pelo whatsapp. Nenhum detalhe passa despercebido na empresa, uma verdadeira autoridade em moda no Brasil – basta conferir os diversos desfiles memoráveis, as campanhas e coleções, para entender do que estamos falando.

image 1104

O animal print, uma das estampas mais icônicas da moda e grande hit da Animale (vide o nome), é inspirado em espécies como a onça-pintada, maior felino do nosso continente e que atualmente corre sério risco de extinção. Pensando nisso, em 2019 a marca se uniu à Ampara Animal|Ampara Silvestre, OSCIP fundada em 2010 por Juliana Camargo e Marcele Becker, para uma parceria em prol do animal. Juntos, desenvolveram a “Life Print”, primeira estampa animal certificada no mundo, que nasceu com o intuito de preservação e arrematou peças best-sellers da etiqueta, como vestidos longos, camisas e calças, em uma coleção cápsula. Em setembro de 2020, a parceria foi renovada e o selo “Life Print” carimbou looks da coleção Rio de Janeiro, que celebrou a cidade, homenageando sua fauna e flora. Com uma nova versão de animal print, as peças tiveram parte das vendas novamente destinadas à proteção da onça-pintada.
Clique aqui e saiba mais sobre a iniciativa.

image 1105

 

image 1106

Nesses 30 anos de vida, a Animale conquistou o status de autoridade em moda, com produtos eternos e icônicos, além de um DNA reconhecido e contemporâneo, onde atitude, elegância e inovação caminham juntas. Incomparável, a etiqueta é um case de sucesso no país e serve de inspiração para diversas marcas do mercado. Com desfiles muito irreverentes, autênticos e aguardados, a Animale é uma referência nacional, encabeçando as principais semanas de moda brasileiras, sempre com tops internacionais, mas também descobrindo e lançando novos rostos na moda.

image 1107

 

image 1108

Nascida em Ipanema, a estilista de 67 anos é consultora de conceito e criação da Animale, além de um ícone carioca de estilo. Autodidata, estudou arqueologia, mas não se formou na área nem exerceu o ofício. O aprendizado, porém, está sempre presente em suas coleções e é justamente essa a sua singularidade: a de olhar para trás e para frente ao mesmo tempo, usando o passado a favor do futuro, mas nunca deixando de se conectar com o presente. Entusiasta das artes e apaixonada por livros e jornais, Beth demonstrou interesse pela moda na adolescência, customizando suas próprias roupas. Sua primeira experiência foi na Mr. Krishna e, na sequência, abriu uma confecção que atendia a Company. Antes de assumir o estilo da Animale, passou pela Cantão e teve uma multimarcas com seu nome no Leblon. Para ela, moda é sobre contar histórias, sabendo equilibrar o conceitual com o comercial.

image 1109

 

image 1110

Subverter o óbvio e mudar sua relação com as joias. Essa é uma das principais propostas da Animale Oro, que nasceu dentro da Animale, em 2003, sob comando de Claudia Jatahy, fundadora e diretora criativa grife, com a intenção de se tornar a única joalheria do Brasil com assinatura de moda. Em 2018, a Oro se tornou uma label independente e, desde então, é um grande sucesso entre as fashionistas, graças à sua proposta única de colocar a joia como uma extensão da roupa e do corpo, sempre com muito luxo e sofisticação. Um exemplo é a coleção Cosmos, que mixa o ouro com pedras poderosas, como o quartzo negro, a opala, o topázio e as pérolas. “A Animale ORO é uma marca de joias que carrega o DNA da moda e desafia o status quo do segmento. Nosso objetivo é oferecer uma experiência diferenciada, com portfólio amplo e versátil, espaços descontraídos e equipe simpática e espontânea”, define Claudia.

image 1111

Ao longo desses 30 anos de história, a Animale sempre buscou se conectar com mulheres de atitude, que sabem o que querem e para onde estão indo. Elas não se deixam levar por opiniões alheias ou pelo que uma maioria faz ou acredita. Entendem que elegância vai muito além das roupas e suas referências de moda não se baseiam apenas nas tendências do momento. A mulher Animale se conhece o suficiente para tomar suas próprias decisões e ser protagonista da sua vida. E se tiver um look incrível para acompanhar, melhor ainda.

