Moda
Animale lança primeira cápsula de jeans reciclados
Coleção Novo Vintage foi produzida em parceria com ateliê gaúcho de patchwork sustentável e terá peças numeradas em edição limitada.
19 de May de 2022
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Coleção Novo Vintage foi produzida em parceria com ateliê gaúcho de patchwork sustentável e terá peças numeradas em edição limitada.
Três anos após o lançamento da linha Animale Jeans, voltada à moda urbana, a grife carioca homônima do grupo Soma lançará sua primeira coleção cápsula de denim sustentável. Nesta sexta-feira (20.5), cerca de 1.200 peças em patchwork, uma técnica de unir e costurar retalhos sem unidade estética aparente, devem entrar nas araras de lojas selecionadas pelo país.
Batizada de Novo Vintage, a coleção foi feita em parceria com o ateliê gaúcho Papos e Panos e reúne sobras de calças, camisas, saias, shorts, jaquetas e vestidos. Elas foram refeitas pela dupla de mãe e filha que comandam o estúdio, Lizete e Bianca Horn, para virarem 41 “quilts”, as colchas de patchwork.
Depois, essas peças viajaram de volta à sede da Animale, no Rio de Janeiro, onde estilistas da marca usaram as novas bases para produzir jaquetas de pegada vintage, calças “long rise” e shorts “box”.
Peças da coleção Novo Vintage, da Animale Jeans, feita em parceria com o ateliê gaúcho Papos e Panos.
Divulgação
Nenhuma peça é igual a outra, o que confere à coleção um viés de exclusividade para atrair o interesse das clientes. "Foi nossa primeira vez trabalhando com jeans e a primeira vez da Animale com patchwork. Também foi um desafio porque estávamos no meio de uma pandemia e o nosso contato foi totalmente on-line", explica a dupla por trás do ateliê.
A Papos e Panos tem apenas dois anos de vida, está localizada no município de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre (RS), e é onde as duas também ensinam o ofício nos cursos esporádicos que ministram –além de, claro, bordar e unir os tecidos que seriam jogados no lixo.
O patchwork da nova coleção foi feito com sobras de estoque e restos de peças piloto da Animale Jeans.Divulgação
Para a Animale, a coleção é mais um passo dentro da lógica dessa linha jeanswear em lançar para o atacado brasileiro uma série de soluções que, por menores que sejam, estimulam um olhar mais responsável das pessoas sobre a roupa que vestem. No portfólio das coleções, já foram incluídos botões e rebites com banho sustentável e tecidos reciclados feitos por uma cooperativa.
A fórmula tem dado certo. A Animale Jeans já cresce 30% ao ano e vem tomando um lugar de destaque na marca que é um dos pilares do grupo Soma, que inclui ainda Farm, Cris Barros, Foxton, Maria Filó e a gigante Hering.
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