Cadastre-se em nossa newsletter para ler este e outros artigos.

Doses semanais de moda, beleza, cultura e lifestyle, além, é claro, de todas os lançamentos da ELLE!
Inscreva-se gratuitamente.

  • ASSINE NOSSA NEWSLETTER
  • O melhor da ELLE direto no seu inbox! Inscreva-se gratuitamente.
  • INSCREVA-SE AQUI
Moda

Dez anos sem Amy Winehouse: os itens que marcaram o estilo da cantora

Além da música, a britânica influenciou uma geração com seu visual. Sapatos peep toe, lingerie à mostra e delineado gatinho acentuado foram alguns dos pontos-chave no seu look com inspiração retrô.

Foto: Gareth Cattermole / Getty Images
PUBLICIDADE

Ninguém precisa ser expert em Amy Winehouse para citar, pelo menos, uma característica marcante do seu visual. A cantora britânica, que nos deixou há exatos dez anos, fez história com seu vozerão incomparável e com sua forma de se vestir de inspiração retrô. Impossível falar dela sem se lembrar do seu penteado colossal ou dos looks irreverentes de pin-up moderna. Abaixo, relembramos alguns dos elementos que consagraram o visual da cantora.

Sutiã à mostra

Amy Winehouse costumava usar parte da lingerie a mostra

Samir Hussein / Getty Images

Quase todo look de Amy trazia parte do sutiã à mostra. O mais comum era a alça, mas volta e meia ela surgia com o bojo aparente, combinado a um top justo, ou até com toda a peça visível. O sutiã de renda era seu favorito. Essa sua sensualidade despojada acabou inspirando a moda a colocar a lingerie em evidência.

Regata branca + jeans

Amy Winehouse adorava usar regata branca

Jo Hale / Getty Images

Em contraste ao seu cabelo escultural e aos looks mais rebuscados, Amy aparecia com frequência de regata branca – e as alças de sutiã sempre escapando... Calça skinny ou short jeans bem curto completavam a produção.

Vestido curto com silhueta justa e decote em coração

Amy Winehouse de vestido vichy preto e branco curto

Roger Kisby / Getty Images

A influência das pin-ups era clara na visual retrô de Amy. Tanto que uma de suas principais assinaturas são os vestidos de silhueta bem justa – principalmente na cintura – com decote em coração e comprimento mini. Alças finas eram frequentes e as mangas – uma raridade – geralmente vinham de uma segunda peça.

Cinto largo marcando a cintura

Amy Winehouse amava usar cinto largo marcando seus mini vestidos

Jo Hale / Getty Images

Um acessório recorrente de Amy eram os cintos ultra largos com fivelas enormes marcando a cintura do vestido. O estilo estava em alta no início dos anos 2000, mas parecia algo muito próprio da cantora quando era usado por ela, talvez pelo contraste com a modelagem retrô de suas roupas.

Brincos de argola oversized

Amy Winehouse amava usar argolas grandes e largas

Samir Hussein / Getty Images

Amy sempre recorria às argolas statement. Grossas, coloridas, estampadas, texturizadas... A variedade era imensa, mas eram sempre rebuscadas – o que fazia todo sentido. Afinal, com um penteado volumoso como o ostentado por ela, só um brinco cheio de personalidade para se destacar.

Sapatilhas de balé

Amy Winehouse lancou moda ao usar sapatilhas de bailarina

Neil Mockford / Getty Images

Amy foi responsável pelo boom das sapatilhas de balé no final dos anos 2000. Esse era um dos seus sapatos prediletos quando não estava no palco. O calçado simples de seda rosa, inclusive, foi eternizado no clipe Tears dry on their own, lançado em 2007, no qual ela caminha por Camden Town, bairro de Londres onde viveu.

Sapatos pumps e peep toe

Os sapatos peep toe eram parte recorrente dos looks de Amy Winehouse

Martin Fraser / Getty Images

Já em shows e aparições públicas, a artista optava por usar pumps, o sapato de salto bem alto com meia pata. Amy adorava tanto os de bico arredondado quanto os peep toe (a pequena abertura na ponta do sapato). O item marcou tanto o visual da cantora que sua mãe, Janis Winehouse, publicou uma foto de um par de peep toe ao lado de uma vela no Twitter em sua homenagem, em 2020.

Delineado gatinho único

Amy Winehouse era f\u00e3 do gatinho exagerado, quase um delineado grafico

Stuart C. Wilson / Getty Images

No quesito beleza, Amy também foi única. Ela jamais aparecia sem o seu notável delineado, uma variação mais gráfica do gatinho, tão comprido que alcançava o fim das sobrancelhas. O traço grosso dava um ar boêmio ao desenho clássico, o queridinho das pin-ups para destacar o olhar. Ninguém havia usado delineador dessa maneira antes dela, que popularizou o delineado bold.

Cabelo beehive

Amy Winehouse com seu iconico Beehive

Kevin Mazur / Getty Images

O penteado característico da cantora era uma versão mais exagerada do beehive hair, o icônico cabelo colmeia dos anos 1960. Tudo começou como uma brincadeira do cabeleireiro Alex Foden nos bastidores do videoclipe de Back to black. Ele conta em entrevistas que excedeu na quantidade de aplique de propósito como uma brincadeira com a equipe de Amy, mas todos amaram e ali ficou decidido que esse seria seu look oficial. Deu certo. Fez sucesso também com o público e se tornou a marca de seu look.

A moda também se inspirou em Amy

Foto: Reprodução

A Chanel se inspirou no visual da cantora para sua campanha do inverno de 2008

Tenha acesso a conteúdos exclusivos
ASSINE A ELLE