image 1112

O acabamento impecável com bom custo benefício é um dos segredos de sucesso da etiqueta, expert em criar peças atemporais que duram para a vida. Para isso, se empenham na hora de buscar as melhores matérias-primas e aviamentos preciosos, garantindo, assim, um produto excelente para o consumidor final.

image 1113

“A única constante é a mudança”. A frase do filósofo Heráclito de Éfeso (540 a.C. – 470 a.C.) é tão válida hoje como no seu tempo, e tem tudo a ver com a história da Animale. Incansável em se reinventar, a marca está em constante movimento e transformação, como evidencia a colaboração com Maria Ribeiro, na coleção Mulheres, em 2020. A convite da etiqueta, a escritora, atriz e diretora deu voz a diferentes histórias inspiradoras por meio de crônicas e vídeos que são pura poesia.

image 1114

Hoje, mais do que nunca, a Animale tem o compromisso de desenvolver projetos e ações com o objetivo de aumentar seu impacto positivo no meio ambiente e ampliar sua participação na sociedade. É por isso que nos últimos anos a marca vem implementando e incorporando esse conceito em diversas áreas da empresa para torná-la mais sustentável. Entre as ações de circularidade, por exemplo, destaca-se a campanha Animale Vintage, criada em 2019 com o objetivo de ampliar o ciclo de vida dos produtos. Para isso, as clientes foram convidadas a trocar suas peças em desuso por descontos nas coleções atuais. O projeto arrecadou milhares de itens, que foram vendidos em bazares beneficentes em diferentes lojas do país, e teve o lucro das vendas revertido para a ONG Mulheres do Sul Global, focada na capacitação de costureiras em situação de vulnerabilidade. A ORO realizou uma ação similar, batizada de Gold to Go. No trunk show realizado em 2020, clientes levaram joias que estavam encostadas para uma avaliação e troca por créditos em compras futuras. As peças coletadas foram reinseridas na cadeia, remodeladas e se tornaram a matéria-prima de novas coleções, prolongando a vida útil desses minérios. O projeto também permitiu a redução da extração de recursos naturais virgens, tratamentos químicos, emissões de gases de efeito estufa e a pegada hídrica da empresa. E as iniciativas não param aí. A marca já atuou em outras frentes, como na coleção cápsula de jeans 100% circular e sem qualquer lavagem, em que as peças são inteiramente produzidas a partir de sobras dos cortes de tecidos próprios. A proposta de redução de impacto ambiental se estende para outras linhas, tais como malha e tricô, que incorporam fibras e tingimentos naturais.
Clique aqui para conferir todas as ações da empresa para tornar seu impacto mais positivo.

image 1115

 

image 1116

O conceito do tempo é uma das principais inspirações por trás da coleção Memórias, que resgata muitas histórias contadas pelas estampas da Animale. Agora, padronagens dessa timeline de sucesso são revisitadas para continuar fazendo parte da trajetória da marca, mas com um novo olhar, que aparece na parceria especial com os artistas Greta Cuneo e Antonio Bokel. Um poema do artista, bem como uma das prints revisitadas da coleção, se tornou parte do cenário principal da campanha de lançamento, idealizado por Greta. As obras de Bokel também inspiram intervenções modernas na estamparia e o resultado final é uma interpretação contemporânea da história da label, com muita cor, frescor e modernidade.

image 1117

Desde a abertura da primeira loja no Leblon, em 1991, a Animale vem fazendo tudo sempre de um jeito único, e isso se tornou um dos seus pilares mais importantes. É possível sentir essa energia na coleção Mulheres, por exemplo, que fala da força e vulnerabilidade do feminino, olha para dentro, com histórias e escolhas das mulheres da marca, mas também para fora, retratando mulheres inspiradoras e potentes. Outra evidência dessa singularidade são os desfiles memoráveis, tanto nas semanas de moda como os de realização própria, como o que aconteceu no Museu do Amanhã – o primeiro a ser feito com 100% das roupas da coleção do varejo, conectando propostas com o desejo das clientes –, e agora com a coleção Memórias, que compõe vivências para criar o novo.

image 1118

 

image 1119

Provocar experiências que libertam escolhas autênticas. Esse é um dos principais valores da Animale e durante toda a sua história, a marca sempre pontuou a força, atitude e a sensualidade do que chamou-se de mulher Animale. A diversidade também faz parte dessa evolução, e ser um instrumento para que todas as mulheres expressem as suas mais distintas atitudes é uma missão fundamental. Para isso também foi lançado um manifesto, que você confere abaixo:

Onde se vê dúvida, você é a beleza da expectativa. Se tudo é evidente, seu movimento é inconstante. Esquecemos o óbvio porque sua potência é singular. Quando todos desejam o certo é você quem troca o dia de lugar ou a noite de horário. E se tudo caminha num sentido, você fala outra língua. Onde se vê só poder, é você inspirando o fluxo da vida e motivando todos os tipos de transformação. E quando tudo se torna óbvio é a sua energia criativa (e despolarizante) que liberta todos os sentimentos e opiniões. Quando pensam que há várias em você, é sempre você e seu lugar no mundo. O que nem de longe é previsível. Você subverte a rotina e nem por isso somos o seu papel. Você chega antes, nosso mérito é estar no seu tempo. É você quem se veste, ou se despe. Nosso prazer é te ver no espelho, admirar sua forma, seu jeito e suas escolhas. É assim: você nos representa. Verbo e atitude. Nós, substantivo feminino. Admiramos a singularidade da potência que habita cada uma e todas as mulheres. Celebramos o poder da expressão feminina que inspira o fluxo e motiva todos os tipos de transformação. Acreditamos na moda como energia criativa, que liberta sentimentos e opiniões quando se traduzem escolhas autênticas. Não é óbvio, É Animale.

image 1120

São tantos best-sellers ao longo de três décadas que daria para escrever um abecedário somente disso, mas vamos destacar os principais, começando pelo couro, praticamente um sinônimo de Animale, ao lado das animal prints. Da jaqueta ao macacão e ao vestido, as peças têm caimento impecável, recortes a laser perfeitos e, quando recebem intervenções artísticas ou cores diferentes, deixam qualquer fashionista arrepiada. A seda é outro hit e uma das matérias-primas mais importantes da label. De origem importada, o nobre material passa por um rigoroso processo de produção – que inclui estamparia digital da mais alta qualidade – para dar vida a roupas igualmente primorosas. A linha COMFY é o mais novo desejo, repleta de peças ultraconfortáveis e estilosas, como os vestidos de crepe de seda com estampa de oncinha, sucesso absoluto entre as fãs da marca.

image 1121

 

image 1122

Em três décadas, a Animale passou por diversos estágios e segue em transformação, sempre buscando ser a melhor versão de si mesma. A coleção Memórias é um convite para caminhar junto nessa trajetória, mas também para ousar e expressar sua criatividade de forma divertida e autêntica, dando vida a um novo capítulo que se aproxima. Para isso, a etiqueta também lançou seu primeiro filtro de Instagram, onde você pode criar a sua própria colagem de memórias e, de quebra, estrelar nos stories da marca (é só experimentar e marcar o perfil @animalebrasil na rede social). Cheers!

image 1123

“Bel é revolucionária sem precisar de bandeira.” Assim a atriz Maria Ribeiro descreveu a estilista na série de crônicas que co-criou com a marca em homenagem à coleção Mulheres, lançada em janeiro de 2020. Bel esteve à frente do estilo da Animale por 17 anos e é o nome por trás de diversos hits da label. Ao longo desse período, experimentou de tudo um pouco: da malha ao couro, da seda aos acessórios – sem perder o brilho no olhar de quem acabou de começar. Autodidata, ela sempre buscou materiais de qualidade, estampas surpreendentes e shapes sofisticados para as coleções que desenvolveu com carinho e dedicação. “Enxergo esse lugar como uma inspiração, mas sobretudo um lugar de colaboração, de alinhamento, de estar junto de todos que dão forma e voz às ideias, aprendendo também com eles”, definiu Bel.

image 1124

Na terminologia alemã, significa espírito de época, espírito do tempo ou o sinal dos tempos. É o conjunto do clima intelectual e cultural do mundo numa certa época, ou as características genéricas de um determinado período de tempo. A palavra chamou a atenção em um dos estudos mais recentes da Animale sobre o aprofundamento do papel da moda no universo das mulheres e despertou uma reflexão: é possível falar de moda sem considerar uma atitude por trás? E a resposta encontrada foi: nem pensar. Na visão da Animale, a moda vai além de estéticas aspiracionais. É um recurso de expressão. É uma maneira de dizer ao mundo quem somos.

Para ler conteúdos exclusivos e multimídia, assine a ELLE View, nossa revista digital mensal para assinantes